sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Sábado em queda livre: ENADE 2007


O ENADE 2007, cujo resultado saiu no início da semana, avaliou um conjunto de cursos superiores no Brasil.
Como a maioria dos estudantes universitários de Ipaumirim se desloca para realizar o seu curso superior prioritariamente nas universidades e faculdades do Ceará e da Paraíba, editamos o quadro geral MEC/INEP selecionando apenas os cursos ali instalados. A lista é longa e pode ser consultada no endereço eletrônico abaixo. Se eu não registrei algum curso, com certeza, ´você encontrará no site.
http://www.inep.gov.br/download/enade/2007/tab_enade_2007.xls
Os três conceitos básicos apresentados são: a nota do Enade, o IDD (índice de desempenho que mostra o quanto de conhecimento a instituição agregou ao aluno) e conceito preliminar do curso (CPC).

Segundo o MEC, "o indicador combina o Enade, o Índice de Diferença de Desempenho (IDD) – que mede o valor agregado entre os alunos ingressantes e concluintes – e a avaliação de três variáveis: infra-estrutura, corpo docente e projeto político-pedagógico das instituições".

(clique dentro do quadro para ampliar a imagem)


Cursos:Agronomia, Biomedicina e Educação Física


Cursos: Enfermagem e Farmácia


Cursos: Fisioterapia e Fonoaudiologia
Cursos: Medicina, Medicina Veterinária e Nutrição


Cursos: Odontologia, Serviço Social, Tecnológico em Radiologia e Zootecnia


Compreendendo os resultados

Recortei do documento Ministério da Educação/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação – INEP/ CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO, também disponível no site do INEP, algumas definições e informações que ajudam a compreender os resultados.

O Que é o Conceito Preliminar

O conceito preliminar se constitui elemento de referência nos processos de avaliação para subsidiar a renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, cuja base legal é a Portaria Normativa 40, de 12 de dezembro de 2007
como o próprio nome indica, é um indicador preliminar da situação dos cursos de graduação. Ele consubstancia diferentes variáveis que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógico e corpo docente.


Composição do Conceito Preliminar

As variáveis utilizadas na composição do Conceito Preliminar foram extraídas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade de 2007, incluindo o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado – IDD e o questionário sócioeconômico e do cadastro de docentes 2008.


Diretrizes para a aplicação dos resultados do Conceito Preliminar


Cursos com Conceito Preliminar 1 ou 2

• A visita da comissão de avaliação (in loco) será obrigatória

• A depender do resultado da avaliação in loco, o conceito preliminar poderá ou não ser alterado para mais ou para menos.

• A solicitação de avaliação in loco deverá ser instruído com justificativa e com providências do curso/IES para a superação das fragilidades expressas no Conceito Preliminar, as quais deverão ser inseridas pelo curso/IES nos sistemas eletrônicos do MEC e no Formulário Eletrônico utilizado para a avaliação.

. Cursos com Conceito Preliminar 3 ou 4

• A visita da comissão de avaliação (in loco) será opcional

• Os cursos que optarem pela avaliação in loco poderão solicitá-la até trinta dias após a divulgação oficial pelo MEC do conceito preliminar e começarão a receber as comissões do INEP em data subseqüente àquelas programadas para os cursos com conceito preliminar 1 e 2 e para os cursos sem conceito preliminar.

• A depender do resultado da avaliação in loco, o conceito preliminar poderá ou não ser alterado para mais ou para menos.

• Os cursos que tenham obtido conceito preliminar 3 ou 4 e não optarem por avaliação in loco, e que tenham processos nos Sistemas Sapiens ou e-MEC, terão os seus processos encaminhados à Secretária competente, para expedição da Portaria de renovação de reconhecimento.

. Cursos com Conceito Preliminar 5

• Os cursos que tenham obtido conceito preliminar 5 e que tenham processos nos Sistemas Sapiens ou e-MEC, serão encaminhados à Secretária competente, para expedição da Portaria de renovação de reconhecimento.

Sem conceito

Segundo o MEC, são graduações que ainda não tiveram turmas concluintes (alunos formados) conforme o prazo previsto para o exame.

Nenhum comentário: