quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Ip... onde estás que ninguém te vê?

Sistema Telessaúde será ampliado para 100 cidades
Rita Célia Faheina
da Redação

Técnicos de nove municípios cearenses realizaram ontem o treinamento para operar o sistema do Projeto-Piloto Nacional de Telessaúde que foi implantado, no Estado, há um ano. Até o fim de 2008, o projeto estará implantado em 100 municípios cearenses
27/08/2008

Até o fim deste mês, o Projeto-Piloto Nacional de Telessaúde estará implantado em 55 municípios do Estado. Desde a inauguração, em agosto do ano passado, o Projeto vem realizando teleconsultas (através de web conferências) nas áreas de cardiologia e dermatologia. Cerca de 100 mil eletrocardiogramas já foram feitos pela Internet nesse período. Ontem, técnicos de nove municípios cearenses participaram de um treinamento, na sede do Núcleo do Projeto, em Fortaleza, no laboratório de informática da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Porangabussu.

Os 22 técnicos dos municípios de Acaraú, Aurora, Caririaçu, Caucaia, Cruz, Fortim, Paraipaba, Pentecoste e Ubajara receberam o treinamento para operar no sistema que permite as consultas, exames e troca de experiências entre os profissionais de saúde. O coordenador do Núcleo no Estado, médico cirurgião Luiz Roberto de Oliveira informa que, até o fim do ano, o Projeto-Piloto Nacional de Telessaúde estará implantando em 100 municípios do Ceará. Ele diz que os treinamentos para os municípios onde o Projeto já funciona são freqüentes e o Núcleo dá suporte para o funcionamento contínuo. "O secretário João Ananias (da Saúde do Estado) quer implantar nos 184 municípios cearenses", completa.

Teleconsulta

Além dos profissionais de cardiologia e dermatologia, serão integrados ao Telessaúde os neurologistas. A primeira teleconsulta, que inaugurou o Projeto-Piloto no Ceará, foi transmitida no dia 6 de agosto do ano passado, do município de Baturité, a 97 quilômetros de Fortaleza, para o auditório da Reitoria da UFC, no bairro Benfica, em Fortaleza. A consulta à distância foi feita por um médico generalista a um paciente de 28 anos, do sexo masculino. Ele queixava-se de dor forte no peito.

O médico generalista discutiu o caso com uma cardiologista do Hospital Universitário Walter Cantídio, apresentou o eletrocardiógrafo e perguntou se havia necessidade de encaminhar para uma unidade da Capital. Tudo por meio de webconferência. Após a análise do exame, foi constatado que o paciente não tinha risco de doença cardiovascular, não sendo necessário encaminhar para um hospital de Fortaleza.

O coordenador do Núcleo no Ceará, Luiz Roberto de Oliveira, diz que um dos principais objetivos do projeto é atuar nas áreas assistencial e educacional. Serão promovidos cursos de especialização para os médicos do Programa Saúde da Família (PSF) e está prevista ainda a criação da Biblioteca Regional de Medicina. Um acervo virtual que deve reunir publicações de suporte ao Projeto Telessaúde.

FIQUE POR DENTRO

O Projeto Piloto Nacional de Telessaúde em Apoio à Atenção Básica é apoiado pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde. Cada núcleo, nos Estados, é ligado a uma universidade. No Ceará, a sede do projeto é o Laboratório de Informática da Faculdade de Medicina da UFC, no bairro de Porangabussu.

As propostas do Projeto são: apoiar na formação e atualização permanente dos profissionais de saúde (visão educacional) e na parte assistencial; oferecer a possibilidade do profissional de saúde que está no município, de ter uma segunda opinião médica (contato com outros especialistas antes de encaminhar o paciente para outro tipo de atendimento).

Um dos critérios para implantação do Telessaúde é que o município tenha banda larga. Isso porque será utilizado a webconferência (pela Internet). O núcleo da UFC tem médico de plantão para atender à demanda dos municípios participantes do projeto. O contato poderá ser via e-mail, fax ou por meio da webconferência.

A teleconsulta é transmitida da sala de uma unidade básica de saúde que dispõe de um computador com webcam e conectado à Internet. Do local, o médico entra em contato com o médico do Núcleo, discute o diagnóstico, condutas de tratamento, pode enviar exames para que o laudo seja fornecido ou para esclarecer dúvida.

Fonte: http://www.opovo.com.br/opovo/ceara/814969.html

Nenhum comentário: