domingo, 10 de agosto de 2008

PT vai à Justiça contra alianças com PSDB no Ceará


Ilário Marques, presidente do PT no Ceara, está às voltas com uma situação hilariante. O petista ilário protocolou na Justiça Eleitoral meia dúzia de ações contra o próprio PT. Ele tenta melar alianças do petismo com legendas que, em Brasília, se opõem a Lula. Entre elas PSDB, PPS e DEM. O passivo judicial esparramou-se por seis municípios.
O PT estadual guerreia contra o PT municipal nas cidades de Camocim, Uruoca... Granja, Jaguaribara, Ibicuitinga e Independência. Todas nos fundões do Ceará.
Deve-se a revelação ao repórter Vicente Gioielli.

Ouvido, o petista Ilário justificou-se. Explicou que foi repassada uma orientação a todos os municípios do Estado.
Recomendou-se que, “na medida do possível”, privilegiassem as alianças com partidos do consórcio governista: PMDB, PSB e PC do B, por exemplo.
"A maioria disse que acataria”, afirma Ilário. “Naqueles que não acataram, entramos com uma representação para tentar anular a chapa."
Em Camocim, onde o petismo coligou-se a uma chapa encabeçada pelo PSDB, Irmã Luizinha, presidente do PT local, explica o gesto em timbre dramático:
"Se não pudermos subir no palanque com eles, é melhor nem tentar disputar nada. Podemos enterrar o PT de Camocim."
Em Uruoca, onde o PT também deu as mãos ao PSDB, Marcos Moreira, secretário-geral do petismo municipal esgrime justificativa mais prosaica:
"Eu recebi apenas um telefonema de uma pessoa que eu nem conheço, dizendo que não poderia se coligar nem com PSDB nem com DEM...”
“...Como não recebemos nada por escrito, não dei atenção."
Na cidade de Granja, o presidente municipal do PT, Jorge Braga, é candidato a vice-prefeito de uma chapa capitaneada pelo PPS.
"Não fomos informados de nada disso”, diz ele. “Eu quero falar com Ilário para saber exatamente o que está acontecendo. Mas é difícil de falar com ele."
Em pelo menos duas cidades, Granja e Camocim, as representações de Ilário, por hilárias, foram indeferidas pela Justiça Eleitoral.
É provável que o mesmo se repita nas outras quatro. Ainda assim, Ilário não se dá por vencido.
Informa que o PT estadual vai proibir os insurretos de: confeccionar material que associe a imagem do partido à dos rivais; subir em palanques; e usar a imagem de Lula nas campanhas.
"Quem desobedecer sofrerá sanções após as eleições", ameaça o petista Ilário.




Nenhum comentário: