domingo, 5 de outubro de 2008

O bicho tá pegando...


Fracassa tentativa de resgate de banco alemão
A tentativa de resgate do banco alemão Hypo Real Estate fracassou, deixando mais um banco europeu à beira da falência.
Segundo o banco, o segundo maior provedor de hipotecas da Alemanha, um grupo de instituições financeiras alemãs envolvidas em um plano de resgate liderado pelo governo abandonou o projeto depois de se recusar a fornecer quase US$ 50 bilhões.
O banco disse em um comunicado que está agora buscando outras soluções.
Segundo o correspondente da BBC Oliver Berlau, não está claro porque as empresas alemãs que participariam do plano de resgate abandonaram o projeto.
Berlau afirma que se o banco tem mais problemas do que se pensava originalmente ou as se empresas ficaram insatisfeitas com o risco ao qual estariam expostas, de qualquer forma há agora mais urgência sobre a questão.
O Hypo Real Estate, que tem um grande número de papéis podres, foi duramente afetado pela redução de crédito nos mercados internacionais.
O correspondente da BBC Joe Lynam diz que muitas instituições financeiras européias estarão acompanhando ansiosamente o que pode acontecer ao banco alemão. A instituição tem dívidas de cerca de US$ 100 bilhões, e ninguém sabe exatamente quanto a empresa deve para quem.
Lynam diz que uma eventual falência do Hypo Real Estate poderia causar ainda mais desgaste a instituições financeiras em outros países e provocar mais turbulência nos mercados.
Os correspondentes da BBC dizem que alguns banqueiros estão dizendo que alguma coisa terá de ser feita antes que os mercados comecem a operar na segunda-feira, já que o Hypo Real Estate não conseguirá sobreviver mais do que alguns dias sem um plano de resgate.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/10/081004

Nenhum comentário: