Por Cairo Arruda
(Membro da ACI e ACEJI)
No meu entender, e na qualidade de nordestino, duas importantes obras do Governo Lula – A Transposição das Águas do Rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina (esta, ligando Tocantins a Pernambuco, atravessando boa parte do Ceará), serão, sem dúvida, o grande marco de sua adminsitração, no Nordeste.
Já tive o ensejo de afirmar alto e bom som, aqui e alhures, que o transporte ferroviário, tanto de cargas como de passageiros, é mais econômico e seguro que o rodoviário, não só para a condução de mercadorias como de pessoas; ele beneficia a classe de menor poder aquisitivo, e, no caso de cargas, é também benéfico às empresas produtoras.
Não é por acaso, que os países mais desenvolvidos, e até mesmo alguns emergentes, priorizam essa modalidade de transporte.
Fiquei contente ao saber, através da Rádio Vale do Salgado, de Lavras da Mangabeira, que esta cidade vai ser cortada pela Transnordestina, passando nas imediações do Colégio Agricola, a dois km de sua urbe; como também, a localidade caririense de Abaiara. A minha torcida agora, é que elas sejam beneficiadas com uma estação de passageiros, e, para tanto, necessário se faz, que as suas lideranças políticas se mobilizem, em tempo hábil, para que isso realmente aconteça.
Por outro lado, fui informado de que o canal que conduzirá as águas do “Velho Chico” para o Ceará, passará no municipio de Ipaumirim, mais precisamente na altura do Distrito de Felizardo, fato este, que representa melhoramento de vulto, no setor agricola, para os ipaumirinenses e felizardenses.
A Transnordestina, cuja finalidade maior, é o transporte de minérios, combustíveis e outros produtos, entre locais estratégicos da Região Nordestina, terá a seguinte kilometragem: trecho Missão-Velha-CE a Salgueiro-PE – 96 km; Missão Velha a Pecém-CE – 527 km; Salgueiro a SUAPE-PE – 522 km (já passando por Arco Verde – grande centro produtor); Salgueiro a Trindade- 166 km; Trindade a Elizeu Martins-PI – 420 km; num total de 1.728 km.
Vou torcer, portanto, ao lado das comunidades a serem beneficiadas com as obras em referência, para que, mesmo apesar da crise econômica que está assolando atualmente todo o Planeta, com repercussão no Brasil, elas sejam efetivamente concretizadas ainda no Governo Lula, pois beneficiará sete estados nordestinos, a saber: Ceará, Piaui, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraiba, Maranhão, e ainda, o de Tocantins, na Região Norte.
E-mail: cairomiri@yahoo.com.br
No meu entender, e na qualidade de nordestino, duas importantes obras do Governo Lula – A Transposição das Águas do Rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina (esta, ligando Tocantins a Pernambuco, atravessando boa parte do Ceará), serão, sem dúvida, o grande marco de sua adminsitração, no Nordeste.
Já tive o ensejo de afirmar alto e bom som, aqui e alhures, que o transporte ferroviário, tanto de cargas como de passageiros, é mais econômico e seguro que o rodoviário, não só para a condução de mercadorias como de pessoas; ele beneficia a classe de menor poder aquisitivo, e, no caso de cargas, é também benéfico às empresas produtoras.
Não é por acaso, que os países mais desenvolvidos, e até mesmo alguns emergentes, priorizam essa modalidade de transporte.
Fiquei contente ao saber, através da Rádio Vale do Salgado, de Lavras da Mangabeira, que esta cidade vai ser cortada pela Transnordestina, passando nas imediações do Colégio Agricola, a dois km de sua urbe; como também, a localidade caririense de Abaiara. A minha torcida agora, é que elas sejam beneficiadas com uma estação de passageiros, e, para tanto, necessário se faz, que as suas lideranças políticas se mobilizem, em tempo hábil, para que isso realmente aconteça.
Por outro lado, fui informado de que o canal que conduzirá as águas do “Velho Chico” para o Ceará, passará no municipio de Ipaumirim, mais precisamente na altura do Distrito de Felizardo, fato este, que representa melhoramento de vulto, no setor agricola, para os ipaumirinenses e felizardenses.
A Transnordestina, cuja finalidade maior, é o transporte de minérios, combustíveis e outros produtos, entre locais estratégicos da Região Nordestina, terá a seguinte kilometragem: trecho Missão-Velha-CE a Salgueiro-PE – 96 km; Missão Velha a Pecém-CE – 527 km; Salgueiro a SUAPE-PE – 522 km (já passando por Arco Verde – grande centro produtor); Salgueiro a Trindade- 166 km; Trindade a Elizeu Martins-PI – 420 km; num total de 1.728 km.
Vou torcer, portanto, ao lado das comunidades a serem beneficiadas com as obras em referência, para que, mesmo apesar da crise econômica que está assolando atualmente todo o Planeta, com repercussão no Brasil, elas sejam efetivamente concretizadas ainda no Governo Lula, pois beneficiará sete estados nordestinos, a saber: Ceará, Piaui, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraiba, Maranhão, e ainda, o de Tocantins, na Região Norte.
E-mail: cairomiri@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário