quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Tá tudo dominado


Menos de 1% prioriza educação ao votar, indica pesquisa Ibope

Para ministro, desinteresse pela educação parte das classes dirigentes. Na pesquisa, Ibope entrevistou mil pessoas, com idade entre 16 e 69 anos.

Da Agência Estado

O brasileiro não prioriza a educação na hora de votar, constatou a primeira edição da pesquisa anual do Ibope sobre educação. De acordo com o levantamento, menos de 1% da população considera as propostas para a educação determinantes na escolha do prefeito.

O estudo revela ainda que 68% dos entrevistados não têm a menor idéia do que o atual governante está fazendo pela educação em seu município. Na avaliação do ministro da Educação, Fernando Haddad, o desinteresse pela educação parte das classes dirigentes.

"O que temos que fazer é sensibilizar a classe política, os empresários e a sociedade civil de que educação é a base da civilização. Sem ela, não há crescimento econômico distribuição de renda, queda da criminalidade. É um trabalho de longo prazo, pois no Brasil é muito recente esse despertar para o valor da educação", disse o ministro no lançamento do movimento Educar para Crescer, quando foi divulgada a pesquisa, no Museu da Casa Brasileira, em SP.
Na pesquisa do Ibope foram ouvidas mil pessoas, com idade entre 16 e 69 anos, de todas as classe sociais, moradoras de nove regiões metropolitanas do país: Salvador, Fortaleza, Recife, Distrito Federal, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nenhum comentário: