quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Pensando em IP



Ainda bem que esse problema não deve acontecer em Ip. Nossos políticos declaram patrimonios tão modestos que as nossas eleições são puro exercício de cidadania. Confiando nas declarações de bens que publicadas no TSE, não há grana para gastar.

Os gastos declarados em 2004 são tão acanhadinhos...

Aguardemos a publicação da primeira parcela de 2008 que já era para estar disponível no site do TSE desde o início de agosto.





Estudo da Transparência Brasil mostra as relações entre doações eleitorais realizadas por políticos e o patrimônio que eles declaram à Justiça Eleitoral, destacando-se os que são candidatos nas eleições de 2008.


• Setenta por cento dos candidatos em eleições fazem doações eleitorais, geralmente a si próprios, mas não exclusivamente. Entre os eleitos, o porcentual se eleva a 85%.

• De um total de 2.632 parlamentares em exercício nas principais Casas legislativas brasileiras, 1.974 financiaram campanhas em 2004 ou em 2006 (muitos o fizeram em ambos os pleitos).

• Nada menos de 155 deles (7,9% dos 1.974) fizeram doações em 2004 ou em 2006 que superaram o total dos bens que declararam à Justiça Eleitoral.

• Nessas Casas legislativas há 933 candidatos às eleições municipais deste ano, dos quais 756 contribuíram para campanhas em ao menos um dos dois últimos pleitos. Desses, 49 (ou 6,5%) doaram a alguém (geralmente eles próprios, mas não exclusivamente) mais recursos do que afirmaram possuir.

• Os que doaram a campanhas mais de 50% de seu patrimônio declarado são 250 entre todos os que estão em exercício e 80 entre os candidatos em 2008.

• Lideram a lista os parlamentares do Mato Grosso do Sul, com média de 65,3% de generosidade eleitoral sobre o patrimônio declarado, seguidos pelos do Amazonas (51,5%), Maranhão (50,3%) e Piauí (48,6%).

• Ver o relatório em www.excelencias.org.br/dpat.pdf.

Os dados são recolhidos pela Transparência Brasil e publicados na ficha de cada político em seu projeto Excelências (http://www.excelencias.org.br/).

As informações relativas à relação doações/patrimônio para todos os parlamentares em exercício nas principais Casas legislativas brasileiras são agregadas em www.excelencias.org.br/@dpat.php, com acesso aos candidatos beneficiados pelas doações de cada político.

Fonte: http://tarsoaraujo.blogspot.com/

Nenhum comentário: