terça-feira, 2 de setembro de 2008

QUARTA VIA: Educação

ESCOLAS TÊM ATÉ SEXTA PARA SE INSCREVEREM NO PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO
Por: Luciano Augusto

Escolas públicas e privadas do Ceará têm até sexta-feira (5 de setembro) para se inscreverem na oitava edição do Prêmio Construindo a Nação. O objetivo do prêmio é estimular instituições de ensino a desenvolverem, em conjunto com seus alunos, projetos que contemplem temas voltados à cidadania nas comunidades onde estão inseridas.
O concurso é realizado pelo Instituto da Cidadania Brasil, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Social da Indústria (SESI). No estado, a coordenação é do SESI/CE. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço eletrônico www.institutocidadania.org.br.
O Prêmio Construindo a Nação foi instituído para destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas - do ensino médio, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA) - realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução a problemas das comunidades onde estão situadas. Os temas escolhidos deverão ser obrigatoriamente vinculados à cidadania.
Os prêmios serão um troféu às escolas vencedoras e uma placa de reconhecimento aos segundos e terceiros classificados em cada categoria.Todas as escolas que enviaram projetos e se enquadraram no regulamento receberão um certificado de participação.
Serviço
Prêmio Construindo a NaçãoInscrições até sexta-feira (5/9) - www.institutocidadania.org.br
Informações: 3466-5831 (SESI/CE)

Fonte: http://www.cearaagora.com.br/index.htm

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TEMPO INTEGRAL
Dentro da escola; longe da rua

Ricardo Moura
da Redação

Em Cascavel e Russas, a jornada ampliada funciona como alternativa ao trabalho infantil. A informática é um dos grandes trunfos da escola Maria Magalhães, de Itapipoca. Esses são alguns exemplos da educação em tempo integral no Interior. 70% dos alunos da escola Olavo Irineu de Araújo chegam às escolas regulares lendo e escrevendo. Em Cascavel, há nove escolas que atuam em tempo integral, atendendo cerca de 500 crianças .

Fazer com que as crianças passem mais tempo em sala de aula para que não sejam alvos do trabalho infantil e das drogas. Esse é o objetivo de um projeto de tempo integral desenvolvido no município de Cascavel. Uma das comunidades atendidas é Bica, considerada uma área de risco por causa de seus baixos indicadores sociais. É lá que funciona a escola Olavo Irineu de Araújo, que atende 50 alunos entre seis e sete anos.

"É aqui que muitas crianças passam a ter uma rotina, a cuidar do asseio corporal. Os pais, em geral, são artesãos e passam dois, três dias fora de casa. Nós damos um norte a eles, além de o espaço funcionar como um patamar para as séries iniciais. 70% dos alunos que passam por aqui chegam às escolas regulares lendo e escrevendo. Elas passam a não sentir tantas dificuldades", explica a diretora da escola, Cedima Carvalho.

A mudança gerou reação. As mães temiam o fato de as crianças passarem tanto tempo longe de casa. As resistências só foram superadas com o tempo. Mesmo contando com a confiança das famílias, Cedima afirma que alguns problemas persistem, como o grande número de faltas. "Quando chega a época (da coleta) do caju (de setembro até dezembro), há muita evasão. Todo dia saímos da escola para ir pegar aluno em casa. Eles gostam de vender as castanhas para ter seu próprio dinheiro", relata.

A professora Adriana Moreno, 31, está na profissão há sete anos. Para poder dar aulas nesse novo modelo de ensino, teve de passar por uma série de capacitações. Alfabetizar os alunos, segundo ela, é o maior desafio. Mais da metade dos pais dos estudantes são analfabetos. A saída, explica, é adotar recursos como a hora do canto, fantoches e a leitura de muitas fábulas. "Tentamos suprir as necessidades delas e trabalhar muito com a comunidade", acrescenta.

No município, há nove escolas que atuam em tempo integral, atendendo cerca de 500 crianças, de acordo com Oledilma Targino, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. "Estávamos em uma situação delicada. Houve uma melhora substancial", disse. Assim como em outras escolas com a jornada estendida, a Olavo Irineu tem aulas de reforço no contraturno e atividades culturais, como dança e teatro. Assim como em algumas escolas, a infra-estrutura é o seu principal problema. O prédio é pequeno e falta espaço para as crianças brincarem e fazerem suas refeições. Com uma ampliação do local, mais turmas poderiam ser formadas.


SAIBA MAIS

O QUE DIZ A LEI

Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), de 1996:
Art. 34. A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. º 2º O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.

NÚMERO DE ESCOLAS COM ENSINO EM TEMPO INTEGRAL POR MUNICÍPIO
Camocim 1
Canindé 2
Cascavel 9
Horizonte 2
Iguatu 3
Itapipoca 1
Itarema 1
Juazeiro do Norte 1
Maranguape 1
Morada Nova 3
Parambu 2
Pedra Branca 1
Quixeramobim 1
Russas 5
Tianguá 3
Várzea Alegre 1

Fonte: levantamento feito por O POVO e Secretaria da Educação (Seduc).
http://www.opovo.com.br/opovo/ceara/816461.html

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