sexta-feira, 30 de maio de 2008

SINDICATO DOS SERVIDORES DE IPAUMIRIM: MARCO HISTÓRICO DA CIDADANIA


Sem dúvida que a fundação do Sindicato dos servidores é um marco histórico na luta social dos trabalhadores e trabalhadoras no serviço público de Ipaumirim. A história das lutas sociais, a relação trabalhadores x município-patrão, relação servidores com o Poder Legislativo, com o Poder Judiciário, com o Ministério Público, com as entidades da sociedade civil... Situação
nova, revolucionária. Um exemplo de como se luta por direitos, a construção da cidadania participativa passa a ganhar outros parâmetros.
A Constituição Federal consagra a democracia participativa no parágrafo único do artigo 1º como forma de aperfeiçoar o próprio instituto da democracia, que se faz também de forma
representativa, através dos eleitos. Só que a democracia participativa exige entidades que a tornem realidade a participação, mera ferramenta que exige a presença de um sujeito que a mova, no caso o Sindicato tem sido um mobilizador na concretude da democracia participativa. Quando provoca a Câmara Municipal, quando realiza audiências públicas, quando provoca reuniões e debates junto ao Poder Executivo, quando debate problemas municipais nas rádios locais. Assim o que era teoria metafísica na Constituição, meros direitos sociais previstos tornam-se realidade com as ações do Sindicato e das suas lideranças.
Maquiavel, cientista político italiano, afirma que para ser um grande líder não basta a pessoa nascer com talento, nem dom para liderança. Tem de nascer no momento certo. O mesmo pode
ser dito do Sindicato dos Servidores de Ipaumirim, que não se trata simplesmente de mais um sindicato nas estatísticas do IBGE ou do Ministério do Trabalho. Não é apenas UM sindicato ! Mas O Sindicato. Mas de uma resposta a uma opressão descomunal as injustiças praticas pelo prefeito, mas fruto de uma cultura de toda a história municipal. CULTURA QUE ESTÁ SENDO BANIDA E NÃO DEVE VOLTAR.
O sindicato fundado por professoras injustamente demitidas, justa e tardiamente reintegradas. Sindicato fundado quando todos acreditavam que o prefeito e seus apoios faziam dele um deus, a
própria lei. Sindicato que trouxe para a luz do tabuleiro histórico a afirmação de que deve prevalecer a força da lei, não a lei da força e do abuso medieval. Sindicato que provou, mesmo diante da lentidão do Judiciário, que a justiça é construção da luta, não favor ou presente do Poder Judiciário. Sindicato que nos últimos anos deu a maior lição de cidadania no Município. Sindicato que sempre está, estará e tem o dever de estar sempre do lado do justo e dos trabalhadores, pouco importando quem seja o partido ou o prefeito no Poder. Pois tudo passa, mas o servidor fica !
A categoria consciente, participativa, coesa, cada vez mais se filiando, cada vez mais fortalecendo sua entidade, que não passa da materialização dos seus anseios coletivos, fruto da soma dos interesses individuais. No caso de Ipaumirim, até o presente, a luta tem sido para o prefeito cumprir o que está na Lei, na Constituição Federal, todos sempre violados de forma acintosa.
Num primeiro momento a luta tem sido a favor da legalidade e da moralidade. Demorará a algum tempo, pois a categoria organizada não tem condições de resolver a curto prazo uma verdadeira
bagunça e cultura de abuso do Poder praticada há anos. Muita coisa resolvida: reintegração dos demitidos, garantia de pagamento do salário mínimo aos servidores da ativa e inativos, concurso público, prestação de contas do FUNDEB, rateio do abono anual, reajustes salariais, liberação de dirigentes sindicais, elaboração e emendas a projetos de leis, passeatas, manifestos, panfletos, audiências públicas, denúncias ao Poder Judiciário, denúncias ao Ministério Público Estadual e Federal.... Assim a luta tem sido enorme, franca e assim continuará por muitos anos, até implementação de todos os direitos, para em seguida praticar o segundo passo: MANTER AS CONQUISTAS E AMPLIAR OS DIREITOS.
Assim, de parabéns o Sindicato pelo jornal, por sua tênue mas fantástica história, pela missão que o aguarda e o fortalecerá com as vitórias que virão como o vai-e-vem das ondas do mar.
De parabéns o Município que ganhou para sempre um ato social, que sempre estará na luta e para sempre mudou a realidade local.
Sindicato exemplo, parâmetro e escola da cidadania político-social.
Dr. Valdecy Alves
Valdecyc_alves@yahoo.com.br

Fonte: Informativo do SINSERMI. IPAUMIRIM - CE ANO 6 - Nº MAIO DE 2008

Nenhum comentário: