sábado, 17 de maio de 2008

A DIZ PUTA ELEITORAL


(Jessier Quirino)
2a. Parte




O Estreito da Galheira ficou ainda mais estreito para caber tanta gente. Na frente do velho sobrado uma placa velha de ágate branca e letras azuis enfeitada de luzes vermelhas identificava: CABARÉ - SOFRIDO SONHO DE LUZIA. Ao lado, uma nova placa, moderna e bem legível foi elevada ao som do Hino das Prostitutas - O desprezo que tua mãe me deu- com os dizeres: COMITÊ CENTRAL DA FUDENE - Fudedeiras Desenvolvendo o Nordeste. Em cima dum caminhão Biu das Quenga abria oficialmente a campanha pedindo a todo eleitorado, para com o seu apoio, eleger sua mulher Luzia Manca Deputada Estadual. Quando se referia a mulher sempre frisava que era parida, mamadeirada, soletrada, e viajada na grã-finura, só caindo no gramado aos dezenove anos depois de um desgosto amoroso. Portanto mais apetrechada de que ele, na sabença e na palavra, para representar o povo de Brasilzim de Dentro e Vila Teimosa. No decorrer do discurso inaugural em certo momento falou:
- ...Foi por isso meus senhores! que eu tive que abandonar minha campanha, me livrando também daquele Coroné agalochado em roubo de esticão! Aquele virador de casaca, que cagou na palmilha do sapato do bispo, meus senhores! além de neolítico, paleolítico e ordinário, é capaz de botar um "cerca-lourenço" no povo e matar tudo de fome! Mais foi até bom meus amigo! eu me livrar daquela lacraia porque só quem acompanha o Coroné Eurico Rosado é aquela hemorróida braba de 500 anos. Agora meus amigo! nós vamos eleger Luzia Manca, com a ajuda de vocês e dos santos descedor das altura! inclusive Clementina de Jesus e Santa Paciência! Só não vem mesmo pro nosso palanque, o glorioso São Sebastião porque se encontra amarrado, mas mesmo assim vai mandar um representante! Votando em Luzia Manca meus amigo! vocês estão votando numa mulher que é danada pra achar doce onde só se ver amargura! ...Para demonstrar que não existia conchavo político com os demais partidos e total transparência nas decisões da FUDENE, a cúpula do partido distribuiu um folheto intitulado Conversa de Bastidor, que dizia:

Pra mandar tudim pra PQP
Não pudemo se quer, se PDT
Que é mode o PSB
Amuntado no PV
Não vir se aliançar.
°°°
PC-dê-Bando a hipótss
Dum PT, sem muito T
Nem que a legenda se mele
Ou de PF ou de L
Feito PMDB
Antes que o pau recomece
Vai assim asuceder:
°°°

PMN não manda
Já desanda o PTB
PSDB tira o S
Logo depois tira o B
No mei desse sururú
Nós pega o F e o U
E acunha tudo no D.
°°°

Nessa pisadinha de matutagem, Luzia Manca foi crescendo na disputa eleitoral com o mesmo sucesso de Biu das Quenga. No comitê, as putas devidamente organizadas formaram um cartel, super-faturaram os preços e foram conseguindo fundos de campanha. Toda estrutura de rua se limitava a três cornetas e um tarol, fazendo distribuição de folhetos desaforados atacando o coronel, que juntava gente como pó em serraria. Depois de receber um recado do Coronel avisando que se preparasse para uma "VISITINHA," Biu das Quenga contra-atacou em verso, que logo em seguida foi distribuído em forma de panfletos. Tinha o nome de Desaforismos Matuatais e dizia:

...O Coronezim Rosado?
Me fazer uma visitinha?
Pois diga a ele que venha!
Mas que venha apetrechado
Armado e municiado
Muntado na vovózinha!
°°°
Aquilo é veado môcho
Sabuguento duma figa
Fí de pai véi espantado
Bisneto de rapariga
Fí de feme de reboque
Boiôso que nem me toque
Fabricador de intriga.
°°°

Cara de pinha amassada
Cafifento e encostão
Maracujá de gaveta
Cadáve sem oração
Esprito papagaioso
Xexêro, testiculoso
Miséra, frouxo do cão.
°°°
Aquilo não tem registro
Muito menos escritura
Não tem fí que dê o nome
Tem metro e mei de altura
Aquilo é chei de mistério
É rato de cemitério
Roubador de sepultura.
°°°

Aquilo é bicho bargado
É coice de rifle ruim
Sujeito precipitante
Comedozim de capim
Mosca de fumo seboso
Ordinário e pegajoso
Danisco de pituim.
°°°
Pai de chiqueiro entufado
Gerente de traficança
Não vale o peido da gata
Essa vibra sem sustança
Insosso, despimbolado
Tirador de confiança.
°°°

Aquilo é veáco duro
Chupado da carochinha
Hotel de pulga e piolho
Que rouba fel de galinha
Não vale um grão de aval
E nem cocada de sal
Nem um guti de farinha.
°°°
Um bom trompaço eu dispêio
Na pessoinha do cujo
Com mantença de moral
Piso na raia e não fujo
Encaro o caceteado:
Bofetante e bofetado
Vira-latando o rabujo.
°°°

Depois dos Desaforismos, Luzia Manca subiu para 78% nas pesquisas à um palmo da eleição. O Coronel no desespero tratou de partir para a violência física como única forma de deter o avanço de Luzia e demonstrar autoridade. Na maior batalha de bufete já vista em Brasilzim de Dentro e Vila Teimosa, os FUDENISTAS saíram vitoriosos. Numa coletiva a imprensa, Biu das Quenga contou como se deu a batalha:
- O Coroné Rosado, já viu que seu partido tá mais dividido do que terra de herdeiro, minha gente! Veio com provocação pro meu lado, com os capanga dele mais armado do que navio de guerra! Eu que tava com Mané Perigo, Soldado Chico Veneno e Sargento Melhoral FUDENISTAS de torar, partimo pro ataque e foi briga de ser medida a metro: Eu dei um tabefe no porta orelha de Mané Capado que ele borboletou uns dois palmo e caiu no chão feito uma jaca mole! Chico Veneno fez judiária com uns dez capanga que saíram regando a terra com mijo! Um capanga lá dele omilhou Mané Perigo com uma dedada... Meu cumpade! Esse home ofendido na região glútea, virou uma fera, e entre a rapidez da dedada e a imediatidade do ÊPA!... deu um berro nas oiça do sujeito que escorregou na frouxura e caiu sentado. Mané Perigo aprumou-lhe um tabefe aparentado a um coice de mula, que o matuto não sabe como não morreu com um Pei-Bufismo tão da gota serena! Mané Perigo partiu pra cima dele com um gênio de 150 siri dentro duma lata de querosene, deu-lhe um sopapo no serrote dos dentes que choveu canino, molar e incisivo por três dias no síto Boca Funda! O Sargento Melhoral que tava meio desmotivado de briga, deu um cascudo na marmita dos pensamento de Luiz Cocada, que o pobre ficou com um sangror pelos esgoto da venta, que se não fosse a lona dum GMC que tinha lá, ele tinha caído numa morrença, pra nunca mais. No meio desse diálogo todo, eu ví foi o Coroné sair num derrapo de velocidade que espantou até os Emerson e demais Fittipaldes.

Nenhum comentário: