quinta-feira, 8 de maio de 2008

Nossa terra, nossa gente: a ONG de IP

A respeito da nota que publicamos sábado passado - e que abaixo republicamos - recebemos correspondência de Cairo Arruda que oferece informações e esclarecimentos.
Valeu, Cairo.

Vejam o que eu encontrei no Cadastro Nacional de ONG's!
Entre as 1454 ONG's do Ceará, uma delas está em Ipaumirim.
SOCIEDADE BENEFICENTE DE IPAUMIRIM -
CNPJ:
Endereço: RUA DO COMÉRCIO, 31
VILA DE FELIZARDO VIEIRA
Bairro:
CEP: 63345000
Fone / Fax: 857371234
Cidade: Ipaumirim
Estado: CEARÁ
Site:
Email:

Contato:
Missão e atividades desenvolvidas:
Alguém conhece? Quem dirige a entidade? O que faz? No cadastro não tem informações importantes como CNPJ, missão, atividades, responsável,........

Maiores informações

Prezada MLuiza - abraço!

A Sociedade Beneficente de Ipaumirim (SBI) é a mantenedora da Clínica Rosinha Leite. O endereço dela que vc detectou via internet, mediante pesquisa, localizando-a como uma das ONGs do Ceará, não é mais o mesmo. Oficialmente, isto é, junto à Receita Federal, é: Praça Osvaldo Ademar Barbosa, 10.

Porém, como o prédio era alugado, e foi pedido pelo proprietário, resolveu a sua Presidente, Josefa Edneide Ferreira Ramos, colocá-la, provisoriamente, agregada à citada Clínica, no Bairro Alto Bandeirante, na ex-sede do Lions Clube.

O seu CNPJ é: 06.975.163/0001-76. Foi fundada em 1976; é considerada de utilidade pública nas esferas municipal e estadual, faltando apenas ser na federal. A sua Diretoria vai envidar esforços para isto, bem assim, para recadastrá-la no Conselho Nacional de Serviço Social, pois, por motivo injusto, o seu registro naquele Conselho foi cancelado.

Aproveito o ensejo, para pedir-lhe o grande obséquio de conseguir, se possível, a relação de documentos exigidos para tal finalidade.

No endereço a que vc chegou, funcionou anteriormente, a Clínica Leão Sampaio, mantida também por ela, e que foi desativada, sendo o seu equipamento aproveitado pela hoje Clinica Rosinha Leite.

Como um dos fundadores da referida Entidade, fiquei muito feliz em saber que ela é tida como uma ONG. Disponha de mim, para quaisquer outros dados relativos a ela.

Do amigo e quase conterrâneo: Cairo

Agradecemos as informações que nos fazem conhecer um pouco mais sobre Ip. Apenas uma coisa me chamou a atenção: você não tinha a informação que ela estava cadastrada como ONG e no cadastro os dados estavam incompletos. Pode ter sido descuido de quem elaborou o cadastro mas também pode ser esperteza. O escândalo das ONGs não exclui ninguém, é preciso ter cuidado e procurar saber se esse cadastro que encontrei na internet serve como "dinheiroduto" para os espertos que usam as ong's como laranja para transferir dinheiro para partidos políticos e otras cositas más. Acho que a SBI - que foi fundada com boas intenções e vive da boa vontade das pessoas que se interessam de alguma maneira pela terra - precisa certificar-se que não foi incluída no esquema das transferências ocultas. Isso poderá prejudicá-la em outras ocasiões. Quanto ao reconhecimento no âmbito federal, não tenho maiores informações desde que nunca tramitei por estes caminhos mas sei que tem uma associação nacional de ong's - mas não sei o nome - que deve ter as informações que vc precisa. Se eu conseguir identificar o endereço eletrônico dessa entidade, repassarei para vocês. Acredito que eles são ou devem ser a fonte mais segura de informações. É bom também procurar saber porque o Conselho de Serviço Social cancelou o cadastro da SBI. Normalmente eles têm regras e exigências claras para cadastramento. Seria o caso de procurar saber e tentar cumprir as tais exigências. Abraço, Luiza

Nenhum comentário: