domingo, 18 de maio de 2008

Domingo de surpresa: algo de novo no front


Seis estados e 58 cidades já têm licença-maternidade de seis meses



Em 31 municípios, proposta está em análise ou prestes a virar lei. Outros oito estados podem estender benefício às servidoras estaduais.
Seis estados no Norte e Nordeste - Amapá, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rondônia - e 58 cidades brasileiras já adotaram a ampliação da licença maternidade de quatro para seis meses para as servidoras públicas, de acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Desses estados que já têm o benefício, três ampliaram a licença também para os pais, dos cinco dias previstos em lei para 15 dias: Amapá, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Além disso, segundo a SBP, outros 31 municípios analisam o projeto na Câmara de Vereadores ou aguardam apenas a sanção do prefeito para entrar em vigor. Servidoras de mais oito estados - Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe - podem ter o benefício, uma vez que projetos sobre o tema tramitam nas assembléias. No Paraná e na Bahia, a proposta prevê também licença de 15 dias para os pais.
Nesses locais, há leis específicas sobre a licença. Os dois meses adicionais são pagos pelo estado ou município. Os quatro primeiro meses, como para todas as empregadas do setor público ou privado, são pagos pela Previdência Social. De acordo com Terezinha Arnoud, diretora da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, nos locais onde já foi implantado o aumento da licença, o benefício "funciona bem e não traz prejuízos para o serviço público". "Funciona bem, geralmente tem um substituto para aquela pessoa. Não há nenhum prejuízo para o serviço público e nem para a funcionária que volta a trabalhar." Terezinha diz, porém, que há preocupação em relação ao setor privado. "É um projeto maravilhoso e seria ótimo se as mulheres não sofressem nenhuma represália. Mas é diferente porque no serviço público não existe perseguição, concorremos de igual para igual com os homens. Essa não é a realidade da esfera privada." Na quinta, a ampliação da licença, válida para funcionárias de empresas privadas, funcionárias públicas e mães adotivas, foi aprovada na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Seguirá para Câmara e, se aprovada, vai à sanção presidencial e vira lei. O benefício não é automático para todas; depende de adesão dos empregadores ao programa Empresa Cidadã. O empregador que aderir terá direito a deduzir no cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica o valor integral da remuneração que a mãe receberá nos 60 dias de prorrogação. Saiba onde a licença já é de seis meses.
Alagoas: Somente para as servidoras do município de Joaquim Gomes.
Amapá: Para todas as servidoras estaduais.
Amazonas: Somente para as servidoras do município de Manaus.
Bahia: Somente para as servidoras do município de Santo Antônio de Jesus.
Ceará: Para todas as servidoras estaduais e para as funcionárias públicas dos municípios: Barbalha; Ipaumirim; Salitre; Guaiúba; Ibiapina; Itaiçaba; Baturité; Pentecoste; Farias Brito; Beberibe; Maranguape; Redenção; General Sampaio; Tamboril; Aquiraz; Nova Russas; Varjota; Pindoretama; Ipu; Sobral; Ubajara; Horizonte; Maracanaú; Solonópole; Fortaleza; e Jaguaretama.

(...)

Fonte: http://www.ecosdanoticia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=221&Itemid=26


*******************


Assembléia Legislativa realiza audiência sobre desertificação


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi-Árido da Assembléia Legislativa realiza nesta sexta-feira (09/05) audiência pública para discutir a desertificação, suas causas, efeitos e perspectivas de controle no município de Ipaumirim, região centro-sul do Estado. O debate solicitado pela vereadora do município, Júlia Maria Bastos Aires (PL), acontece às 10 horas na Câmara Municipal daquela localidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Socialcomunicacao@al.ce.gov.br
http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?tabela=noticias&codigo=5595


Enfim duas boas notícias. A primeira, mais antiga, é um avanço. A segunda, já estava mais do que na hora de Ip acordar para a questão do meio ambiente. O blog já vem batendo com essa questão há algum tempo. A primeira iniciativa é importante e precisa de continuidade para trabalhar um conjunto de ações de preservação do meio ambiente. A palestra foi proferida pelo Prof. Dr. Gerardo Bezerra de Oliveira, respeitado especialista no tema e consultor do CNPq que vem desenvolvendo pesquisas há bastante tempo. A palestra teve como debatedora a profa. Dra. Jacqueline Gonçalves Lustosa, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras.
Iniciativas desta natureza são positivas e bem que o próximo prefeito poderia estabelecer um cronograma de palestras sobre variados temas para abrir novas frentes de debate, atualizar a população, estimular novos comportamentos, abrir mentalidades e sair dessa mesmice que sedimenta hábitos reprováveis, desestimula iniciativas e embrutece as mentalidades.
Esperamos que esta iniciativa não seja mais um fogo de palha de anos eleitorais.
*********************
A DIZ PUTA ELEITORAL
Jessier Quirino
(3a. parte)
Na passeata rumo ao último comício, de aproximadamente vinte e duas mil pessoas - vinte e uma mil novecentos e noventa e oito bestas, acompanhando Biu das Nega e Luzia Manca - toda rua era estreita pro cuscuz de gente. No palanque armado no cruzamento da rua do Arrombado com o Estreito da Galheira, os clarins anunciavam a chegada de Biu das Quenga que vinha a cavalo nos braços do povo e Luzia Manca que vinha andando no meio do xerém. De vendedor de amendoim à contrabandista de computador, de tudo se via nas proximidades do palanque, além é claro dum carrossel de segunda e canoinha pra meninada. Num discurso puxado com sustança, e como disse Biu das Quenga: Mais bonito do que pé de macaíba na safra, Luzia Manca fez o seguinte pronunciamento em versos, apresentando sua equipe de trabalho, e denunciando as mazelas da cidade:

Meus amigos fudedores
Gigolôs e cachaceiros
Ilustres raparigueiros
E todos da região!
Se a FUDENE não fudesse
Não fosse mulher bolida
Se não quengasse na vida
Não tava na eleição.
°°°
Disputou com puta a puta
Mas trouxe no fim da briga
Um coral de rapariga
Pra cima do caminhão.
Trouxe Zefa Pragatão
Trouxe Priquito de Frande
Teinha do Obreiro Baixo
E com licença da palavra
Trouxe Roquete Cuzão.
°°°
Roquete é feito feijão
Quando esquenta dá o bicho
Mas andará no capricho
No rumo da eleição.
Reparem bem o estado
Dessa nossa região:
Do Estreito da Galheira
Do beco do Pinguelão
Lá do Buraco da Velha
Do Pau Torto e Suvacão.
°°°
Da Rua do Arrombado
Lá da Taiáda da Jega
Esquina do Lasca e Trinca
Suvaco de cururú
Atolado da Frieira
Rua da Beira Seca
E do Beco do Tejú.
°°°
Não queiram ver o estado
Do apertado da hora
Da Pinguela do Tauá
Do Beco do Quebra Pote
Da Rua do Quixelau
Rua do Grude e da Merda
Escorrega lá vai um
E Beco do Eita Pau.
°°°
Estão levando na zona
A nossa Zona sofrida
Zonaram da nossa Zona
Nunca nos deram carona
No trem que sobe na vida.
°°°
Mas esta bacafuzada
Tá com seus dias contados
Quem ganha a vida fudendo
Levando e sendo enganado
De tanto saber gemer
Quer "tanto assim" pra fuder
Prefeitos e Deputados.
°°°
Vote em nossa bandeira
De norte sul leste oeste
Vamos votar na FUDENE
A redenção verdadeira
Que são essas fudedeiras
Desenvolvendo o Nordeste.
°°°
Finalizo estas palavras
Clamando de braço aberto
Aos companheiros de luta
Que vamos votar nas puta
Pois nos filhos não deu certo.

°°°

Terminado o comício, o bolão de gente em passeata acompanhou o casal até a porta do comitê, que estranhamente tinha as portas encobertas por um painel enorme de fundo vermelho e letras brancas com a seguinte inscrição: EURICO ROSADO ESTÁ NA BOCA DO POVO. Sem entender direito como surgiu aquela palhaçada, Biu das Quenga foi se dirigindo para o painel quando foi atingido por uma bala na barriga. Ferido em tripa de segunda, com o corpo fora do prumo, viu o Coronel ensacando a pistola de volta na cintura em cima de um cavalo. Ainda teve força de puxar uma faca da meia e assim como um atirador de circo cravou-a no peito do coronel, que, com um vazamento de vida lavando-lhe o corpo, pensou: "Ainda vou ter fôlego para ver este infeliz morrer". O poeta baleado cambaleou, feito um morcego no chão, olhou para o painel pintado de vermelho e letras brancas e viu o que só um poeta pode ver: A última pá de terra no nome do Coronel: Passou a mão na barriga encharcada de sangue e com o pincel dos dedos pintou de "vermelho sangue" a perna de baixo de "E" de EURICO. Deu uma risada de acordar qualquer moco e entre AIS! e QUÁ-RÁ-QUÁ-QUAIS, caiu no chão para ser socorrido. Ao levantar a vista, o bolão de povo entendeu o motivo da gaitada do poeta: Em letras garrafais lia-se agora, "FURICO ROSADO ESTÁ NA BOCA DO POVO."
A Deputada Luzia Manca fez a maior passeata da vitória já vista nas redondezas. Neste mesmo dia, na capital, o Coronel Rosado, convalescendo da facada, morreu dum enfarto, ao saber que seu nome - já afuricado - foi usado no batismo de um partido gay no Paraguai. Biu das Quenga cachaceiro inveterado que tinha feito uma promessa de só beber na outra safra de caju - se escapasse do tiro - tomou umazinha só pra envinagrar a alma. Ao ver o estandarte da mangação com o nome de FURICO ROSADO desfilando rua abaixo, abriu uma garrafa e bebeu no gargalo, num risadeiro de afrouxar suspensão. Ria, ria, ria e... CANA. Viva! Viva! Viva! e.... CANA. Dança, dança dança e... CANA. Numa golada dessas ouviu um zunido contínuo, um claridão ofuscoso, uma infalência de indivíduo, dançou pra lá e dançou pra cá e... DANÇOU.
No aniversário de sua morte. Ao invés de tristeza, toda cidade ri de recordação. No Cabaré SOFRIDO SONHO DE LUZIA, passou a funcionar o MEMORIAL BIU DAS QUENGA onde numa lápide na base de seu busto lê-se a seguinte inscrição: " SEVERINO DO RAMO ( BIU DAS QUENGA). O homem pobre que derrotou, Senador, Deputado, Prefeito, e Coronel num país dominado pelo poder."
Certo dia um Presidente da Republica fazendo média com a pobreza em Brasilzim de Dentro, ao depositar uma coroa de flores na base do busto, lendo a inscrição da lápide falou de si pra si : "PÔ! ESSE NEGO ERA FODA!".
A estátua foi ficando roxa da cor dum nambu, teve uma engrossadura de língua, um intestinamento de barriga e falou: "NEGO FODA É A PUTA QUE O PARIU, PRESIDENTIZINHO BOSTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

Fonte: http://www.jessierquirino.com.br/obra_agruras_diz_puta.shtml#

Nenhum comentário: