sexta-feira, 2 de maio de 2008

Sábado em queda livre

SURPRISE.........
Vejam o que eu encontrei no Cadastro Nacional de ONG's!
Entre as 1454 ONG's do Ceará, uma delas está em Ipaumirim.
SOCIEDADE BENEFICENTE DE IPAUMIRIM -
CNPJ:
Endereço: RUA DO COMÉRCIO, 31
VILA DE FELIZARDO VIEIRA
Bairro:
CEP: 63345000
Fone / Fax: 857371234
Cidade: Ipaumirim
Estado: CEARÁ
Site:
Email:
Contato:
Missão e atividades desenvolvidas:

Alguém conhece? Quem dirige a entidade? O que faz? No cadastro não tem informações importantes como CNPJ, missão, atividades, responsável,........

##################

“GOVERNO QUER TROCAR DIPLOMA POR TRABALHO”
Por Cairo Arruda (Membro da ACI e ACEJI)



Como é sabido, no interior do Brasil, notadamente nas regiões Norte e Nordeste, existe ainda uma enorme carência de médicos e professores, o que compromete, em muito, a assistência médica, seja preventiva ou curativa, e a aprendizagem das comunidades locais que necessitam do serviço público, nas áreas da saúde e da educação.

Segundo à Imprensa, no MEC – Ministério da Educação -, encontra-se em adiantado estudo e avaliação, um programa que visa a melhorar essa situação, para que o Governo da União possa trocar diploma por trabalho.

Trata-se de uma proposta daquele Ministério para “colocar médicos e professores formados com auxilio do Financiamento Estudantil (FIES), trabalhando no Sistema Público de Saúde e Educação e, em contrapartida, oferecer a quitação de seus empréstimos. Aos médicos, caberia trabalhar em algum dos cerca de l,2 municipios brasileiros onde até hoje não há atendimento. Os professores seriam contratados para tentar preencher o déficit de 250 mil vagas existentes hoje no Sistema Público de Ensino Básico.

A intenção do MEC era anunciar o programa no dia 29 último, em um evento com o presidente Lula em Nova Iguaçu (RJ), e vê-lo entrar em funcionamento a partir dos contratos deste ano (o que não ocorreu). No entanto, o efeito prático só seria visto daqui a quatro anos: apenas novos candidatos ao FIES poderiam aderir a essa proposta. A adesão não é obrigatória. Atualmente, existem 14,3 mil alunos de medicina no FIES. A inadiplência do Programa, para todos os cursos, é de 23%. A proposta é dada como aceita dentro do Governo, já que conta com extrema simpatia do presidente Lula. Ainda falta, no entanto, encerrar as negociações com a equipe econômica. ‘São recursos que a União deixa de receber’, lembra o Secretário de Ensino Superior do MEC, Ronaldo Mota. ‘Mas, neste momento, pode ser mais importante a troca por educação e saúde.

Um dos detalhes a decidir, por exemplo, é se o Programa para professores seria para todas as áreas ou, dadas as limitações financeiras, concentrado em matemática, física, química e biologia, disciplinas em que o déficit de professores é grave. Também não estão definidas quantas vagas seriam oferecidas , se todas as necessárias ou apenas um número limitado por ano, e quanto tempo os estudantes teriam que trabalhar para quitar seu empréstimo. Já está decidido que o futuro médico ou professor não trabalhará de graça. Na verdade, ganhará duas vezes: um salário, pago pelas prefeituras ou governos estaduais, e a quitação do seu empréstimo. Os candidatos terão de cumprir pelo menos 20 horas semanais. No caso dos médicos, a idéia é que trabalhem preferencialmente nas equipes do Programa Saúde da Familia (PSF), em que o Ministério da Saúde repassa recursos às prefeituras. No caso dos professores, o sistema é mais complexo, já que o ensino fundamental e médio está nas mãos das prefeituras e dos governos estaduais. A idéia inicial seria que os professores fossem contratados para as vagas existentes, mas não necessariamente por concurso”.

E-mail: cairomiri@yahoo.com.br
######################

VERSOS ÍNTIMOS
Augusto dos Anjos

Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!
°°°
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
°°°
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
°°°
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
Poema sugerido por Geraldo Maciel

Nenhum comentário: