domingo, 5 de agosto de 2012

Comentário


Esclarecendo: Até o momento permanece no site da Justiça Eleitoral o programa original que ora publicamos.

A saúde de IP é uma doente crônica em fase terminal. Há muitos e muitos anos amarga a indiferença e o descaso das gestões municipais. O hospital é o mais representativo monumento fúnebre da saúde de IP.

O programa sequer fala no hospital.  Fala em convênios com outros hospitais da região. É um contrassenso não olhar à volta e ver que precisamos de um hospital de qualidade instalado na cidade. Pior ainda desconhecer que existe um hospital moribundo.

Algumas ações propostas são programas do Governo Federal e tem que obedecer mesmo. Isso não é programa, é obrigação. Pra qualquer um que entrar.

Contratar médicos com residência fixa em IP é uma boa ideia mas só se consolida se tiver salário decente e condições favoráveis de trabalho. Precisa ver que tipo de seleção vai fazer porque com essa farra de proliferação de faculdades de medicina é preciso implantar critérios muito claros e fixar um nível de exigência que não permita aventuras.  

Saúde não pode ser cabide de emprego.  Se quisermos bons profissionais precisamos, em contrapartida, oferecer boas condições de trabalho.

Parece que já tem um aparelho de ultrassom na cidade, ótimo que venha o segundo. E o ultrassonografista permanente? Aparelho de ultrassom é apenas um recurso a mais no auxilio ao diagnóstico. Mas não é santo milagreiro.

Fico pensando: estamos tão atrasados que adquirir um aparelho de ultrassom é um item de programa de governo.

A implementação do atendimento à saúde nas comunidades é uma boa ideia. A implantação do odontomóvel também.

Eu fico "bestinha" só de olhar como se brinca com a saúde em IP. Ela transformou-se ao longo dos anos numa praça de táxi especializada em transportar doentes porque quase nada dispõe para oferecer.

Por mais boa vontade que tenham os funcionários da saúde, eles não podem fazer milagres. Eles precisam de capacitação permanente para prestar um serviço de qualidade. Não se fala em qualificar, atualizar, capacitar.

Uma saúde de qualidade demanda um conjunto de ações integradas distribuídas a partir da prevenção e conduzidas com muita competência.

Que me perdoem os brios ofendidos mas a saúde em Ip é uma meia sola.

Querendo ou não, fica sempre uma questão no ar que vai avalizar ou não a credibilidade das propostas. São as quatro gestões anteriores de Luiz Alves e o desempenho da saúde neste período.
ML

Nenhum comentário: