quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Comentário



Esclarecendo: Até o momento permanece no site da Justiça Eleitoral o programa original que ora publicamos.

Grosso modo, eu não sei se por desinformação ou incapacidade de propor algo diferente, as propostas para educação na grande maioria dos programas de governo não são nada mais nada menos que a mais absoluta obrigação que as prefeituras têm de obedecer às normas legais previstas pelo Governo Federal. Isto é dever. Não é favor, não é deferência, não é inovação. É obrigação e pronto. Tem que cumprir.

Do conjunto de ações (oito) aqui expostos em relação ao educando, seis são obrigações de qualquer governante porque são exigências legais. Faz parte do dever de casa.

Viabilizar cursos de graduação (faculdade) presencial ou á distancia."

Com o resultado do rendimento das nossas escolas no patamar em que estão no IDEB, propor a viabilização de curso de graduação é desconectar-se da realidade.  Se melhorar a qualidade do que já existe já faz alguma coisa. Por várias razões e demandas técnicas, científicas e acadêmicas que nem vale a pena enumerar no momento.

"Prestar assistência médica, odontológica, fonoaudiológica, psicológica e nutricional para alunos da rede municipal."

Com propostas de saúde geral tão acanhadas, propor uma ação dessa natureza pode ser um indicador da desarmonia geral do programa de governo. Apesar de ser obrigação.

Importante a preocupação de qualificar e capacitar os professores.

Quanto á melhoria salarial, só é novidade se vier com incentivos além do piso salarial proposto pelo governo federal. Até aí é obrigação. Nada de novo.

O acompanhamento é muito importante mas faz falta um elemento fundamental a todo programa que tem a pretensão de melhorar. Falta pensar num componente fundamental: implantar estratégias de avaliação que apontem sucessos e insucessos de todo esforço aplicado.

Outro dia estive na biblioteca municipal de Ip. Gostei do acervo. Não contém muitas obras mas tem muita coisa boa. Ampliar e conservar o acervo é muito importante. Mais importante ainda é incentivar o hábito da leitura, propor eventos, parcerias com escolas, entre outras ações, para tornar a biblioteca mais dinâmica e mais presente na vida da comunidade.

Na ocasião em que estive por lá existiam alguns computadores mas não havia disponibilidade de internet. Abrir esta possibilidade de acesso é fundamental mas precisa uma orientação no uso da internet para que não se limitem ao uso exclusivo das redes sociais como lazer mas ampliem as possibilidades do conhecimento.

Interessante a ideia de implantar creches em zonas rurais mais povoadas.
ML

Nenhum comentário: