sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Comentário


Esclarecendo: Até o momento permanece   no site da Justiça Eleitoral o programa original que ora publicamos.

Por acaso, lembrei-me de um professor que falava sempre "Se acaso te oferecerem uma secretaria, nunca aceite a de Educação. É fria! Exija a Secretaria de Obras."

Vamos ao que interessa:

As ideias são interessantes mas não deixa transparecer que elas integram uma diretriz. Sugerem ações de um mesmo núcleo mas faz falta o sentido do conjunto. A pergunta seria: O que queremos fazer? Onde queremos chegar? Para isto, ou seja, com este objetivo propomos estas ou aquelas ações. É importante a ação mas é importante o objetivo que move a ação.
Apesar da pulverização das ações, não podemos deixar de registrar que elas são claras, o que facilita a compreensão. Dá um tom de praticidade na proposição mas não anula a necessidade de objetivos.
Muito boa a proposta de revitalizar o Mercado Público embora o prédio esteja totalmente descaracterizado. Revitalizar para que? Como ponto de vendas? Dando-lhe outra destinação, talvez, como espaço de cultura?

Tenho convicção que nenhum prefeito vai ter raça para recuperar a construção do projeto original do mercado.  O fato da descaracterização  ter sido permitida há bastante tempo pelo poder público  já é um indicador da falta de sensibilidade e desconhecimento da importância da conservação do patrimônio público para uma cidade. Essas imbricações entre o público e o privado caracterizam a falta de limites que rege as relações entre a gestão pública e a comunidade.

Recuperação da frota municipal existente e aquisição de novos equipamentos em parcerias com os Governos Federal e Estadual visando à manutenção periódica das estradas municipais.”

Acho que há um equívoco na relação que se estabelece nesta ação: acredito que não é a recuperação da frota ou aquisição permanente de novos equipamentos que propicia a manutenção das estradas. É a qualidade e manutenção  das estradas que permitem otimizar a frota, menos desgaste, menos tempo gasto com deslocamentos, segurança etc. inclusive dos veículos privados.  As demais ações propostas são desdobramentos da  manutenção e conservação das estradas. É um compromisso importante essa preocupação com as estradas.

Instigante a ideia de compartilhar com  a comunidade o que é prioridade para ela. Desde que o critério eleitoreiro não seja a moeda de negociação. A necessidade de implantação de um orçamento participativo é uma forma de trabalhar prioridades e romper os guetos eleitoreiros.

As ações são exequíveis e isto é importante inclusive para facilitar s cobrança pelos habitantes e pela oposição durante a possível gestão do candidato.

Programa de urbanização

IP é a princesa dos buracos. Entra e sai prefeito e é a mesma bagunça. Só se faz – quando se faz -  alguma coisa nas vésperas de eleição. Dá uma mão de gato na pavimentação e pronto. No máximo, aguenta até a data da eleição. Na posse,  a buraqueira já está igual. Todo mundo já sabe que é assim por experiência própria.

Eu mesma tenho fotos que tirei das ruas em várias ocasiões e diferentes gestões e a buraqueira está sempre lá. Todo candidato promete, faz parte do kit das promessas eleitorais.

Falemos de  saneamento básico. Conforme dados do IPECE (2010/2011) , IP conta apenas com 78% dos domicílios  atendidos por abastecimento d’água, sendo 67% ligados à rede de abastecimento da CAGECE, 11% utilizam poços e nascentes  e os demais contam com outras fontes de abastecimento. O  esgotamento sanitário é praticamente inexistente, as soluções são inadequadas, individualizadas e antiquadas. Isso é uma demanda que já passou pela indiferença de todos os prefeitos  principalmente os que exerceram várias gestões. Indiferença  que pode ser traduzida por  descaso e desinteresse pela saúde inclusive.

Essa mania de construir praças é uma coisa curiosa. Bem ou mal, em IP, as praças que resistem ao tempo são as antigas: da Matriz, Dr. Arruda e a do Posto. As novas  - feitas posteriormente - incorporaram o conceito de descartabilidade. Só falta colocar na placa de inauguração o prazo do vencimento. Essa culpa é dividida entre a falta de consciência de preservação aliada à péssima qualidade de construção.

Chega de maquiagem urbana!

 Se um dia tivermos um prefeito que faça uma pavimentação decente nas ruas e distritos e realize o saneamento da cidade  e dos distritos será muito mais do que a soma das obras vistosas, caras  e pouco funcionais que os demais fizeram.
ML

Nenhum comentário: