quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Comentário


Só esclarecendo: Até o momento ainda é esta proposta que está disponível no site da justiça eleitoral. Assim sendo fica meio complicado porque não se sabe se ela foi feita para Umari ou para Ipaumirim.
Mesmo assim ela traz alguns itens interessantes bem como outros que a gente sabe que não vão ser implantados.
Em geral, observa-se que o percentual das propostas que conseguem ser viabilizadas é muito baixo. Não tenho tanta certeza, no momento, parece que em São Paulo menos de 40% do que se promete é realizado. Não quero aqui fazer comparações com São Paulo nem cabe fazê-lo. O que quero dizer é que se em SP com um nível de desenvolvimento infinitamente superior ao nosso, recursos mais sofisticados, população mais independente, entre outros aspectos que fazem a diferença, a aplicação das propostas é dessa ordem, imaginem-se os lugares cujo pleito ainda se pauta pelo ranço do cabresto.
Para um candidato que não entra para uma reeleição, o acesso aos dados para formalizar propostas adequadas é mais difícil mas não é impossível. Basta dar uma vasculhada na internet que encontra muita informação confiável.
De qualquer maneira, querendo ou não, há um parâmetro anterior a que se vai associar às sugestões que compõem este documento.  O desempenho das gestões anteriores de Luiz Alves no setor de agricultura poderá ou não avalizar esta proposta. Não adianta dizer que não porque vai mesmo.
O item que trata do incentivo à criação de associações é uma boa ideia embora considere difícil porque não temos uma cultura associativista.
Numa reflexão mais apurada, considerando o caso de Ipaumirim, com exceção da concentração da população no pequeno núcleo que compõe a sede do município, o rural e o urbano, neste caso, tem mais semelhanças do que diferenças. As carências nos unem de forma indissociável.
Para transformar a área rural é preciso muito mais ousadia, implica em redimensionar os nossos conceitos de agricultura rentável além de pensar de outras formas de exploração. Não são ações isoladas que vão propiciar uma nova feição. Intervenções meramente pontuais são remendos. Estamos repetindo um modelo que já sabemos que não deu certo.
Embora contenha ações interessantes para o setor, falta uma diretriz que oriente as mudanças.
A soma de ações pulverizadas, por mais bem intencionadas que sejam, jamais vão promover mudanças significativas.
Um detalhe:
Reformar, ampliar e mudar localização do abatedouro (municipal) com inspeção de certificação a nível Municipal, Estadual e Federal.”.
Se você vai mudar a localização do abatedouro, você não vai reformar ou ampliar o que existe. Você vai literalmente construir um novo em um novo local. Como é que pode reformar e ampliar um imóvel e depois transferi-lo de local? Só se for em Umari. Em Ipaumirim acho que isto ainda não é possível.
ML

Nenhum comentário: