segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Comentário


Esclarecendo: Até o momento permanece no site da Justiça Eleitoral o programa original que ora publicamos.

O programa praticamente divide as questões de bem estar em três categorias:
a)    Terceira Idade – é interessante a proposta para a terceira idade se for bem conduzida na perspectiva que a terceira idade tem um perfil mais moderno e mais dinâmico. Portanto, please, terceira idade não quer dizer gagá e precisa de gente qualificada para dar-lhe atendimento. Não é mais clube de velhinhos simpáticos para os quais se oferece um almoço e um som para se divertirem no domingo. Precisa de gente qualificada para atender a este contingente que paga imposto e muitas vezes sustenta jovens malandros e exploradores.
b)    Manutenção da dependência - Continua a opção de fomentar a dependência do governo. Eu compreendo como é difícil não ser assistencialista diante da miséria mas é preciso abrir canais para libertar as pessoas dos males do assistencialismo. Entre outros, o conformismo, a falta de iniciativa, a aversão ao trabalho e a indolência.
c)    Ampliação de escolas e implantação de laboratórios de informática – acho que este item entrou de graça embora o bem estar atualmente demande o componente da informação que as novas tecnologias oferecem.
 Vale registrar que oferecer tratamento igualitário não é programa, é obrigação.
             O curioso é que neste item não se fala em cidadania. Acho que é porque cidadania é o lado oposto do assistencialismo. Cidadania é informação, compromisso, pacto, defesa de interesses, respeito, deveres, direitos, participação, segurança, saúde, educação e justiça social. A cidadania é racional, instrumental e cheia de conflitos a encarar.  Isso sim é bem estar. O mais é proselitismo.

ML

Nenhum comentário: