sábado, 22 de dezembro de 2007

SÁBADO EM QUEDA LIVRE


De 11 a 20 de janeiro de 2008, grande festa de São Sebastião em Ipaumirim - Ceará. A cada ano, aumenta a romaria e a cidade se prepara para melhor receber seus visitantes e amigos.
Dia 11.01 - Procissão para busca do santo na Pedra de São Sebastião e inicio do noenário
De11 a 19 - novenário
Dia 20 - Visitação e romaria à pedra de São Sebastião
Missa na Pedra
Missa na Igreja Matriz
Procissão
Dia 21 - Procissão para a volta do santo à Pedra de São Sebastião

Divulgaremos, em detalhes, a festa religiosa tão logo a Paróquia elabore a programação definitiva.


A Festa do VI Encontro dos Filhos e Amigos de Ipaumirim, dia 18.01, tendo o Grande Carnaval da Saudade como principal atração tem movimentado a organização do tradicional evento e criado expectativas na região. A festa é aberta a todos, entrada franca, na Praça da Matriz, onde acontece anualmente a grande confraternização dos filhos e amigos do município.

Para quem gosta de outros ritmos, haverá shows na Blitz com bandas de forró e no dia 20, a tradicional festa na Toca do Jia. Dia 20, a Toca funciona o dia inteiro parando apenas na hora da missa e da procissão.
VENHA E TRAGA SEUS AMIGOS PARA ANIMAR A NOSSA FESTA


###

RAZÃO E EMOÇÃO
(Norma Suelly)

Ninguém jamais conseguiu explicar como foram criadas as Almas Gêmeas, mas eu me lembro bem dessa história...Estavam lá no céu, todas as almas...Umas eram somente Razão...Outras somente Emoção...Duas filas distintas...
Finalmente chegou a minha vez de ser colocado em uma das filas. Olhei para ambas e me identifiquei com a da Razão... Acontece que, quando avistei você na fila da Emoção, meus olhos brilharam... Foi como se fosse um imã a me puxar ! Aproximei-me do criador e lhe disse:
- Eu gostaria de ficar na fila da Emoção, pode ser???? É que existe uma doce alma lá, que me encantou !
- Está bem, me falou ele... Você até poderá escolher seu lugar, mas antes quero lhe explicar algo, depois então você fará a sua opção...
- Existem Almas que são Gêmeas... Tudo nelas é igual ! A única diferença que eu coloquei foi a Razão e a Emoção justamente para que elas possam se completar ! É como se fosse um encaixe...
Possuo uma grande percepção para distinguir as Almas Gêmeas e por isso entendi que aquela que se encontra ali na fila da Emoção é a sua, daí querer te colocar na da Razão...
Caso vocês fiquem juntos, o encanto das Almas Gêmeas se acabará... Ao passo que se ficarem separados, ela permanecerá ! No entanto, devo lhe contar algo...
As Almas Gêmeas nem sempre se encontram, porém vivem sempre unidas pelo coração e por elas próprias... Por outro lado quando se encontram, jamais se separam, nem mesmo eu consigo executar esse afastamento ! Entendi naquele momento que a Razão não sobrevive sem a Emoção ! E a Emoção por sua vez, precisa da Razão para viver ! Nesse instante fiz a minha escolha:
- Prefiro a fila da Razão !
Razão !
Encaminhei-me para o meu lugar... Me posicionei e nesse mesmo instante, você que até então, não tinha percebido a minha presença, olhou-me e sorriu !
Hoje, eu sou a Razão... Você a Emoção... Eu te dou o chão e você me leva à lua !
Hoje eu entendo o que o Criador quis me dizer com:

É COMO SE FOSSE UM ENCAIXE...

Hoje, eu sou a Razão correndo atrás da Emoção ! E você a Emoção pedindo aos céus para que eu possa pertencer a mesma fila que você ! Mas o que você não sabe é que fui eu quem escolheu o meu lugar... Só para ser a sua Alma Gêmea ! O que você não sabe é que, mesmo antes de pertencer a qualquer uma das filas... Eu já te amei !
Quando voltarmos para o lado de lá, você há de entender tudo isso e se eu puder escolher uma das filas novamente... Eu ainda vou querer ficar separado de você ! A única diferença é que escolherei a fila da Emoção, para sonhar como você sonhou ! E que você fique na da Razão, para entender o quanto eu sofri !
(Norma Suelly é filha de Boaventura e Ormezinda)


#######


Lembranças de Zezinho Maciel


O CAIXÃOZINHO DE CHARUTOS

Nós da cruzadinha tínhamos que nos confessar toda sexta feira, para comungar na missa do Domingo. Certa vez, o padre Landim mandou eu contar os pecados; sem saber o que dizer no momento, perguntei se ele se lembrava do “caixãozinho de charutos” que ficava em cima da mesa do caixa do restaurante, onde meu pai colocava as moedas para troco, enquanto as notas ficavam na gaveta (o padre Landim sempre ia comer bolo com cruch lá no restaurante)
- Lembro sim! disse ele.
- Todos os dias eu retiro dele algumas moedas para gastar no mercado (Eu me amarrava no doce de leite do café de Ném; no bolo de batata do café de Zefa Ribeiro? atirar com a espingarda de setas de Zequinha das bicicletas, etc, etc).
O padre Landim aconselhou para eu não fazer mais aquilo, passou a penitência e fui rezar.
Na próxima sexta feira fui me confessar, e, o padre perguntou se eu tinha deixado de tirar dinheiro do caixãozinho, o que respondi com firmeza:
- Sim padre!
- Muito bem! Disse ele – Agora você está pedindo o dinheiro a seu João, não é?
- Não senhor!... estou tirando da gaveta!
O padre Landim não se conteve, e começou dar risadas dentro do confessionário, e quanto mais ele tentava conter o riso, mais alto ele sorria, até que olhou para mim e disse:
- vá rezar!.. vá rezar!.
Assim que me levantei, uma menina se ajoelhou do outro lado do confessionário para se confessar (tinha duas filas; uma dos meninos de um lado e outra das meninas do outro). Como o padre não conseguiu para de rir, saiu de dentro do confessionário e gritou para as duas filas:
- Podem ir embora! estão todos perdoados!
O mais difícil para mim foi despistar os meninos e meninas que queriam saber o que eu tinha falado para o padre.
Se alguém que naquela época estava na fila se lembrar deste episódio, hoje estou revelando o acontecido.

Um abraço.
Zezinho Maciel (Zezim do bar).

Valeu, Zezinho. Cada lembrança que alguém vai recuperando, vai ajudando no nosso garimpo de ir construindo, aos poucos e com a a colaboração de todos, a memória do município.


NOTAS SOCIAIS

Ontem, dia 21.12, realizou-se o matrimonio de Sanamara e José Luciano. Foram padrinhos da noiva, Flávio Lúcio e Oneida e Gerardo e Zenira. Os padrinhos do noivo foram seus familiares residentes no município de Baixio. A noiva entrou na igreja conduzida por Gerardo e Padre Sebastião, ex-vigário de Ipaumirim, oficiou a cerimonia religiosa. Felicidades aos noivos.

##############


Fazendo 38 anos de casados, Bosco Macedo e Célia. Muitas felicidades e muitos anos mais de felicidade e harmonia.

########


Entrou em contato conosco através do orkut, a bonita garota Luciane, neta de Zé Estolano, residente em Goiania. Para quem já esqueceu, Zé Estolano foi fundamental para a construção do Clube Recreativo de Ipaumirim que, hoje, infelizmente, está desmoronado pela falta de iniciativa dos antigos sócios. Valeu, Luciane. Prazer ter você com a gente.

##########

ANIVERSARIANDO..........


(Diego e Ana Luiza)

Diego Vale da Nóbrega, filho de Luiz Neto, dia 27.12



(Marciano Jorge)

Marciano Jorge, dia 26.12



José Macedo Filho, dia 21.12

A todos, nossos votos de felicidade.

Nenhum comentário: