quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

QUINTO PECADO


Pernil assado

Ingredientes:
4 kg de pernil suíno
1 xícara de sumo de limão
6 dentes de alho
1/2 maço de salsinha picada
2 folhas de louro
10 folhas de manjericão
2 c.s. de alecrim
sal
pimenta branca moída

Modo de fazer:


Limpe a carne, retirando o excesso de gordura, fure com uma faca de ponta, para que o tempero penetre melhor e coloque-o na assadeira. Cubra com todos os temperos, esfregando-o bem, por toda a carne. Deixe-o no tempero por, pelo menos, 12 horas. O melhor é temperar de véspera e deixar na geladeira, coberto, até a hora de assar. Cubra a assadeira com papel alumínio, com o lado brilhante do papel voltado para a carne e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus (1 hora, mais 30 minutos para cada quilo do peso da carne). Quando descobri-lo, verifique com um garfo se está macio e vire-o. Deixe-o no forno, até que esteja de um dourado marcante, quase marron, regando com o caldo que fica na assadeira. Não deixe esse caldo secar totalmente, retifique-o e engrosse-o com um pouco de maizena, se necessário.

Pavê de bombom


Ingredientes: (para um pavê grande)

leite
achocolatado em pó
1/2 cálice de licor doce (frangélico, amarguinha, etc)
2 pacotes de biscoito champagne

Creme:

2 latas de leite condensado
3 latas de leite
6 gemas
2 c.s. de amido de milho
bombom picado - sugiro sonho de valsa ou serenata de amor

Cobertura:

Chantilly (200ml de natas é suficiente) ou3 claras em neve
200ml de creme de leite (natas)
3 c.s. de açúcar

Modo de fazer:

Em um recipiente, misture o leite e o licor com bastante achocolatado e coloque biscoitos Champagne até ficarem bem húmidos. Retire o excesso de achocolatado dos biscoitos e os arrume no fundo de um refratário.

Creme:

Leve ao fogo o leite condensado, as gemas e o leite com o amido de milho dissolvido.Mexa até engrossar e coloque sobre a camada de biscoitos Champagne. Pique os bombons em pedaços pequenos e espalhe sobre a camada de creme (espere o creme esfriar um pouco, para o chocolate não derreter). Repita a operação.

Cobertura:

Bata as claras e o açúcar até formar um suspiro bem firme.Misture delicadamente a lata de creme de leite às claras batidas e coloque sobre a camada de bombons. Coloque mais um pouco de bombom picado por cima, cubra o pavê com filme plástico e deixe na geladeira até o momento de servir.


Rabanadas

Ingredientes:

Fatias de pão de forma (comprado inteiro) ou pão tipo cacete - comprar uns dois dias antes para ficar mais duro
leite
ovos (muitos)
açúcar
canela em pó
óleo
calda de açúcar (se quiser)

Modo de fazer:

Cortam-se as fatias não muito finas, coloca-se num tabuleiro e regam-se com leite. Meia hora depois, passam-se por ovo batido, fritam-se em óleo e escorrem-se em papel absorvente. Depois de esfriarem, passam-se por açúcar e canela ou colocam-se numa travessa e joga-se uma calda de açúcar em ponto fraco, aromatizada com baunilha e polvilham-se com canela.

Bacalhau à lagareiro

Ingredientes:

batatas
bacalhau
azeite
alho
couve portuguesa
broa às fatias ou pão caseiro

Modo de fazer:

Cozem-se as batatas em pouca água bem regadas de azeite e alho, junta-se o bacalhau às postas (já previamente demolhado). Entretanto, cozem-se as couves à parte. Depois colocam-se sobre o bacalhau já rodeado das fatias de broa. Abafa-se com a tampa sem mexer. Apura e está pronto.

Nenhum comentário: