quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Nossa terra, nossa gente: filho de Ipaumirim é importante artista popular

JOÃO PEDRO CARVALHO NETO (JOÃO PEDRO DO JUAZEIRO)


Nasceu em Ipaumirim (CE), em 1964. Cresceu em Juazeiro do Norte trabalhando como vendedor ambulante. Começou a fazer xilogravura na Tipografia Lira Nordestina onde entrou em contato com outros artistas populares, tais como José Lourenço Gonzaga, Francorli, Abraão Batista, Stenio Diniz passando a desenvolver, a partir de então, xilogravuras para capas de seus folhetos. Fez exposição individual na Alemanha. Foi agraciado com o Prêmio de Gravura no Salão Norman Rockwell, em Fortaleza, em 1999. Participou de mais de 30 exposições coletivas e individuais. Entre outras, em 2004, integrou as comemorações pelos 205 anos da Emancipação do Ceará, através do Museu da Imagem e do Som (MIS) que promoveu a exposição Ceará sem Fronteiras, onde estão reunidas xilogravuras do artista. Esta exposição, que traz xilogravuras fixadas em cerâmica, louça e papel, retrata e contextualiza o Ceará na época da separação entre a Capitania do Siara da de Pernambuco, mais precisamente em 17 de janeiro de 1799. Participou ainda da 7ª Bienal Internacional do Livro do Ceará.
Junto com outros artistas, estabeleceu novas formas de corte e expressão da madeira revitalizando a gravura popular. Fez exposições, workshops, capas de livros e CDs, camisetas e outros materiais publicitários. Ministra oficinas itinerantes de xilogravuras também em outros estados.
Em 2007, foi contemplado com o Premio BNB de Cultura, edição 2008, com o projeto XILOCORDEL ARTE CULTURAL, na categoria Artes Visuais. Segundo Gilmar de Carvalho, “João Pedro Carvalho Neto, cordelista e gravador (...) , é autor do que chama de “xilocordel”, onde as histórias que conta são ilustradas por suas gravuras, criando um texto híbrido, sedutor, à sua moda, em função dos novos aportes tecnológicos. Essa experiência ele levou para as ilustrações do cordel “Iracema, a virgem dos lábios de mel”, atribuído a João Martins de Athayde e relançado pela “Coleção Outras Histórias”, do Museu do Ceará, por conta dos 140 anos de publicação do romance de José de Alencar (2005) (...) O autor reúne as duas formas de expressão que domina - a gravura mais que o cordel -, o que pode ser comprovado pelas matrizes diminutas que corta, que parecem ao leigo técnicas de escaneamento ou recursos fotográficos e na verdade revelam sua habilidade e domínio do ofício..”
Atualmente, o artista vive em Fortaleza e é considerado um dos melhores xilógrafos da atualidade.
Fontes consultadas:
GALERIA VIRTUAL
Os direitos sobre estas Imagens e Conteúdos pertencem ao Museu de Arte da UFC e estão expostas no seguinte link:
http://www.mauc.ufc.br/cgi-bin/expo/gravadores/jpedro11.cgi
" A festa do pau da bandeira"
João Pedro de Carvalho Neto
Banda Cabaçal
(João Pedro de Carvalho Neto)
Cachaça
(João Pedro de Carvalho Neto)

Casamento
(João Pedro de Carvalho Neto)

O pau da bandeira
(João Pedro de Carvalho Neto)

Penitentes
(João Pedro de Carvalho Neto)

######################
##############
##########
Nunca pare de sonhar

Para concretizarmos qualquer sonho, devemos estar certos de que ele é realmente necessário a nossa vida. Além disso, um sonho é algo muito importante para qualquer pessoa.
Quando sonhamos em atingir qualquer objetivo, devemos ter muita perseverança pois ela é a principal aliada para um sonho ser concretizado. Muitas pessoas tem sonhos, mas não tem a perseverança necessária para atingi-los.
Existem muitos tipos de sonhos, tem gente que tem sonhos profissionais, outros tem sonhos materiais, espirituais e etc.
Vivemos em um mundo feito de sonhos. O sonho está concretizado em qualquer lugar, podemos ver um sonho realizado no sorriso de uma criança, no olhar de um profissional que conseguiu um novo trabalho, no beijo de um casal que conseguiu terminar a tão sonhada casa e etc.
Então peço que nunca pare de sonhar e tenha muita perseverança.

( Caio Rodrigo Josué Dias)
Ipaumirim-CE, 11 de outubro de 2007

Nenhum comentário: