sábado, 8 de dezembro de 2007

DEPOIMENTOS





Falar de meus pais, não é muito difícil, pois eram muito parecidos, um com o outro. Às vezes parecia que os dois pensavam,com um só pensamento. Meu pai sempre foi um homem muito severo, tinha muita preocupação com todos nós. Sempre procurou fazer o que podia por cada um de seus filhos e sempre nos aconselhou a sermos pessoas honestas e trabalhadoras, ele era um homem de pouco estudo, mas de grande sabedoria.
Quando vim embora pra São Paulo, foi pensando numa vida melhor, pra mim e meus pais, minha finalidade era trazê-los para perto de mim e de meus irmãos que já estavam morando aqui. Nos reunimos, eu e meus irmãos, e trouxemos nossos pais e irmãos menores para junto de nós, tínhamos que ficar todos juntos novamente. Cada um foi casando e constituindo suas famílias,e eu sempre acalentei um sonho ,de que quando eu fosse construir minha casa, eu faria também uma pra meus pais, ao meu lado. E assim o fiz, quando construí minha casa, eu construí também em cima da minha uma casa pra meus pais, queria que ficassem perto de mim. Infelizmente, não houve tempo de meu pai compartilhar juntamente comigo a realização do meu sonho, pois Deus o levou para junto de si. Mas ainda tinha minha mãe, e sabia que a partir dali teria que cuidar mais ainda dela. Então a levei para perto de mim, ela e meus irmãos que ainda moravam com ela,e até hoje continuam aqui do meu lado.Tenho a alegria de todos os dias entrar na casa dela e pedir a benção.Aqui do meu lado,ela viu meu filho nascer e acompanha seu crescimento. Aqui, do meu lado, ela casou minha sobrinha Hermacia e meu irmão André.Faço tudo o que posso, para ver minha mãe feliz e isso me deixa imensamente satisfeito.Ela hoje tem uma saúde muito frágil, mas é uma mulher de fibra, uma verdadeira fortaleza, sempre se doou muito para todos nós, mesmo com todas as dificuldades, de sua doença, ela não se deixa abater, é uma rocha firme em nossas vidas. Deus há de mantê-la conosco por muitos e muitos, anos e sei que lá do céu,meu pai está a olhar por todos nós seus filhos,e por ela também.
Mãe muito obrigado por tudo,eu te amo.
Pai muito obrigado por tudo,eu te amo.
Do seu filho:
JOSÉ EDINALDO LEANDRO SANTANA."


"As lembranças mais fortes que tenho do meu pai e minha mãe, é que ele não ficava muito tempo longe dela. Viviam grudados, quando ela saia pra ir na casa de algum filho,logo ele chegava atrás dela. Da minha infância, tenho muitas lembranças. Lembro que quando ele trabalhava de caminhoneiro, sempreque chegava de viagem,ele começava a buzinar o caminhão no começo de uma curva grande que tem na entrada da Vila São José. Corríamos todos os irmãos, para encontrá-lo, ele abria a porta do caminhão e todos pulavam dentro, nossa era uma grande festa.
Sempre foi um homem bom e muito trabalhador, fazia sempre o possível
para não nos faltar nada, era muito severo, criou todos nós ensinando que a honestidade e a humildade eram qualidades essenciais num ser humano. Numa família de 10 irmãos, sendo que 8 eram todos homens, imaginem como foi preocupante para ele criar suas duas filhas mulheres. Ele sempre falava pra minha mãe:
- “Se eu pudesse eu fazia essas duas meninas virar homem também.”
Tinha grande preocupação comigo e com minha irmã e nos prendia muito em casa, pra sair só com pessoas muito mais velhas e tinha que ter hora pra voltar. Minha mãe sempre muito ponderada, era quem pedia pra ele deixar eu e minha irmã sair pra ir a alguma festinha, mas aquilo não nos incomodava muito pois sabíamos ser somente preocupação de pai. Com os filhos homens ele já era mais liberal. Na sua cabeça de pai, filho homem saia e voltava o mesmo homem, filha mulher não. E minha mãe com muita sabedoria ia contornando as coisas e conseguia dele algumas exceções. Sempre foi uma mulher guerreira, batalhadora, nunca teve medo de enfrentar as dificuldades junto com ele e nós, ali do lado deles, fomos crescendo e aprendendo que o verdadeiro valor da vida elesconseguiram nos passar. O pior momento foi quando nós o perdemos, parecia que o mundo tava afundando com a gente, mas tínhamos que ser fortes para poder ajudar nossa mãe. Ela nunca mais foi a mesma, a perda dele tirou dela a alegria de viver, foi ficando doente, sempre muito triste e essa tristeza persiste até hoje.Temos tentado conviver com essa realidade, pra nós é mais fácil mas pra ela sabemos o quanto é difícil pois eram um só.Obrigada mãe ,obrigada pai, pelo exemplo de amor que nos deram.DA SUA FILHA: GEILA MARCIA LEANDRO"

"Sou Paulo André Santana , filho de Maria Leandro e Hermano Xavier Santana , é um privilégio muito grande ter estes dois como pais , pena que não tenho mais o privilégio de ter o meu pai ao nosso lado , mas posso dizer que tenho uma mãe , maravilhosa , amiga , resumindo ela é tudo que tenho na minha vida , ela e a minha esposa . O meu pai foi um exemplo para todos os seus filhos e nos deixou grandes exemplos que carregamos até os dias de hoje . A minha mãe é uma guerreira , nos momentos mais difícil da minha vida eu tive ela do meu lado , posso dizer de todo o meu coração que ela é a melhor mãe do mundo , é uma pessoa que amo de toda a minha alma e que sempre amarei .



MÃE, AQUI VAI MAIS UMA HOMENAGEM,PRA VOCÊ E NOSSO PAI, EM NOME DOS SEUS OUTROS FILHOS:
Mãe, nós sabemos, que tudo que falarmos, pra agradecer o que tem feito por nós,é pouco diante de tanta grandeza para conosco, pode ter certeza que cada um de nós te ama muito e sabe o tamanho da tua importância em nossas vidas. Você e nosso pai nos deixaram um grande legado, nos deixaram um exemplo lindo, de amor e perseverança, sabemos o quanto tem sofrido com a falta dele. Mas sabemos também, que Deus não permite que caia uma folha seca de uma arvore se não for da vontade dele, viemos aqui deixar nosso beijo,e abraço. Sabemos que nosso pai, lá do céu, está a olhar por todos nós, e em especial por você.
Te amamos.
JOSÉ HERMANO FILHO.
RAIMUNDO LEANDRO DE LIMA NETO
JOSÉ ODILON LEANDRO SANTANA.
REGINALDO JOSÉ SANTANA.
CICERO ADRIANO LEANDRO SANTANA.
JOÃO PAULO LEANDRO SANTANA.
HERMACIA SANTANA GONÇALVES LUCAS.

Agora deixamos espaço pra seus netos e bisneta deixarem seu abraço:
Vó que Deus te abençoe e te dê muita saúde.

SEUS NETOS:

HERMACIA SANTANA GONÇALVES LUCAS.
PAULO CÉSAR SANTANA GONÇALVES.
AUGUSTO DA SILVA CARVALHO.
NATALIA DA SILVA CARVALHO.
ALINE SANTANA JORGE.
ALANA SANTANA.
RAMON SANTANA GONÇALVES.RODOLFO LEANDRO SANTANA.GUILHERME SANTANA SARAIVA.RENATA SANTANA COSTA.EMANUEL LEANDRO CARVALHO E SUA PRIMEIRA
BISNETA:
MELISSA GIOVANNA GONÇALVES LUCAS. (na foto, ao lado
)













"O que tenho pra falar da minha vó, é que ela é muito bacana.Quando vem aqui pra minha casa,ela gosta de sair comigo pra ver as lojas, ela é uma vó muito legal. Já do meu avô, eu não consigo ter nenhuma lembrança, deve ser trauma,pois minha mãe fala,que eu era muito apegada a ele, eu ainda era muito pequena quando ele faleceu.
Minha mãe fala que todos os dias ele vinha em nossa casa só pra me ver e assim que me via ele falava:
- Cadê a nêga preta de vô?
Minha mãe fala que quando eu escutava a voz dele, eu já corria pro colo dele. Esse apelido de nêga preta do vô é porque quando eu nasci era bem moreninha,e ele falava até que enfim nessa família vai ter alguém moreno.Pois o meu irmão Augusto era muito branquelo, e ele falava:
- essa menina vai puxar minha cor.

Só que fui crescendo,e ficando também branquela, mas ai o apelido que ele colocou em mim não tirou mais, continuei sendo a nêga preta do vô.Não tive a alegria de ter crescido ao lado do meu vô,mas minha mãe fala,que o pouco que convivi com ele foi muito bom,eu era apaixonada pelo meu vô.
Vó um grande beijo de sua neta:
NATALIA DA SILVA CARVALHO.



"Convivi muito pouco,com meu avô,mas o pouco que convivi,deu pra perceber que ele era um homem muito decidido.Apesar de muitas vezes parecer duro,era muito divertido,gostava muito das coisas simples da vida,sempre foi muito humilde,e não gostava de exageros. Minha vó estava sempre ali do lado apoiando ele,em todos os aspectos,criaram seus filhos com amor mas também com muita disciplina.Ela sempre ajudando ele cuidar da familia,sempre admirei meus avós por serem pessoas trabalhadoras,não só por isso,mas por serem bons avós pra mim.
Augusto da Silva Carvalho, neto."

Nenhum comentário: