quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

QUINTO PECADO

BOLOS PERNAMBUCANOS


"O bolo Souza Leão é o mais tradicional dos bolos pernambucanos. Fruto dessa rebeldia que esteve presente, sempre, em todos os nossos movimentos sociais. Na nossa culinária, também. Tudo começou com Dona Rita de Cássia Souza Leão Bezerra Cavalcanti, casada com o coronel Agostinho Bezerra da Silva Cavalcanti - senhor do engenho São Bartolomeu, no povoado de Muribeca, município de Jaboatão dos Guararapes. Quando, em um gesto de compromisso com sua terra, decidiu não usar mais nada que viesse de Portugal.
Os ingredientes europeus de suas receitas foram então sendo substituídos por sabores da terra. Trigo, pela massa de mandioca. Manteiga francesa “Le Pelletier”, por manteiga feita na própria cozinha. “Bagaceira”, também. Essa aguardente portuguesa de uva, tomada sempre antes das refeições, acabou substituída por nossa cachaça - feita do caldo da primeira fervura da cana moída nos próprios engenhos. Com o tempo, foi essa cachaça inclusive elevada a símbolo de resistência à dominação portuguesa.
Bebida de patriotas. Dona Rita, segundo registros, era eximia cozinheira. Dela, muitas receitas tornaram-se famosas. Como a do “Bolo São Bartolomeu” - que usa a mesma base do Souza Leão (massa de mandioca, leite de coco, ovos e açúcar), acrescido de canela, erva doce e castanha. Além, claro, daquele que será sempre lembrado, o “Bolo Souza Leão”. Esses bolos foram, inclusive, oferecidos a D. Pedro II, D. Tereza Cristina e toda a sua comitiva - quando, em 1859, esteve a família real em Pernambuco.
Bom lembrar que o primeiro membro da família Souza Leão, aqui desembarcado, foi Domingos dos Santos Coelho Souza de Lyon. Um descendente de franceses da região da Borgonha. O sobrenome Leão, adotado no Brasil, é corruptela desse “Lyon”. A Pernambuco chegou em 1756, com 19 anos, vindo de Lisboa para tomar posse de uma sesmaria - recebida por ter se arriscado em guerras, na defesa de Portugal. Instalou-se no engenho Jenipapo (a 230 km do Recife), numa casa de 16 cômodos - com muitos quartos e salas, capela e senzala.
Como todas as casas-grandes de todos os engenhos de Pernambuco, naquela fase da opulência econômica do açúcar - entre os séculos XVI e XVII. Casou com uma brasileira, deixou 15 filhos conhecidos e propriedades muitas. Cada ramo da família acredita ter a verdadeira receita original do famoso bolo. Seja como for, e em qualquer dessas receitas, é presença obrigatória em todas as mesas pernambucanas. "
###########
Bolo Souza Leão
Ingredientes
18 gemas
6 xícaras de leite de coco puro
1 kg de açúcar
1 kg de massa de mandioca
2 colheres de sopa de manteiga
Sal a gosto

Preparo:
Com açúcar, faça uma calda em ponto de fio. Junte a manteiga e depois as gemas. Acrescente a massa lavada, espremida e peneirada. E, por fim, leite de coco e sal a gosto. Passe toda a mistura em peneira muito fina, várias vezes. Coloque em fôrma untada com manteiga e forrada com papel impermeável, também untado. Asse em forno regular.
#########
Bolo Barra Branca
"O Bolo Barra Branca é mesmo um bolo típico da cidade de Bezerros. No inicio, feito apenas na época de São João. Depois, e pela grande procura, passando a ser feito durante o ano inteiro. É hoje iguaria exportada para outras cidades do interior de Pernambuco e do Nordeste. É chamado de Barra Branca porque depois de assado fica amarelo por fora com uma barra branca por dentro. Na receita original aconselhavam colocar o bolo (assim que saísse do forno) sobre cubos de gêlo para que, com o choque térmico, a barra branca aparecesse. Depois descobriram que essa barra apareceria se o bolo fosse assado em temperatura muito alta. A receita do bolo é a mesma do bolo de mandioca. O que diferencia é apenas a maneira de assar. Com a temperatura bem alta do forno.
Quanto à origem não é possível identificar onde teria nascido. Acho que não é receita muito antiga, pois não está presente na relação de bolos pernambucanos feita por Gilberto Freyre no livro "Açúcar". Nem em "Comes e Bebes do Nordeste"de Mario Souto Maior. "

Bolo Barra Branca

1 Kg de massa de mandioca (lavada e seca)
400 gr de açúcar (peneirado)
400 gr de manteiga (em temperatura ambiente)
6 ovos
200 ml de leite de coco grosso
1 colher de sopa de fermento
Uma pitada de sal

Bata, bem, manteiga e açúcar até que fique bem cremoso. Junte a massa de mandioca, as gemas, o fermento, o leite de coco, o sal e as claras em neve. Coloque em forma untada e asse em forno bem quente.

Fonte: http://www.nordesterural.com.br/nordesterural/matler.asp?newsId=1936

Nenhum comentário: