sábado, 15 de novembro de 2008

Perfil do povo mineiro

Por Cairo Arruda
(Membro da ACI e ACEJI)

Sempre fui admirador do povo mineiro, dada a sua coragem cívica, espírito libertário e de patriotismo, tendo como exemplo maior, o grande imortal Tiradentes, cujo ato de bravura dispensa comentários.
Como ser político, sou um eleitor frustrado por não ter chegado a ser governado por Tancredo Neves (de saudosa memória), num momento em que a nossa Nação tanto necessitava de um governante da sua estirpe, politico mineiro experiente e de passado limpo, e que tinha tudo para satisfazer às expectativas da grande maioria de brasileiros. Mas, em compensação, o meu primeiro voto foi dado ao também mineiro JK, para presidente da república.
Em conversa com um primo de Fortaleza, (que já havia passado uma temporada em Minas), ao dizer-lhe que aqui vinha residir, ele ponderou-me que os mineiros eram um tanto desconfiados no trato com patrícios de outros estados. Sinceramente, em aqui aportando, (que ele me desculpe!), não vi nada disso. Pelo contrário: deparei-me com um povo muito aberto, solícito, prestativo e solidário.
Encontro-me na hospitaleira cidade de Carmo da Cachoeira, nas margens da rodovia Fernão Dias, dista de Três Corações (berço do Rei Pelé) 40 km e de Varginha (Terra dos ETs) 52 km, respectivamente, por sinal, “nossas salas de visita”, ou melhor, os dois centros populacionais mais desenvolvidos, e para aonde os cachoeirenses acorrem para as suas necessidades nos setores de educação, saúde, comércio, etc.
Essas cidades mineiras estão para Carmo da Cachoeira assim como Cajazeiras-PB está para Lavras da Mangabeira e Ipaumirim, no Ceará.
Como é público e notório, uma localidade pequena muito próxima de uma maior, geralmente, sofre forte influência desta, por uma questão muito lógica, circunstância que, nas mais das vezes, leva a comunidade da menor, a acomodar-se quanto ao seu desenvolvimento, como um todo.
No caso de Carmo, por sinal, o mais antigo dos três municipios, não aconteceu diferente: a sua população está satisfeita com a atual condição de jurisdicionada àquelas Comunas, pertencendo em termos de Comarca, à Varginha, e em relação à Previdência Social, a Três Corações.
Por essas e outras,(que me perdoe o meu Ceará!), eu, já “setentão”, e avô de um mineiro, é por aqui que eu pretendo ficar.

E-Mail: cairomiri@yahoo.com.br
########

Nenhum comentário: