sábado, 29 de novembro de 2008

Como detectar se alguém está usando drogas


As marcas para descobrir se alguém está usando drogas na família ou no círculo de amigos são facilmente percebidas se existe diálogo e uma relação aberta. Quando falta conversa, também há sinais que podem ajudar pai, mãe, irmão ou avó e avô a descobrir o uso e tentar ajudar o viciado a livrar-se da dependência.
Além da devastação no organismo (veja quadro), o comportamento avisa. Há visível mudança física, que inclui perda de peso acentuada, em especial nos usuários de cocaína e crack - os "crackeiros" ainda sofrem de envelhecimento precoce e pele ressecada. O consumo de drogas deixa o usuário retraído, deprimido, cansado e até descuidado em sua aparência.
Um teste da Associação Espaço Comunitário Comenius, de São Paulo, orienta a observar o estilo da pessoa - se ficou agressiva, adotou atitudes violentas e se mudou de amigos. Para Maria Cecília Heckrath, coordenadora do setor de álcool e drogas da Secretaria de Estado da Saúde, não há fórmula segura para detectar o consumo de drogas, mas é comum perceber o uso se a família tem diálogo. "Quando os pais são distantes ou a família é desestruturada fica difícil. Aí os pais só percebem quando encontram droga no bolso do filho", diz Maria Cecília, que trabalhou mais de dez anos no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Capital.

Sinais que podem indicar consumo de drogas

Especialistas apontam que o conjunto desses fatores pode indicar o consumo de drogas:

- O jovem anda retraído, deprimido, cansado e descuidado do aspecto pessoal (com cabelo e barba por fazer e unhas sujas e mal cuidadas), agressivo, com atitudes violentas.
- Quando a pessoa muda radicalmente o grupo de amizades. Se estuda, mostra dificuldades na escola e perde o interesse por passatempos, esportes e hobbies. Se trabalha, começa a faltar e ficar relapso.
- O usuário muda seus hábitos alimentares, deixa de se alimentar com freqüência e passa a sofrer com distúrbios de sono.
- Usa desodorantes para disfarçar cheiro, fica com os olhos vermelhos, as pupilas dilatadas e usa colírios.
- Mantém conversas telefônicas com desconhecidos, começa a sumir com objetos de valor na casa.
- Adota mudanças no visual, usa roupas sujas e faz apologia a drogas.
- No caso da maconha, quando há caixas de fósforos furadas no centro, ou piteiras e cachimbos, que permitem fumar o cigarro de maconha até o final sem queimar os dedos ou os lábios; papel de seda (para enrolar a droga); tem manchas amareladas entre as pontas dos dedos e queimaduras e há cheiro nos lençóis.
- No caso da cocaína, encontrar cartões de crédito e lâminas (para pulverizar o pó) e canetas sem carga (para aspirar) são sinais de uso.
- Também é importante perceber se o nariz da pessoa sangra com freqüência ou apresenta corizas, se apresenta dificuldade para falar, se gasta mais dinheiro e sai mais de casa, ou passa noites insones.

Apoio

Onde buscar ajuda www.ssp.sc.gov.br/conen/grupos.htm
Autor: Editoria Segurança OBID
Fonte: A Notícia - SC
http://www.antidrogas.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Luiza, seus post's mais recentes foram muito oportunos.
Aborda um tema muito recorrente atualmente,e, diante do que foi noticiado pelos diversos meios de comunicação, nossa querida Ipaumirim estava transformando-se em uma base estratégica aí na região do Cariri.

Hoje (01/12/08) estou concluindo um curso de extensão pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD).
O curso, de 120 horas/aulas,"Prevenção ao uso indevido de drogas" trás tudo sobre o uso das drogas lícitas e ilícitas, efeitos, causas, consequências,tratamentos.
O pior, é que o curso só reforçou o que eu já sabia, em mais de 90% dos casos o grande traficante sai impune ,e, quem fica no prejuízo é a sociedade, que tem os seus filhos,em sua maioria jovens, arrebatados pelas cruéis garras do tráfico.