sábado, 8 de novembro de 2008

A desertificação de Ipaumirim

Pelo visto, Ip insiste em viver fora do mundo. Lendo um artigo de julho de 2008 mas muito atual porque o problema só tende a se agravar. Acho que foi ano ou ainda em 2008, sei que houve em Ipaumirim uma palestra de do Prof. Dr. Gerardo Bezerra de Oliveira - para os intimos, Gerardo, de Adolfo e Maristela - figura respeitada no ambiente acadêmico brasileiro , consultor do CNPq, estudioso do problema da desertificação.
Se não me engano, sua vinda a IP para falar do tema foi iniciativa da Câmara Municipal através da vereadora Júlia.
Excelente iniciativa mas depois tudo volta ao normal.
Esta semana, lendo sobre as ações Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi-árido da Assembléia Legislativa do Ceará, vejo que a desertificação de Ip é um assunto em pauta na Comissão.

"Moreira citou os debates sobre a exploração ilegal de produtos naturais,realizados em Itaitinga; sobre a gestão participativa do Parque de Jericoacoara; sobre a situação da lagoa do Canabrava; sobre a coleta e o armazenamento do lixo; sobre o programa Ecoelce de reciclagem em troca de desconto na conta de energia; sobre o Dia da Caatinga; sobre a desertificação em Ipaumirim; sobre o litoral do Estado; sobre a ocupação do rio Jaguaribe; sobre o processo de regularização fundiária da União na orla de Fortaleza e sobre a degradação do meio ambiente em Ibiapaba."
(http://www.pvceara.org.br/noticias/texto.asp?id=896&var=noticias&c=noticias)

O que projeta a nova gestão sobre políticas ambientais?
E a comunidade sempre tão silenciosa que nunca se pronuncia sobre as questões de interesse da terrinha?
Todo mundo preocupado com a transposição do rio São Francisco, com a violência da menina Eloá, com as pautas da mídia mas questões de interesse que deveriam estar na pauta local nunca estão presentes.
Quer ver uma? Aquele projeto do famoso açude da Pitombeira... o que foi feito dele? Não é para o bem da comunidade? Os políticos não juram de pés juntos que estão sempre trabalhando pelo povo? Então tem que dar uma satisfação ao povo dizendo as razões pelas quais o açude não sai. E a população tem que exigir uma satisfação porque este assunto já está pra lá de caduco. Entra e sai um prefeito atrás do outro e nada.
Sou ruim de datação mas lembro que a última vez que ouvi falar no tal açude foi numa reunião que houve na prefeitura por ocasião na festa de filhos e amigos de Ip, 18 de janeiro.
No dia 18, a ACRI ofereceu um belo café da manhã no antigo XI de Agosto. Muito bem servido, organizado por Nali e Magna, lá estavam os filhos de Ip que moram fora e as principais lideranças políticas do município.
No dia 19, a Prefeitura ofereceu um café no Colégio Estadual onde muitas pessoas que estiveram presentes no anterior também lá estavam. Com exceção dos adversários políticos locais do prefeito que na ocasião era Luiz Alves. O café também estava muito bom, era bem mais simples do que o da ACRI mas também era para mais pessoas. Nem por isto foi inferior. Afinal, pelo menos pra mim que conservo meu paladar sertanejo, não sou gourmet e nem entendo de gastronomia, um evento desta natureza vale pela confraternização. Quanto mais interessante as pessoas presentes, menos me interesso pelo cardápio.
Alguns consideraram uma disputa. Eu não. Eram objetivos totalmente diferentes. os propósitos eram outros.
Durante o café, no Colégio Estadual, o ambiente estava lotado e eu saí para arejar. Defronte ao colégio mas ainda na área interna, presenciei uma cena inédita: num momento solitário, o deputado Omar Baquit, convidado, dá um bocejo próprio de quem está pra lá de enfadado e aborrecido de cumprir rituais políticos desinteressantes. No limite. Sabe aquelas coisas que a gente aguenta por ossos do ofício? Pois era essa a expressão do deputado que a seguir desmanchou-se em simpatias à medida que a turba o cercava. Recauchutou o sorriso amarelo e vamos que vamos!
Daí, foi um bocado de gente para prefeitura, eu desci no embalo e acabei entrando por lá. Pronto! Foi a última vez que eu ouvi falar no açude da Pitombeira.
Afinal, alguém pode informar porque não sai o tal açude?
E saneamento, calçamento, remédio, médico e otras cositas más? A lista é grande e o próximo gestor precisa se pronunciar sobre o recebe e o que vai fazer. Afinal, prefeito é pra todo mundo e prioridade são as demandas coletivas.
Se o município não trouxer respostas afirmativas e sair do esquema funesto que tem marcado as gestões em Ip, vai ficar tudo do mesmo jeito e teremos trocado seis por meia dúzia.
ML
Recife - PE

Nenhum comentário: