quinta-feira, 6 de março de 2008

Nossa terra, nossa gente

Cairo Arruda comenta pré-candidatura
de Bosco Macedo
à Prefeitura de Ipaumirim
"O meu grande sonho era presenciar uma pacificação politica em Ipaumirim já na eleição municipal deste ano. Como, tudo indica, não vou ver, pelo menos agora, esse ideal ser concretizado, fiquei feliz em saber que o empresário Bosco Macedo poderá disputar o cargo de Prefeito, e se realmente, ele vier a aceitar esse desafio, é uma grande demonstração de amor ao seu torrão natal, dada a sua condição de homem de negócios bem sucedido, em Fortaleza, mas que, se for para servir à sua terra, está pronto para fazê-lo.
Do: Cairo Arruda"
################
Estamos próximos ao Dia Internacional da Mulher e eu fico pensando nas mulheres que se destacaram em Ipaumirim fazendo alguma coisa positiva pela terrinha. Um nome não pode faltar nessa lista: Zenira Gonçalves Gomes mas deve haver outras. Se somos tão importantes no cotidiano, ainda somos inexpressivas nos postos importantes. Nas lutas, estamos sempre atrás das cortinas. Lendo a livro dos 50 anos de Ip e fazendo um levantamento no TRE/CE para um artigo que recém escrevi, vi que fora os cargos no setor de educação, não temos o merecido destaque. Ipaumirim precisa cuidar melhor de suas mulheres, criar um forum, um movimento, algo assim que trabalhe pela mulher, oriente e discuta seus interesses diante do poder e da sociedade. Por que temos que estar no fim da fila?
Não sou feminista e nem discuto a questão pelo viés do feminismo mas pela necessidade da mulher se organizar para conquistar mais espaços.
##############
Elas
(Nilson de Souza)
Elas chegaram ao mundo mais tarde, provavelmente porque se demoraram diante do espelho do tempo até ter certeza de que estariam apresentáveis aos trogloditas que as esperavam.
Por isso, coube-lhes cuidar da caverna, manter o fogo aceso, alimentar as crias e marcar com risquinhos na parede os dias de solidão, enquanto os companheiros não voltavam da guerra e da caça.
Assim, tornaram-se hábeis para ocupar espaços, exímias no manejo das chamas da alma, inigualáveis moldadoras de personalidades e pacientes estrategistas de sentimentos. Elas sempre foram consideradas frágeis. Mas enquanto eles exercitavam a musculatura abatendo mamutes, trocando o pneu do carro ou jogando futebol, elas desenvolviam a força oculta da sedução, o poder das artimanhas do bem e do mal, a arte de preparar os mais deliciosos venenos do prazer. Tornaram-se, assim, no decorrer dos séculos, senhoras de seus senhores.
Elas nunca esconderam o medo. Porém, enquanto eles exibiam a duvidosa coragem do combate, elas aprenderam a curar feridas, a conviver abnegadamente com as doenças, a encarar com inexplicável destemor o rosto da morte e a chorar em silêncio as mais sofridas perdas. Tornaram-se, assim, sem ocultar as lágrimas, modelos de coragem.
Elas só conseguiram ingressar há pouco tempo no mercado de trabalho, porque o outro lado do portão era domínio deles, que tinham a exclusividade das máquinas e ferramentas, sabiam se localizar no mapa das esquinas desconhecidas, dirigiam carruagens e veículos motorizados, construíam pontes e muros.
Também era deles o monopólio do conhecimento, das ciências, das letras e da travessia de mares e nuvens.
Então elas abriram delicadamente a porta do calabouço, insinuaram-se pelas vielas da modernidade e passaram a ocupar seus lugares no trem que as levaria ao futuro.
Elas só não assumiram ainda o comando do planeta por astúcia, pois sabem o quanto eles são sensíveis à idéia de perda de controle.
Mas já conquistaram espaços inimagináveis em séculos de supremacia masculina - e continuam buscando, pacientemente, o direito à igualdade total. E tudo isso sem renunciar à beleza, à maternidade, à vocação para a paz.
Elas têm um dia especial para reverenciar esta história bonita que elas vêm escrevendo dia a dia - com talento, com sensibilidade, com intuição, com inteligência e com o mais sublime dos sentimentos de suas indecifráveis almas: o amor incondicional.

Nenhum comentário: