sexta-feira, 7 de março de 2008

A mulher está em todas


Por Cairo Arruda (Membro da ACI)



A cada dia, não só no Brasil como em todo mundo, as mulheres estão penetrando fortemente no universo masculino, dando testemunho de sua capacidade, espírito de luta, coragem e discernimento, no desempenho de qualquer atividade, até mesmo como astronauta, comandando, com êxito, missão espacial, como é o caso da norte-americana de 48 anos, cujo nome nos foge a memória.
Destaque-se também, a bravura e liderança de Benazir Bhutto, ex-Primeira Ministra do Paquistão, de muita influência politica naquele País, cuja vida foi cruelmente ceifada, tudo indicando, para evitar que retornasse ao Poder, pelos braços do povo paquistanês.
Já na Europa, temos a presença, com boa atuação, de uma mulher no comando do governo alemão, a Sra. Ângela Merkel. Ainda na Alemanha, destaque para a grande proeza de uma mulher, quando a co-piloto identificada como Maxi J, de 24 anos, que liderava os comandantes da aeronave da Cia. Aérea Lufthansa, foi a grande heroina da espetacular manobra que evitou uma catástrofe motivada pela força de um ciclone, que poderia ter ceifado a vida de mais de 130 pessoas.
Na América Latina, as mulheres também estão se destacando na politica, a começar pelo Chile, cujo atual Presidente, a médica Michelle Bachelet, vem correspondendo às expectativas do povo chileno; e na Argentina, a recém-empossada Cristina Fernandez Kirchner, por sinal, a primeira mulher presidente eleita naquele país, de cuja gestão, os argentinos muito esperam, em matéria de realizações.
Quanto ao Brasil, a exemplo desses paises, a mulher está se envolvendo nas lides politico-partidárias, e, no Pará, destaca-se a atual governadora Ana Júlia Carepa (PT), que está enfrentando sérios problemas ligados às atividades ilegais, como o comércio clandestino de madeiras, prejudicando sensivelmente a receita daquele Estado. Além dela, temos outra mullher governadora, a do Rio Grande do Sul, Yeda Rorato Crusius (PSDB).
Em se tratando de Ceará, cito como exemplo destacável, Luiziane Lins: liderança nova, que foi vereadora, deputada estadual e agora, administra Fortaleza, e é candidata à reeleição. Por outro lado, tem-se como quase certa, a candidatura da Senadora Patricia Saboya, para disputar também a eleição municipal deste ano, na Capital Cearense.
Outro caso da grande influência feminina que nos desperta atenção, é o da ACI – Associação Cearense de Imprensa, que, devido ao afastamento do seu então presidente e mais dois diretores (por razões que não me cabe aqui comentar), houve uma nova eleição para preenchimento dos referidos cargos, e foi eleita a Jornalista Ivonete Maia, (ex-Presidente que tinha feito uma boa administração), para pôr ordem na casa.
Mas, no mapa do Ceará, lá está na região sul do Estado, a pequena Ipaumirim, cuja atuação das mulheres no habitat politico, nada deixa a desejar, pois no seu Poder Legislativo, das 9 cadeiras, 4 são ocupadas por representantes femininos, no caso: Flaucineide Vieira Chagas e Joselba de Alencar Diniz (PMDB), Salete Olimpio (PSDC) e Júlia Ayres (PR).
O Hospital Maria José dos Santos, da antiga Alagoinha, cuja denominação homenageia a mais longeva das mulheres ipaumirinenses (a popular, Dona Piquilí, de saudosa memória, que faleceu aos 106 anos), é dirigido por Maria Luizete Gonçalves, que, diga-se de passagem, está fazendo uma boa gestão. Sem se falar, de que, em pleitos municipais passados, duas mulheres concorreram à Prefeitura local, a saber: Maria Alda Vieira Lisboa e Maria Salete Vieira.
E a coisa não fica só nisso. Para concluir a lista de mulheres ipaumirinenses trabalhadoras precisaria fazer uma lista longa de tantas outras que se destacam em várias áreas do conhecimento e se dispersam pelo Brasil e pelo mundo.
Por essas e outras, é que, nós homens, devemos reconhecer, com humildade e coerência, que o sexo anteriormente tido como fraco, está ficando cada vez mais forte, graças à capacidade, coragem, inteligência e determinação de muitas, seja à frente da mais humilde função de gari a mais alta, de estadista.
É por isso, que a mulher está em todas.

E-Mail: cairomiri@yahoo.com.br

Nenhum comentário: