domingo, 23 de março de 2008

Ipaumirim, para que te quero?

Ipaumirim visto da pedra de São Sebastião
- do blog de Cleidinha -

Ipaumirim, para que te quero?
Aí uma boa pergunta que cada candidato deve fazer a si mesmo. Na enquête da semana, procuramos identificar, na opinião dos leitores, quais os principais problemas do município. Embora pouca gente tenha votado – mais pessoas que na enquête anterior e isso é sinal que a participação está crescendo – as respostas recebidas representam os problemas mais urgentes que o novo prefeito precisa encarar.

A pergunta da semana foi: “Em sua opinião, o que está pior no município?” A enquête permitiu múltiplas escolhas portanto uma opção não anula outra. Explico porque às vezes nós nos confundimos fazendo uma soma simples que acaba em 100% mas não é o caso.



Saúde indigente


Com 80% das indicações, Saúde é apontada como o maior problema do município. E o mais urgente.

Em janeiro, passei uns dias em Ipaumirim e não escutei sequer um comentário positivo a respeito da administração da saúde no município. A maioria dos médicos é itinerante, não há como prestar socorro em casos um pouco mais complicados, o quadro de funcionários do hospital é solícito mas ninguém resolve os problemas só com boa vontade. Ouvi barbaridades que não reproduzo aqui por não ter apurado. Mas se a voz do povo é a voz de Deus....

Que a saúde no município está extremamente combalida, não há como negar. É desoladora a situação. Faz falta mão de obra especializada e condições de trabalho. Sobra o empreguismo concursado, o sub-aproveitamento da mão de obra existente e a folha de pagamentos da prefeitura cada vez mais onerosa. O abandono está aos olhos de quem quer ver.

Não só hospital, posto de saúde, entre outras ações de intervenção, é problema do governo. A dengue está aí mostrando a que veio. Dengue, febre amarela assim como outras endemias e epidemias são problemas de saúde pública. Só quem não sabe disto são os nossos políticos refestelados na orgia do poder e seu séqüito servil, moscas varejeiras do poder que não olham suas origens e acham que são alguma coisa a mais que povo.

Quando vejo a pressão da mídia – com seus interesses, claro – marcando cerrado o poder nas altas esferas e vejo a humildade de quem sofre calado, lá no fim da fila, porque não tem sequer noção dos seus direitos e do que se faz com eles, sinto o peso da ignorância no abandono dos mais fragilizados.


Educação: entre os piores, um deles!


Educação é apontada com o segundo maior problema do município com 71% das indicações. Nem tinha razão para estar assim desde que tem, conforme pesquisa do conterrâneo Ribeiro, os seguintes órgãos que tratam do assunto:

Secretaria de Educação
- Secretaria de Educação e Cultura e Desportos
- Fundo Municipal de Educação

Agora me explica como conseguimos a façanha de chegar aos baixos índices que alcançamos ficando no fim da fila entre os piores?

Tem mais o que dizer?

Nem vou discutir as relações entre educação e cidadania. Seria demais pensar alguém lutando para mudar alguma coisa.

E la nave va.........


Conservação dos prédios públicos
O terceiro item apontado foi a Conservação dos prédios públicos com 61% das indicações.
Precisa comentar?

Basta passar e olhar. Se até a fachada da Prefeitura – cartão de visitas do município - está tão descuidadinha, sujinha, acanhadinha, que mais temos a dizer? É rezar para que o rigor do inverno não derrube o que sobrou.


Saneamento


Este item recebeu 57% das indicações. Todo mundo sabe que aqui, ali e acolá, governantes detestam fazer obras que ninguém vê. Seria demais esperar alguma coisa nesse sentido. Nem ouso estabelecer as relações entre saneamento/saúde. De repente, ia parecer que estou delirando. Mas as indicações já mostram que o assunto preocupa e que tem gente que não está dormindo.


Meio ambiente

Cabe uma pergunta: o que faz mesmo a Secretaria de Agricultura Recursos Hídricos e Meio Ambiente?

Para os 47% que apontaram esse item, resta a curiosidade. Num sertão "brabo", tendendo à desertificação, eu nunca ouvi falar em alguma ação nesse sentido. Alguém ouviu? E olha que temos filho da terra especialista na área inclusive com pesquisas respeitadas e acatadas pelo CNPq. Aposto que ele nunca foi sequer procurado. Afinal, Ip está tão loooooonge do problema que nem se preocupa com o futuro. A bem da verdade, para sermos absolutamente sinceros e cáusticos, nem com o presente!


Ruas sem calçamento: entre a poeira e a lama


Alguém já andou na parte mais nova de Ip? Um coelho de páscoa para quem viu a maioria dos bairros com calçamento. A cidade tem Plano Diretor? Apenas 33% apontam este problema. Talvez porque o pessoal que mora lá não tem acesso ao blog. Pimenta nos olhos dos outros é refresco, diz a sabedoria popular. Mas vai lá e pergunta se é bom viver entre a poeira e a lama. Duvido que uma pesquisa feita nos bairros tenha o mesmo percentual de respostas.

Seria de bom tom e de bom alvitre que os candidatos apresentassem metas considerando os problemas apontados. É querer demais? Afinal, para que quer Ipaumirim? O eleitor não pode ser tratado como uma boiada. Tem que explicar e o povo, como avalista, tem que cobrar a fatura da farra.

MLuiza/ Recife

Nenhum comentário: