sábado, 8 de março de 2008

DOMINGO MEMORIOSO: a campanha de 1966

Sem querer polemizar, e sim, expor as razões pelas quais o Dr. Arruda (eu o tratava de tio Chico), não pôde apoiar o seu compadre Jerônimo Jorge, para candidato a prefeito de Ipaumirim e nem o Dr. Almir Pinto, para deputado estadual, na eleição de 1966, conforme a versão que me foi passada pelo meu outro tio, Raimundo Arruda, transmitida-lhe pelo próprio Chico.

Era tradição na política local, o tio Chico indicar o candidato a prefeito, sempre recaindo na pessoa do vereador presidente da Câmara Municipal.

Naquele ano, um grupo de seus principais correligionários resolveu se rebelar quanto a esse critério, e, quando ele ali chegou, vindo de Fortaleza, já encontrou o candidato escolhido, no caso, o Sr. Jerônimo Jorge, como também, o pleiteante à deputação estadual, Deputado Almir Pinto.

Surpreso, discordou da decisão, não pelo nome do seu compadre, mas, pela forma como se deu a escolha, e também, porque a pessoa para a eleição à Assembléia Legislativa, era a do seu irmão Raimundo, e não a do Dr. Almir Pinto, pois, com este, o único compromisso que assumira, era de que, se ele fosse pleitear o cargo de deputado federal, teria o seu, dele tio Chico, apoio no Município.

Conversa vai, conversa vem, (as pressões em cima dele sempre aumentando, por parte dos articuladores do esquema a ele imposto), então, ficou acertado o seguinte: o tio Chico liberou os amigos para a eleição de prefeito, que votassem de acordo com a vontade de cada um, e seu candidato a deputado estadual era o Raimundo, e os partidários de Jerônimo Jorge e do Dr. Almir Pinto iam respeitar a tendência do eleitorado quanto ao voto de deputado estadual.

Ademar Barbosa, o adversário de Jerônimo, muito hábil, com a neutralidade do tio Chico, tratou logo de conquistar o apoio de dois vereadores arrudistas importantes: Vicente Ferreira de Sousa, (salvo engano, então presidente da Câmara Municipal) e Argemiro Felizardo Vieira, fato que teve forte repercussão positiva para as hostes ademaristas.

Outro fato que muito concorreu para boa parte dos correlegionários do tio Chico, debandar para o lado de Ademar, foi a noticia (não sei se falsa ou verdadeira) de que alguns defensores da candidatura do Deputado Almir Pinto estavam desrespeitando o acordo e tirando votos do seu mano Raimundo, para ele.

Resultado: Ademar ganhou a eleição, e a derrota de Jerônimo foi debitada ao tio Chico.

(Cairo Arruda)

Nenhum comentário: