sábado, 1 de março de 2008

DOMINGO TAMBÉM É POLÍTICA

IPAUMIRIM NO JOGO DA POLÍTICA


Em 1966, eu via em Ipaumirim uma movimentação extra. Dia e noite, ia um bocado de gente para a casa de Dr. Arruda esperar que ele dissesse o nome do candidato a prefeito. Era aquele vai-e-vem e a população em ritmo de espera para saber em quem ia votar. Eu ficava impressionada como tantos homens esperam a decisão de um que por sua vez vai decidir por todos. Arruda era um homem personalista e gostava de impor seu cronograma de candidaturas. Lembro bem desses episódios porque fui criada com o deputado sendo hóspede da casa dos meus avós para onde trazia correligionários, estudantes e quem mais quisesse. Na ocasião, ele sumiu da casa da minha avó. Foi um sumiço pela porta dos fundos. Deselegante e covarde, no mais puro estilo “cuspiu no prato que comeu”. Além de descumprir compromissos, desdenhou da amizade não só da minha família como de várias pessoas que historicamente ofereciam-lhe apoio.
Muito jovem, para mim, ficou a lição que decência, respeito e princípios não são necessariamente atributos dos políticos.
O certo é que da contenda saíram candidatos: Ademar Barbosa e Raimundo Abrantes (prefeito e vice) apoiados por Dr. Arruda e também por Cícero Fernandes que, na ocasião, tinha um parente militar, em Fortaleza, que articulava criando dificuldades nas sublegendas governistas para o nosso candidato, Jerônimo Jorge.

Arena 1 x Arena 2: mais do que sublegendas, covil de subservientes

Em plena ditadura, haviam as duas sublegendas da ARENA para enganar o eleitor e oferecer abrigo a quem quisesse se submeter ordeiramente às esporas da ditadura.
Pois bem, no Ipaumirim, a mesma ARENA, em suas sublegendas, elegeu todos os vereadores. O MDB abrigou a candidatura de Jerônimo Jorge mas também é preciso esclarecer que não havia compatibilidade de postulados, princípios ou comportamento com o MDB histórico. Entrou porque só tinha ele disponível. Num total de votantes de 2543 eleitores, vence Ademar Barbosa (1421 votos) e Jerônimo recebe 889. São eleitos os vereadores:

Francisco Felizardo Vieira (229 votos)
Sérgio Sobreira de Oliveira (206 votos)
Maria Gonçalves Diniz (204 votos)
Francisco Antônio Barbosa (178 votos)
Luiz Antônio Gonçalves (125 votos)
José Leite Barros (273 votos)
Sebastião Barbosa Albuquerque ( 255 votos)
Argemiro Felizardo Vieira ( 182 votos)
Vicente Ferreira de Sousa (168 votos)

Vai e vem e é a mesma tapioca

Passada a eleição, começa tudo de novo e, na eleição seguinte, estavam todos no colo da ARENA....... Nana nenê........ até eu votei na ARENA com a minha estreita visão que o umbigo do mundo era a Prefeitura de Ipaumirim.
Em 1972, é eleito Cairo Arruda (1900 votos) e Sebasto Barbosa. Perderam Expedito Dantas ( 1683 votos) e José Dias de Souza.
Vereadores eleitos:
José Leite Barros (391 votos)
Francisco das Chagas Nogueira Barbosa ( 376 votos)
Joaquim Barbosa de Albuquerque (356 votos)
Argemiro Felizardo Vieira (355 votos)
Higino Diniz Sobrinho (336 votos)
Raimundo Dias Dantas (317 votos)
Otacílio Josué da Costa (306 votos)

No vira e mexe da política, as coligações se sucedem no mais puro estilo “toma lá, dá cá” que fez escola na política nacional e condenou Ipaumirim ao seu conhecido destino.
Tapioca pra lá, tapioca pra cá, só faltou o cartão corporativo mas tapioca tinha. E muiiiita!
MUDAR PARA FICAR IGUAL
1982: PING...
Nos estertores da ditadura militar, o Governo João Figueiredo (1979 – 1985) viu a volta de vários exilados e a criação do pluripartidarismo com a revogação do AI2 dissolvendo o bipartidarismo e instituindo o pluripartidarismo.
Na campanha de 1982, com o apoio dos caciques locais, é lançado, em Ipaumirim, um nome jovem para revigorar a política da terra. Luiz Alves, pelo PDS, um jovem recém formado em Engenharia pela UFPB é o candidato a prefeito. É Bola de Ouro na política . O candidato é jovem, inexperiente mas o modelo é o mesmo.
Enquanto o Brasil começa uma nova era na política, o Ipaumirim começa um ciclo vicioso, pouco criativo, pouco empreendedor, acomodado. Daí em diante, começamos a hibernar no longo inverno da desesperança. O jovem e inexperiente prefeito eleito carimba o boletim no velho estilo. Nada de novo. Ipaumirim adormece.
O mundo pega fogo. No Brasil, mudam as regras do jogo. Rejeitada a Emenda Dante de Oliveira, em 1984. A eleição do primeiro civil foi indireta por meio de um colégio eleitoral em 1985.
A morte de Tancredo e a posse de Sarney (1985-1990) inicia a Nova República. Acaba a censura a imprensa, legalizam-se as grandes centrais sindicais e amplia-se o pluripartidarismo com a criação de novos partidos. Com a criação do Plano Cruzado, pelo presidente José Sarney, em 28 de fevereiro, multiplicam-se pela cidade os consumidores-fiscais, que fazem tumulto em supermercados contra a remarcação dos preços. O crack e o videopôquer surgem como novos vícios de São Paulo.
Em 1987, a economia fracassa e a inflação vai para a estratosfera.
1988: Pong...
O grande marco do período é a nova Constituição elaborada pela Assembléia Constituinte eleita, em 1986, com esta finalidade. Luiza Erundina, nordestina da Paraíba, vence Paulo Maluf para a Prefeitura de São Paulo. Este ano, marca ainda a realização, no Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, do primeiro transplante simultâneo bem-sucedido de coração e pulmão em um único receptor. Ponto para a medicina.
Ipaumirim elege seu prefeito: o médico José Miraneudo Linhares Garcia (3486 votos), genro do ex-prefeito Nildo Fernandes, que teve como vice José Dias de Souza. A candidata perdedora Maria Alda Vieira Lisboa (1610 votos) tinha como vice o ex-prefeito Cairo Arruda.
Aí, foi uma feira de partidos (PMB, PDT, PFL, PMDB) distribuídos pelo vereadores eleitos:
Maria Salete Vieira ( 411 votos),
José Gonçalves da Silva (398 votos),
José Raimundo Duarte (315 votos)
José Strauss de Sousa Silva ( 299 votos),
Higino Diniz Sobrinho (273 votos)
Alberto Alexandre Viana de Moura( 260 votos)
Expedito da Silva Duarte (257 votos)
Sebastião Barbosa de Albuquerque (253 votos)
Inácio Domingos de Morais Filho (230 votos)
José Guedes de Oliveira ( 228 votos)
Francisco Gilberto Cavalcante Rolim ( 138 votos)
1989 é um ano de muita expectativa em todo o mundo com a queda do Muro de Berlim e o esfacelamento dos regimes comunistas no Leste Europeu.
No Brasil, Sarney cria o cruzado novo e o país vai as urnas escolher o primeiro presidente eleito pelo voto popular após a ditadura. Os candidatos são Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Melo. O conservadorismo político, os conglomerados econômicos apostaram em Collor. Os teleguiados também. Como nunca, a sociedade brasileira se sentiu à vontade para exercitar publicamente o preconceito de classe. Até os desfavorecidos pegaram carona nesse engodo.
Em 1990, Collor assume e mostra a que veio. Confiscou a poupança da população e arrochou salários em 84%. A poderosa dançarina de bolero, Zélia Cardoso, bota pra quebrar no bolso do povo e no xamego com Bernardo Cabral. Sai do episódio romântico humilhada e descortina-se como uma mulher carente e solitária à espera de um idoso.
Em 1991, é lançado o Plano Collor II, a ministra Zélia Cardoso é demitida. Para alegrar o coração, Ayrton Senna é tricampeão de Fórmula 1.
1992: Ping...


Morrem Ulisses Guimarães e Jânio Quadros. Enquanto a desordem reina no Governo Federal, o pais realiza mais uma eleição para prefeito.
Em Ipaumirim, Luiz Alves (PDC), com 2766 votos, ganha na disputa contra Jarismar Gonçalves Melo.
São eleitos os vereadores:
Manoel Batista de Araujo (399 votos) - PSDB
Jose Goncalves da Silva (364 votos) - PSDB
Jose Airton Rolim (505 votos) - PFL
Sebastiao Barbosa de Albuquerque (239 votos) - PDC
Emanoel Ferrer de Almeida (227 votos) - PDC
Jose Raimundo Duarte (360 votos) - PSDB
Francisco Leotacio Nobrega Nery (314 votos) - PFL
Jose Strauss de Sousa Silva (288 votos) - PMDB
Ivaldo Alves de Freitas (301 votos) - PDT
Higino Diniz Sobrinho (278 votos) PSDB
Alberto Alexandre Viana de Moura (273 votos) - PSDB
Em 1993, Collor deixa a presidência após quase três anos de mandato. Com a saída de Collor, assume o vice, Itamar Franco. Nomeado ministro da Fazenda, FHC, com um grupo de economistas, monta o Plano Real. Os anões do orçamento fazem o escândalo político do ano.

Em maio 1994, morre o piloto Ayrton Senna no Autódromo de Imola. Senna morreu ao se chocar contra um muro de proteção a 300km/h, na sétima volta do grande prêmio de San Marino, na Itália. Em dez anos de Fórmula 1, disputou 161 corridas, venceu 41 e conquistou 62 pole positions. Em junho, são extintos o Cruzeiro Real e a URV, a nova moeda brasileira é o Real. Em julho, a seleção brasileira conquista o tetracampeonato ganhando da Itália.
Em outubro FHC, vence as eleições para presidente.

Em 1995, FHC assume prometendo acabar com a fome e a miséria do pais. A crise do México abala o Brasil. Enquanto Lula viaja em caravanas pelo país, o escândalo da pasta rosa (ACM) e do Sivam explodem nas páginas dos jornais.
1996: PONG...
O ano inicia com o governo socorrendo bancos. Ano das fusões e das fraudes. Em julho, a Câmara aprova a polêmica CPMF que era para ser provisória até 1997. A meninada chora a morte precoce dos Mamonas. A PM mata 19 sem terra em Eldorado do Carajás, o que entrou para história como o Massacre do Carajás. Mas a grande manchete do ano foi o assassinato de PC Farias e Suzana Marcolino que integra uma seqüência de mortes até hoje pouco explicada. FHC chama o brasileiro de caipira deslumbrado, debochando do provincianismo nacional sobre o qual deita e rola.
Nas eleições municipais de Ipaumirim, a prefeitura fica com José Miraneudo Linhares Garcia (3.142 votos) - PSDB - que ganha da candidata Salete Vieira.
São eleitos os vereadores:
Manoel Batista de Araújo (239 votos) – PSD
José Strauss de Sousa Silva (246 votos) - PSDB
Felizardo Guedes Vieira (255 votos) - PSDB
Francisco Leotácio Nóbrega Nery ( 229 votos) - PSD
Ivaldo Alves de Freitas (250 votos) - PSD
José Geraldo dos Santos (356 votos) - PSDB
José de Melo Filho (282 votos) - PSDB
José Alan Gonçalves Sarmento ( 305 votos) - PSD
Maria Zenilda Brasil Gouveia (218 votos) - PSD
Maria Aída Albuquerque Rolim (274 votos) - PSD

O curioso é que todos os vereadores reeleitos haviam trocado de partido.
Em janeiro de 1997, a reeeleição é aprovada, em primeiro turno, pela Câmara dos Deputados. Quanto custou essa aprovação? Em maio, gravações revelam que Ronivon Santiago e João Maia, deputados pelo Acre, venderam o voto a favor da reeleição por 200 mil. Ameaçado por uma CPI, Fernando Henrique articula-se dando cargos do primeiro escalão ao PMDB. Lá se foi a CPI! Novos acordos para a reeleição de FHC em 1998. Maluf não concorre à presidência e FHC faz corpo mole na campanha de Covas em SP.
Em julho, a Tailândia muda o câmbio e desvaloriza a moeda em 18% espalhando a crise entre os tigres asiáticos: Filipinas, Malásia, Cingapura e Indonésia. Outubro é do crash em Hong Kong com a queda da bolsa. O mundo se apavora com o que poderá vir a partir daí.
Pegando carona na crise econômica, FHC aprova a reforma administrativa e derruba a estabilidade do servidor público garantida pela Constituição de 1934. .
No mundo das celebridades, Lady Di perde a vida em acidente trágico.
No Brasil, reina o bum bum de Carla Perez.

Em 1998, a privatização corre frouxa. Em maio, foram vendidas cerca de 36 empresas. Na política, três partidos (PSDB,PFL, PPB) fazem aliança para apoiar a reeleição de FHC.
Em julho, perdemos a Copa do Mundo para a França, o mote é o desmaio de Ronaldo.
Em setembro, a crise na Rússia atinge o Brasil com a fuga maciça de capital. Os juros sobem à taxa de 42,12%. Mais uma vez, a área social paga a conta do estrago.
Fora do Olimpo, no mundo dos normais, o laboratório Schering do Brasil é denunciado por comercializar pílulas anticoncepcionais falsas, feitas com farinha. ( Quantos pães devem estar soltos por aí... )
No contexto das celebridades nacionais, nasce Sasha, filha de Xuxa, com direito a parto transmitido pela TV Globo, Tiazinha é o fetiche com seu chicote e sua máscara.
No mundo, Bill Clinton e Mônica Lewinsky fazem a festa das colunas de tititi e a crise na política americana com suas peripécias sexuais.
Em outubro, FHC é reeleito no primeiro turno com 53,6% dos votos válidos. Lula fica com 31,71%. Vem bronca pesada e remédio amargo para o povão pagar a conta.

Em 1999, FHC toma posse para o segundo mandato. Tempo de tormentas se aproxima. A possibilidade de um calote brasileiro faz cair a bolsa de Nova York. Em março, ocorre um blecaute que deixa no escuro as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste atingindo 10 estados e prejudicando 76 milhões de brasileiros. Na economia, o Banco Central do Brasil e Salvatore Cacciola estão em cartaz no teatro dos múltiplos escândalos financeiros. Foram R$ 14, 8 bilhões só com o Banco Marka e FonteCindam. Com o Proer, 22,9 bi. Fora os trocados que sempre pingam aqui e ali. Na política, FHC dissolve as pastas militares e cria o Ministério da Defesa . Em agosto, a população insatisfeita se movimenta com a Marcha dos 100 mil.
2000: PING...
Em 20 de junho, os cientistas apresentam ao mundo o mapeamento do genoma humano. Diante dessa descoberta, tudo parece menor.
No Brasil, a informatização agiliza o processo eleitoral com a utilização de 345 mil urnas. O PT vence 13 das 16 disputas em que participa passando a governar 17 municípios entre os mais importantes do país. Entre eles, São Paulo, Recife, Goiânia e Porto Alegre.
A piada do ano foi a festa dos 500 anos do descobrimento. Deu tudo errado. Da Nau Capitânia ao confronto entre os índios e a polícia. Uma batalha de flecha, pedra e bomba.
No Ipaumirim, a campanha para prefeito elege Luiz Alves ( PTB/PAN/PSD) com 3545 votos. Miraneudo Linhares (PSDB/PPS) recebe 3201 votos.
São eleitos os vereadores:
Wilson Alves Freitas (591 votos) – PTB/PAN/PSDB
Maria Zeneide Jorge Dias ( 583 votos) - PSDB/PPS
Francisco Gilberto Cavalcante Rolim (454 votos) – PSDB/PPS
José Strauss de Sousa Silva (411 votos) – PSDB/PPS
Maria Salete Olímpio de Carvalho (396 votos) – PSDB/PPS
Joselba Maria Alencar Diniz ( 383 votos) - PSDB/PPS
Maria Flaucineide Vieira Chagas (381 votos) - PSDB/PPS
José Raimundo Duarte (367 votos) – PTB/PAN/PSD
Manoel Batista de Araújo (353 votos) - PTB/PAN/PSD
Francisco Leotácio Nóbrega Nery (302 votos) - PTB/PAN/PSD
João Trigueiro dos Santos Neto (290 votos) - PTB/PAN/PSD


Em 2001, o atentado de 11 de setembro, nos EUA, deixa o mundo em estado de alerta. Mudam as estratégias políticas, acirram-se os preconceitos e as discriminações. A web se consolida como o meio de comunicação por excelência. No Brasil, rolam os escândalos, as CPI’s e as renúncias. Morre Mário Covas, ex-governador de São Paulo e estrela do PSDB. A dengue ataca 20 estados mas o dinheiro da CPMF, arrecadado para viabilizar programas de saúde, não apareceu. Os bancos ficaram com o dinheiro e o povo ficou com as greves.
O ano foi marcado por greves de diversas categorias: saúde, educação, segurança, petróleo, INSS, judiciário. Os pagantes de sempre apareceram para reclamar.
Em 2002, finalmente o PT ganha as eleições presidenciais - depois de tantos anos de luta - com Luiz Inácio Lula da Silva, provocando uma quebra na rotina das oligarquias nacionais. No Ipaumirim, o candidato mais votado é Ciro Gomes seguido de Lula.
No esporte, o Brasil ganha o pentacampeonato na Copa do Mundo vencendo a Alemanha por 2x1. Muita dengue e muitas mortes abalaram o país pela crueldade com que foram executadas as vítimas. Termina a guerra dos EUA no Afeganistão e intensifica-se a pressão do governo americano sobre o Iraque. No hemisfério sul, agravam-se as crises na Argentina e na Venezuela.

Em 2003, Lula chega ao Palácio do Planalto, 13 anos depois da primeira tentativa, foi uma festa marcada pela participação popular e por um discurso que enfatizou o combate à fome. A Caravana da Fome, périplo pelo semi-árido nordestino, marca o lançamento do Programa Fome Zero. O Governo consegue aprovar a reforma da Previdência com os principais pontos, mas cede bastante na tributária. O PT radical briga com o PT governo.
Na sociedade, o casamento gay entra em pauta e gera polêmica.
2004 : PING...
O mundo acompanha os acontecimentos no Iraque. As eleições presidenciais nos Estados Unidos reelegem George Bush. Os atentados em Madri provocam indignação internacional. Morre Yasser Arafat, líder histórico dos palestinos. Bin Laden reaparece em vídeo e ameaça novo 11 de setembro. O ano termina com o sudeste da Ásia abalado por um forte terremoto de 9 graus na escala aberta de Richter. O tremor provocou ondas gigantescas no oceano Índico que resultaram na morte de mais de 100 mil pessoas, atingidas nas costas da Indonésia, Índia, Sri Lanka, Tailândia, Malásia, Maldivas, Bangladesh, Mianmar e Somália.
Sondas exploram Marte e acham vestígios de água.
No Brasil, a Polícia Federal intensifica ações contra quadrilhas de falsificadores e sonegadores. Ipaumirim apresenta quatro candidatos a prefeito. Luiz Alves (PSDB) ganha com 3318 votos. Geraldo dos Santos (3066 votos) PSDC, Francisco Osmar de Souza Arruda (179 votos) PPS e João Trigueiro dos Santos Neto (48 votos) PDT. Embora com uma votação insignificante já se pode observar que começa a haver espaço para mais candidaturas. Se ainda não ameaça o jogo, mostra que espaços começam a despontar. Nos votos nulos da eleição passada, esta insatisfação já se esboçava, mesmo considerando as dificuldades do voto eletrônico para quem não está habituado às novas tecnologias. Em 2000, permanece um no. significativo de votos nulos.
Foram eleitos os vereadores:
Cícero Ferreira Duarte (458 votos) – PSDB
Wilson Alves Freitas (437 votos) – PSDB
Joselba Maria Alencar Diniz (390 votos) - PMDB
Maria Flaucineide Vieira Chagas (376 votos) – PMDB
Maria Salete Olímpio de Carvalho (375 votos) – PSDC
José Gonçalves da Silva (302 votos) – PSDB
Roberto Paulo Jorge Barbosa (277 votos) – PMDB
José Strauss de Souza Silva (266 votos) – PSDB
José Raimundo Duarte (264 votos) – PSDB
Em 2005, com a denúncia de corrupção envolvendo os Correios e o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), explode a crise que provoca cassação de deputados federais e mudanças ministeriais. O mar de lama arrasta gregos e troianos, oposição e situação. O cardeal Joseph Ratzinger é o novo papa adotando o nome de Bento XVI.
Um grupo farmacêutico americano anunciou que uma de suas vacinas experimentais é 100% eficaz contra a forma mais comum de câncer do colo de útero.
Em julho, acontecem os atentados de Londres, a rede terrorista Al-Qaeda assume os ataques.
O Katrina atinge os EUA e devasta ainda a costa do Golfo do México.

Em 2006, Lula é reeleito presidente no primeiro turno, ganhando de Geraldo Alckmin (PSDB). O Irã e a Coréia do Norte entram na corrida nuclear. Fidel Castro afasta-se do governo por problemas de saúde. Plutão deixa de ser considerado planeta. Na Alemanha, o Brasil faz uma campanha sofrível na Copa do Mundo. O sucesso dos transplantes faciais impressiona os médicos. Estudos e alertas de especialistas sobre os efeitos nefastos do aquecimento global chamam a atenção para o futuro do planeta. Na política brasileira, o mensalão e a máfia dos sanguessugas fazem a farra de parlamentares e prefeituras com o superfaturamento das ambulâncias.
O ano de 2007 foi marcado pelo maior acidente aéreo da história do Brasil. O desastre da TAM comove o país. Uma decisão histórica do Supremo Tribunal Federal (STF) colocou um freio no troca-troca de partidos entre os políticos brasileiros. Os juízes da corte suprema definiram que o mandato pertence ao partido. A norma passou a valer para trocas feitas depois de 27 de março, data em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se manifestou sobre o assunto. O TSE definiu que a fidelidade partidária deve ser mantida não somente nas votações proporcionais (vereador, deputado estadual e deputado federal), mas também nos cargos majoritários (senadores, governadores, prefeitos e presidente da República). Renan Calheiros, pressionado pelos escândalos, renuncia ao cargo de Presidente do Senado. O PAN acontece no Rio de Janeiro. Em outubro, a Fifa concede ao Brasil o direito de organizar a Copa do Mundo de 2014. A violência é a pauta constante do ano. Cai o Coríntians e a CPMF.
No mundo, EUA e Rússia perdem a hegemonia espacial . As sondas lunares Selene, do Japão, e Chang'E I, da China, começaram a enviar os primeiros dados sobre o satélite da Terra. O fato consolida os programas espaciais desses países e marca 2007 como o ano que o espaço começou a ser disputado por várias nações. Células-tronco e cirurgias mostram avanço da medicina. O tema dividiu as opiniões de médicos, políticos e religiosos. O seqüestro de Madeleine mobiliza o mundo.
2008: algo de novo no front?

Até o momento, o grande fato político é a renúncia de Fidel Castro. Ficam cada vez mais complexas as relações no Oriente Médio. Enquanto a violência e o tráfico correm soltos no Brasil, o filme Tropa de Elite faz sucesso na Europa. No governo, mais uma crise entre os poderes Executivo e Judiciário.
E em Ipaumirim, a pergunta que não quer calar : quantos e quais são os candidatos a prefeito?
Há 42 anos atrás, em 1966, o povo esperava a resposta de Arruda. Mas os tempos mudaram, o mundo virou pelo avesso, os paradigmas foram revistos e o eleitor de Ipaumirim continua em compasso de espera. Esperando..... esperando...... esperando...... o que? A determinação alheia para dizer em quem ele deve votar? É o eleitor quem tem que determinar o que ele quer para o seu município. Eleitor manda. Político não faz concurso, está lá porque o eleitor mandou. As negociações precisam obrigatoriamente que passar pelas demandas do eleitor.
Será que o tempo passou na janela e só Ipaumirim não viu?

PING ... PONG... PING ... PONG... PING... PING... (??????????)

Acorda, Alagoinha!

“Não é porque as coisas nunca mudam que um dia elas não terão que mudar!”

Nenhum comentário: