quarta-feira, 18 de março de 2009

Curiosidade sobre Ip, será?



No trabalho "Cultura de base africana em Juazeiro do Norte – CE: um estudo sobre a participação feminina no Reisado", de Cícera Nunes (UFC), disponível no endereço eletrônico http://www.fazendogenero8.ufsc.br/sts/ST69/Cicera_Nunes_69.pdf, a autora afirma:

"Registros históricos (CAMPOS, 1982; REIS Jr., 2005; PINHEIRO, 1950) demonstram uma presença negra escravizada e liberta significativa no Cariri Cearense do século XIX o que influenciou a cultura local. Convém notar que são encontradas várias irmandades de negros em municípios desta região, dentre estes Barbalha, Crato, Ipaumirim, Milagres, Juazeiro do Norte. Nestes lugares, eram realizados eleições de reis e rainhas acompanhadas de comemorações festivas."

A autora cita três referências que sustentariam seu registro:
CAMPOS, Eduardo. Revelações das condições de vida dos cativos do Ceará. Fortaleza:
Secretaria de Cultura e Desporto, 1982.
PINHEIRO, Irineu. O Cariri: seu descobrimento, povoamento, costumes. Fortaleza: 1950.
REIS Jr., Darlan de Oliveira. Trabalhadores no eito: escravos negros no Crato oitocentista. In.: Documentos arquivo público do Ceará, v. 1, n. 3. (Semestral). Fortaleza: Arquivo Público do
Ceará, 2005.
Ojo:
Seria bom ter acesso aos três trabalhos para saber de onde saiu esta informação de que haveria irmandades de negros em Ipaumirim. Procurei na internet mas não estão disponíveis. Alguém já ouviu falar sobre esse assunto. Ip é muito novo, deve haver alguém vivo que ouviu falar se realmente isto aconteceu em nosso município. Conversando com minha mãe, 81 anos, sobre o assunto, ela me disse que nunca ouviu falar sobre isso. Eu lembro com clareza que uma vez fui passar uns dias na casa de João de Melo, no Sítio Velho, e, de noite, nos levantamos porque parou na porta uma banda de pífanos. Na verdade, não lembro o período e também não sei se haveria alguma relação com reisado. Reisado, de repente, pode ter. O que me pareceu novidade mesmo foi essa irmandade de negros. Se alguém souber alguma coisa e quiser colaborar fazendo o seu registro para conhecimento de todos seria interessante.
ML