As sessões da Câmara Municipal do Crato estão mais participativas nas discussões de assuntos de interesse da população, disse o presidente da casa, vereador Francisco Helder França ( Guer ). Ele adiantou que, por ordem do prefeito Samuel Araripe e a pedido das comunidades, no decorrer deste ano todos os secretários municipais terão que ir ao legislativo dar explicações sobre o andamento das ações de suas respectivas pastas.
Na oportunidade dada a população na sessão, os lideres comunitários opinaram sobre o espaço democrático oferecido pela mesa diretora. O presidente da Associação dos moradores da Vila Novo Horizonte, Antonio José da Silva aproveitou a ocasião e pediu mais segurança policial e mais assistência a saúde na sua comunidade. Cícero Brito, representante dos moradores do Sitio São José pediu mais apoio da municipalidade no que se refere as estradas vicinais na sua localidade. A falta de médicos nos postos de saúde do município foi reclamada por todos que sugeriram a mesa diretora da câmara a realização de audiência publica com a Dra. Nizete Tavares, secretária de saúde do município.
Na sessão do dia nove deste mês o major Paulo Hermann, comandante da V companhia Militar e Luiz Joatan de Sousa diretor do DEMUTRAN – Departamento Municipal de Transito, foram sabatinados pelos vereadores e comunidades sobre segurança publica e organização no transito, respectivamente.
Motoqueiros e mototaxistas reclamaram que são perseguidos por parte das autoridades de trânsito e que são mal tratados na hora da abordagem. Joatan Luiz de Sousa e o major Paulo Hermann, explicaram que não há perseguição, apenas uma atenção especial em relação aos condutores de motos já que este tipo de veículo tem sido bastante utilizado na pratica de crimes como assaltos, homicídios e tráfico de drogas e pediram a compreensão dos cidadãos de bem, que também são motoqueiros. A vereadora João Pedrosa denunciou ao major Paulo Hermann a existência de pontos de prostituição infanto-juvenil em pleno centro da cidade e a existência de pessoas de alta periculosidade no convívio social. O comandante disse que a polícia, quando tem conhecimento de fatos assim, realiza a prisão e entrega o bandido ao poder judiciário.
A vereadora peessedebista delatou no entanto que nos depósitos de lixo aos arredores da praça da Sé, por exemplo, são escondidos pelos viciados em drogas, tubos de cola e trouxas de maconha e que os poderes constituídos do município precisam fazer alguma coisa contra esta barbaridade.
O vereador Florisval Sobreira Coriolano pediu ao diretor do Departamento Municipal de Trânsito melhor organização nos estacionamentos no centro da cidade. Joatan Luiz de Sousa disse que tem um projeto para resolver a questão, inclusive vai retirar da praça Cristo Rey as paradas de ônibus e topiques que fazem linha para Juazeiro do Norte e dentro desse seu projeto está o redimensionamento dos postos de mototaxistas.
Fonte: http://www.miseria.com.br/
Cá pra nós
Iniciativa muito boa no que diz respeito a participação popular. Quanto ao secretariado, faz parte da suas obrigações prestar contas de sua atividade para a Câmara e para a comunidade.
Ainda que não se chegue a um nível mais avançado de participação popular, acredito que é saudável a qualquer prefeitura instalar uma ouvidoria decente para atender demandas que nunca chegam pelas vias formais pelas razões que todos conhecemos.
ML