segunda-feira, 23 de março de 2009

Governador Cid Gomes apresenta programa de segurança para o interior do Ceará


Uma possibilidade de reforçar a tão frágil segurança dos municípios do interior do Ceará. É o que os cidadãos cearenses esperam com a apresentação do programa Pró-Cidadania, pelo governador Cid Gomes. Este projeto visa beneficiar os municípios com menos de 50 mil habitantes, onde o Ronda do Quarteirão não chegará.
A cidade de Icó, com seus mais de 60 mil habitantes aguarda ainda o Ronda, enquanto isso o Pró-Cidadania deve chegar nas cidades de Orós, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Umari, Baixio, Cedro, Jaguaribe, entre outras.
Nestas cidades, segundo a proposta, uma guarda municipal especializada, composta por agentes de cidadania, deverão agir para promover a segurança da sociedade, além de proteger o patrimônio.

PARCERIA - Segundo informações do projeto, divulgado pelo Jornal O Estado, a ideia do Governo é de que o Estado e municípios trabalhem em conjunto para implantar o projeto. As cidades poderão aceitar ou não. O Executivo dará o treinamento dos agentes, os equipamentos e custear parte dos salários.
As prefeituras entrarão com o processo de seleção pública e arcando com a outra parte dos salários. Ainda, segundo a iniciativa, para cada guarda contratado pelo município, o Estado financiará o pagamento de outro.

LEGISLATIVO - O Pró-Cidadania começou a tramitar na Assembleia Legislativa na última terça-feira (17), e deve entrar em apreciação no plenário até o final desta semana.