CONCURSO PÚBLICO
Edital Nº 01/2009, 27 de fevereiro de 2009.
Edital Nº 01/2009, 27 de fevereiro de 2009.
O MUNICÍPIO DE BOM JESUS, Estado da Paraíba, por seu Prefeito, Senhor MANOEL DANTAS VENCESLAU, no uso de suas atribuições e prerrogativas legais e de acordo com o art. 37, inciso II, da Constituição Federal de 1988, divulga e estabelece normas para a abertura das inscrições e realização de Concurso Público de Provas destinadas a selecionar Candidatos para provimento de vagas do Quadro Permanente de Pessoal, observadas as disposições constitucionais, e, em particular as normas contidas neste Edital, nas seguintes áreas descritas no ANEXO I.
Consulte o edital completo no site:
Coluna Destaques, lado direito da tela.
Edital de concurso público da
Prefeitura Municipal de Bom Jesus
será cancelado
Edital de concurso público da Prefeitura Municipal de Bom Jesus será cancelado A Prefeitura Municipal de Bom Jesus-PB está com inscrições abertas desde o dia 3 de março até o dia 19 de abril de 2009 para provimento de 290 vagas.
As inscrições estão sendo feitas via Internet e de forma presencial na Prefeitura Municipal, localizada na Praça Prefeito Antônio Rolim, s/n – Centro – Bom Jesus-PB.
São diversos cargos para todos os níveis de escolaridade com salários variando de 01 (um) Salário à R$ 5.670,00, sendo 180 Vagas para o Nível Fundamental Incompleto, 75 Vagas para o Nível Médio e 35 Vagas para o Nível Superior, totalizando 290 Vagas. Os candidatos poderão se inscrever para mais de um cargo, desde que haja compatibilidade de dia e horário de provas, conforme Anexo VI do Edital.
Segundo informações da assessoria juridica, o prefeito municipal determinará através de decreto municipal, o cancelamento do edital do Concurso Público. O edital está gerando polêmica, principalmente no tocante ao número de vagas de motorista, oferecidas no certame.
Vagas
A prefeitura abre vagas para mais 30 motoristas, conforme edital do concurso, um número excessivo, a fora os motoristas já efetivos do município, enquanto que a prefeitura dispõe na frota municipal apenas 7 veículos em circulação, segundo dados do Tribunal de Contas do Estado. Outra grave irregularidade encontrada no edital, é no que se refere ao cargo de professor de nível superior, que não identifica quais as áreas com vagas disponiveis. No tocante a remuneração, o salário de um nutricionista, com curso superior é igual ao salário de coveiro, vigilante, eletricista, que requer apenas o primeiro grau, sendo completamente incompatível com o cargo e com a responsabilidade.
Uma outra possível irregularidade detectada no edital, é a possibilidade de um candidato poder se inscrever para mais de um cargo.
O Instituto Cidades, responsável pela realização do certame ainda não se pronunciou sobre o possível cancelamento do concurso.
Decreto
O prefeito Manoel Dantas Venceslau deverá ainda esta semana assinar o Decreto e publicar nos meios de comunicação e determinar a secretaria municipal de administração que estude junto com a secretaria municipal de fazenda de que forma será feita a devolução da taxa , dos candidatos que já efetuaram suas inscrições.
Oposição
O ex-candidato a prefeito Roberto Baima(PT), segundo colocado nas eleições municipais em Bom Jesus, disse que a falta de clareza no texto do edita e o número excessivo de vagas é agravante, já que o municipio de Bom Jesus tem uma população de apenas 2.532 habitantes dava, e este concurso abriria vaga para mais de 10% da população, fato que todos sabem que é praticamente impossivel, haja vista o número de funcionários já existentes naquele municipio. Roberto ainda frisou, que para oferecer emprego a população não é necessário que seja emprego público, é preciso buscar mecanismos que possibilitem a implantação de uma politica de geração de emprego e renda.“Vejo isso com muita tristeza. Está completamente longe da realidade brasileira. Além do mais, o município não pode gastar a mais do que o permitido pela Lei, que limita o máximo, em 60% com folha de pessoal”, afirma.
JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão
Comentário
Ôxe! E por acaso é diferente em muitas outras cidades interioranas que ficam ali na volta ? Parece que o prefeito apenas teve coragem de assumir publicamente o cotidiano do seu, do nosso e do vosso municipio.
ML