segunda-feira, 29 de outubro de 2007

TERÇA POÉTICA, com Albuquerque Pereira

Pereira de Albuquerque é filho de Ipaumirim e tem três livros publicados pela RBS Editora: O Rídículo das Coisas (prosa), O Eleitor, já em 2a. edição, e Outono onde encontramos o poema Ipaumirim. Quero agradecer a Pereira as obras que me foram enviadas e dizer da alegria de contar com a sua participação em nosso blog coletivo.

IPAUMIRIM

Com que saudade lembro de ti,
torrão querido!
Eras ainda pequenino embora já vociferante
em teus anseios de liberdade.
Nada obstante, quão grandioso me parecias!
Também pudera! Eu era apenas uma criança
e via em tudo maravilhas.
Lembro-me ainda:
as andorinhas voavam alto
em torno da igreja da padroeira
e os flamboyans enchiam-se de flores
sob um céu deslumbrante!
Era o prenúncio da primavera, e os passarinhos, saltitantes,
enxameavam por entre os ramos,
catando insetos a tarde inteira!
Eu me sentava num banco de pedra,
enlaçava os joelhos com ambos os braços
e ali ficava, encolhidinho,
contemplando, embevecido,
aquele mundo de flores vermelhas.
Tempo feliz aquele,
na quietude das tardes mornas!
Ah! como eras belo, Ipaumirim,
com as andorinhas voando em bandos
e os flamboyans na pracinha!

(Pereira de Albuquerque)

Nenhum comentário: