Li hoje cedo o artigo Diz-me com quem andas... - na seção "Domingo também é política" - de sua lavra, por sinal é o retrato dos políticos do Brasil. Se não responderem por crimes previstos e puníveis pela legislação penal, não é bom de bolso, e nem tem dinheiro para concorrer a eleições futuras. Estão aí soltos, na esplanada do Poder Legislativo, os parlamentares por você enumerados conforme matéria do DN mas ainda tem muitos outros. Entre eles, Jader Barbalho, Renan Calheiros e Paulo Maluf que não foram citados, mas continuam sendo, no cenário político nacional, estrelas de 5ª grandeza com grande poder de fogo nas decisões das duas casas legislativas.
Esta lição doentia se espalha pelo Brasil afora e contamina as células do Brasil, que são os Municípios. Prefeitos na linguagem popular é sinônimo de corrupto e desonesto, que são acobertados pelos políticos maiores e prestigiados, intitulados de "CHEFE". Chefe é o todo poderoso. É o pode tudo. Daí o slogan de Dr. Arruda " Não temos partido, temos um chefe". A bem da verdade, o slogan foi criado por Luídio Bezerra Barbosa, que possivelmente agradou ao Deputado Chico Arruda, que, na época, estava sem mandato. Mas, sintetizando, no Brasil não temos formação ideológica, razão primeira da aculturação político-partidária da nossa gente.
Os partidos no Brasil são portos seguros para os aventureiros apelidados de "políticos" que buscam dias melhores, sem muito esforço e pouquíssimo trabalho. Viajam em embarcações legais, cuja legenda é aumento de patrimônio ilegal, e prestigio na corte palaciana. Rui Barbosa disse do alto de sua tribuna/cátedra “haverá época em que os homens terão vergonha de serem honestos.”
O político devia ser um exemplo de cidadão, de homem, de pai, de amigo dedicado ao bem estar social. Às vezes, até abraçando a titularidade de "CHEFE", no sentido correto da palavra, empregada como orientador e conselheiro. Temos que esperar por dias melhores, aguardemos nossos jovens em breve politizados, para um Brasil de políticos honestos, e porque não dizer um Ipaumirim com grandes administradores.
José Nery Vieira
18.02.2008
Ipaumirim - CE
Caro Anchieta
Eu também gostaria de esperar fazendo a minha parte. Não podemos cobrar dos nossos jovens as lições que não soubemos ensinar-lhes. O futuro é aqui e agora. Lembrando Vandré: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. " Sua presença no blog enriquece as reflexões. escreva mais vezes. Valeu! ML
Nenhum comentário:
Postar um comentário