sexta-feira, 16 de novembro de 2007

SÁBADO EM QUEDA LIVRE



Sábado em queda livre também é um espaço de homenagens. Hoje, Josecy homenageia Zenira. Nem precisamos dizer quem é Zê. Falar em Zenira é falar em alguém querido por todos. Quem não foi seu aluno, teve, com certeza, pais, avós, tios que passaram por ela. Assim, Zenira transita pelas trajetórias individuais, pelas memórias de família, pela história da educação no município, entre tantas outras instâncias e momentos que compartilhou com a comunidade.



Zê e a Via Sacra no caminho da Pedra de São Sebastião

O ANJO BOM DE IPAUMIRIM-CE

No céu existem muitos anjos. Na terra também. Aqui em Ipaumirim, junto de nós existe um “Anjo de Deus”, que se tornou muito amado pela sua popularidade. As explicações distintas para essa qualidade deve-se ao talento e perspicácia desta jovem. Fazendo uma retrospectiva da vida deste “Anjo Bom”, sinto a razão para que a sucessão de fatos pareça vertiginosa diante dos acontecimentos que marcaram estes longos anos, tirando deles as relações e lições que nos enriqueceram muito mais. Refiro-me a mestra das mestras ‘MARIA ZENIRA GONÇALVES GOMES”, que aqui na Terra cumpre a missão ditada pelo próprio Cristo quando disse aos seus discípulos: “Ide e Ensinai”. E Zê sempre nos ensinou e continua nos ensinando como trabalhar com a comunidade. Continua nos ensinando como ser uma grande empreendedora. Este “Anjo de Deus”, meus nobres conterrâneos, nunca, jamais pleiteou um cargo político jamais pensou ser vereadora, prefeita ou até mesmo deputada e para isto ela tem respaldo. Fez a sua trajetória, por caminhos pontilhados de humildade, amor, fé e caridade. Caridade porque, quando criança presenciei por inúmeras vezes Zenira pedindo pelas ruas uma contribuição para o sepultamento de uma pessoa menos favorecida. Antigamente, as coisas eram difíceis e este “Anjo” estava presente amenizando a dor e a situação dos seus semelhantes. Filha única e bem educada, jamais se envergonhou de assumir tal ato. Promovia várias campanhas filantrópicas, entre tantas o casamento de Dona Remígia com o Senhor Pantaleão. Vi também Zê todos os anos junto com a comunidade, no dia de São Vicente de Paula promover um grande almoço onde reunia centenas de anciãos para o saboroso cardápio. Ressalto outrossim, um grande destaque a coroação da Padroeira do Grupo Escolar Dom Francisco de Assis Pires, (Nossa Senhora das Graças) no dia 30 de Maio. Você mobilizava toda a escola, em cada classe era construído um altar móvel para darmos louvores a nossa mãe protetora. Com isso você ensinou-me a amar e respeitar a Nossa Mãe do Céu.
Tudo isso tinha a sua organização e o brilho no encerramento do novenário empolgava a todos. Durante o mês de maio, sempre as dezoito horas pelo serviço de som-Rádio Educadora de Ipaumirim, tínhamos um encontro com Deus e com Você. Ao som da Ave Maria recebíamos a sua mensagem de fé. Ah! Como é bom mergulharmos no passado e trazemos ao presente, estas doces recordações que nos enriquecem e deixa-nos vaidosos por você está aqui.
A festa do 5° ano e do Jardim de Infância, era a noite mais linda, era a noite do glamour. Em frente a sede da Prefeitura Municipal, atual Sindicato dos Trabalhadores Rurais, desfilavam jovens formandos com seus respectivos paraninfos e madrinhas que mais parecia a entrega do OSCAR. As humanistas ostentavam o brilho de seus colares de pérolas e elegantes vestidos, onde predominava a seda, o organdi e o tafetá. Ah Zê! Quanto brilho, quanto sorriso, quanta alegria. Só você com sua batuta mágica conseguia transformar tudo em beleza que mais parecia um conto de fada. O tempo passou você hoje é nome de escola, de biblioteca e mais uma vez confirma o seu empreendedorismo. A construção do Arco de São Sebastião no caminho da Pedra e de Nossa Senhora da Conceição na entrada oeste da Cidade. Pioneira no teatro, mestra de todas as artes, assessorada por um grupo de jovens da época entre eles Dãozinho de Melo, Socorro Estolano, Zefinha Maciel, Neli Cassiano, Gizeldina Macedo, Chaguinha Sampaio, Maria de Laires e Flaucides. Em meio a todo este legado, ensinou-me além da disciplina, amor a Nossa Senhora. Sempre pregava na classe a higiene e a pontualidade. No último ensaio para o desfile de Sete de Setembro sua voz bradava em frente a escola, com mais insistência e com uma dicção perfeitíssima, assim falava: “Atenção, atenção”! amanhã as sete hora em ponto todos estejam em frente ao grupo com unhas e cabelos cortados, bem penteados, farda muito limpa e bem engomada. Não esqueçam de se alimentar muito bem. Vão direto para casa de vocês e até amanhã as sete horas”. Oh! Zê. Velhos tempos! Belos Dias! O tempo passou e aquela fada de outrora continua trabalhando com dinamismo, transformando com sua varinha mágica nossos sonhos em realidade.
Um dos mais recentes marcos de Zenira juntamente com a respeitável e admirável professora Maria do Socorro Olímpio de Moura são as Quinze Estações ou seja a Via Sacra na escadaria da Pedra de São Sebastião, que na sua composição utilizou como base a credibilidade que com maestria o povo de Ipaumirim demonstra o amor, a gratidão e o respeito por você. O universo desta mestra é muito vasto e vem ultrapassando muitas décadas. Nós te consagramos Divina Mestra, patrimônio histórico e cultural de nossa terra-Ipaumirim-Ce.

Josecy Almeida (Cícero Claudino Duarte)
Ipaumirim-CE 19/01/2006
VOCÊ TAMBÉM PODE HOMENAGEAR ALGUÉM, ENVIE O SEU TEXTO E IMAGEM PARA O ENDEREÇO ELETRÔNICO:
OU

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.