sábado, 3 de novembro de 2007

ARCAS DE LEITURA

Bibliotecas rurais beneficiam 2 mil famílias no CE
24/10/2007

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o governo do Ceará, implanta 24 novas bibliotecas do Programa Arca das Letras em comunidades rurais do estado. Os eventos de entrega e a capacitação de 48 agentes de leitura acontecem nos dias 27, 29 e 30 de outubro, em Sobral, Ipaumirim e Santana do Cariri, municípios onde haverá o Governo Itinerante do Estado do Ceará, com a presença de secretários estaduais e do governador Cid Gomes. ]
As atividades têm inicio no próximo sábado (27), a partir das 8h, no Centro de Convenções de Sobral, com a entrega de oito bibliotecas para comunidades rurais de Forquilha, Itapajé, Massapê, Sobral. Na segunda-feira seguinte (29), será a vez de seis assentamentos dos municípios de Baixio, Ipaumirim e Lavras da Mangabeira receberem suas Arcas.
A solenidade será no Salão de Eventos de Ipaumirim, e terá inicio às 8h. Ainda no dia 29, mais quatro comunidades, agora de jovens agricultores dos municípios de Araripe, Campos Sales, Mauriti e Milagres, receberão suas bibliotecas. A entrega será feita durante a Audiência Pública na sede Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE), no município de Crato, às14h. Encerrando a programação, na terça-feira (30), serão entregues mais seis bibliotecas rurais para assentamentos dos municípios de Barbalha, Jardim, Nova Olinda, Santana do Cariri e Salitre. O evento será no Ginásio Poliesportivo de Santana do Cariri, a partir das 8h. No Ceará, o programa Arca das Letras já está em funcionamento em 420 comunidades de 46 municípios. O MDA, por meio de sua Delegacia Federal no estado, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário da Secretaria de Agricultura e os sindicatos dos trabalhadores rurais, selecionam as comunidades que recebem as bibliotecas. Estão previstas outras entregas de bibliotecas em eventos do Governo Itinerante no Ceará nos meses de novembro e dezembro.Parceria importanteAs arcas, móveis onde os livros são organizados, foram fabricadas por sentenciados do Instituto Penal, Professor Olavo Oliveira – IPPOO2 –, em Fortaleza. Uma parceria entre o Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, que concede bolsa-trabalho, capacitação e redução das penas aos presos. Na penitenciária, só em 2005, foram fabricadas 300 arcas.
O que é o programa
O Programa Arca das Letras foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA) para incentivar a leitura no meio rural, reunindo esforços de parceiros governamentais e não-governamentais. Desde o seu início, já foram implantadas 4.302 bibliotecas em comunidades rurais de 1.331 municípios brasileiros, atendendo mais de 470 mil famílias que vivem no meio rural. Instalada na casa de um morador ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca tem cerca de 200 livros. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca é instalada e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adulto, de saúde, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar.Os livros são organizados em caixas-estantes fabricadas por sentenciados das penitenciárias de Petrolina (PE), Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Vila Velha (ES) e do Centro de Profissionalização Integrado do Piauí.O MDA conta também com o apoio do Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero/CCBB, Banco do Nordeste, Ministério da Justiça/Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Cultura, Ministério das Minas e Energia/Programa Luz Para Todos, das prefeituras, dos governos estaduais e dos movimentos sociais dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
PERGUNTAS:
1. Onde será instalada a biblioteca rural de Ipaumirim?
2. Quem ganha mais com o programa: os leitores/eleitores ou as editoras?
3. Como são selecionados os agentes de leituras?

Nenhum comentário: