quarta-feira, 7 de novembro de 2007

QUINTO PECADO

Guacamole

Ingredientes:
- 3 abacates médios maduros
- 1 tomate em cubinhos
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado e amassado com 1/2 colher (chá) de sal-
1 pimenta-malagueta sem sementes e picada (opcional)-
1 e 1/2 colher (sopa) de suco de limão-
2 colheres (sopa) de coentro fresco picado
- pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Corte os abacates ao meio, retire a polpa com uma colher e coloque em uma tigela. Adicione os ingredientes restantes e misture até ficar uniforme. Tempere com pimenta a gosto.
(Propriedades/Ação- Rico em gorduras monoinsaturadas- Controla o colesterol- Rico em ácido fólico- Acalma o sistema nervoso )

Bananas Grelhadas com Calda de Limão

- 115 g de açúcar cristal
- as raspas e o suco de 2 limões
- 100 ml de água
- 4 bananas cortadas em fatias grossas

Modo de Preparo:
Coloque metade do açúcar numa panela com água, o suco de limão e as raspas. Deixe ferver, diminua o fogo e apure por 10 minutos, até que encorpe. Disponha as bananas sobre papel-alumínio, polvilhe-as com o resto do açúcar e grelhe, virando-as de vez em quando, até dourarem e ficarem tenras. Cubra com a calda e sirva.

Como fazer tomate seco no forno doméstico

Em nossa horta, produzimos tantos tomates que é impossível comer todos ainda frescos. Tentei secá-los ao ar livre, mas não estamos no sul da Itália. Embora o ar seja suficientemente seco durante o dia, há muita umidade à noite.
Decidi então usar o forno, sabendo que deveria deixar a porta entreaberta para que a umidade pudesse sair. Na primeira tentativa, usei uma colher de pau, mas era muito pesada e acabou caindo.
Resolvi então usar uma rolha - o que temos em abundância - e funcionou, pois é leve e mantém-se no lugar. Se você gosta de tomate seco, vai adorar essa técnica: não é preciso nem sol, nem muito espaço!
1º Passo: Prepare os tomates. Corte-os ao meio no sentido do comprimento e retire as sementes com a mão. Coloque-os numa assadeira - de preferência bem rasa -, com o lado cortado para cima e tempere levemente com sal.
2º Passo: Leve ao forno. A assadeira deve ficar no meio do forno. Se for mais de uma assadeira, cuide para que as grelhas fiquem bem separadas, como se dividissem o forno em três partes.
3º Passo: Mantenha a porta do forno entreaberta usando uma rolha. Coloque-a no sentido vertical, entre a parte de cima da porta e o forno.
4º Passo: Ajuste a temperatura. Aqueça o forno à temperatura mais baixa possível. Mantendo-se essa temperatura, os tomates estarão secos em cerca de 4 a 6 horas, dependendo da potência do gás e da espessura dos frutos. Estarão prontos quando a pele estiver enrugada e a parte de dentro, seca.
5º Passo: Conserve-os em potes. Tempere os tomates com vinagre balsâmico até que fiquem úmidos, mas não encharcados. Disponha-os em potes e cubra com azeite de oliva de boa qualidade. Podem ser guardados por várias semanas.
Suflê de limão

Oito claras em neve batidas, com cinco colheres de açúcar; enquanto isso, misturar uma colher de creme de confeiteiro com raspas e suco de meio limão, juntar tudo lentamente e colocar para assar por 8 minutos em fôrma de porcelana.
Arroz Piamontes

Ingredientes:
500 ml de leite
04 xícaras de arroz cozido
01 cebola picada
50 gramas de queijo ralado
01 caixa de creme de leite
05 fatias de mussarela
150 gramas de bacon picado
Champignon fatiado a gosto
02 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta

Modo de Preparar:
Aqueça a manteiga e frite o bacon com o champignon. Acrescente a cebola e refogue um pouco. Coloque o arroz e o leite e mexa até começar a ficar cremosos. Por último coloque o queijo ralado, o creme de leite, e as fatias de mussarela. Mexa tudo muito bem para ficar bem cremoso.
Salada de batata
Essa salada fica arrebatadora com umas salsichas e uma caneca bem gelada de cerveja!
Ingredientes:
500g de batata cozida com sal
2 c.s. de azeite
100g de bacon em fatias
2 cebolas
½ l de caldo de carne
sal, pimenta
1 pitada de açúcar
salsa picada

Modo de fazer:
Corte as batatas em fatias finas e coloque num travessa. Aqueça o azeite e frite o toucinho, junte as cebolas picadas e refogue-as. Junte o caldo de carne, a pimenta e o açúcar. Verta o molho ainda quente sobre as batatas, mexa delicadamente e deixe apurar por pelo menos meia hora. Na hora de servir junte a salsa picada.

Nenhum comentário: