quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Reciclagem – uma questão de consciência

Por Cairo Arruda (membro da ACI)

Aproveitamos o slogan acima, de autoria desconhecida, para nos reportar sobre tão importante tema, tentando despertar na comunidade um maior interesse quanto à ajuda no combate ao desperdício, bem assim, a preservação do meio ambiente.

Inegavelmente, estamos mais conscientes de que devemos evitar o desperdício, e reconhecer mais e mais a necessidade de aproveitar o quanto é possível, aquilo que, até então, era considerado totalmente inservível à natureza e aos humanos, ou seja, incrementar a reciclagem, cujo significado, segundo os dicionaristas é: O conjunto de técnicas que têm por finalidade aproveitar os detritos e reintroduzí-los no ciclo de produção de que saíram. Termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a utilização) de um polímero no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado.

Boa parte da sociedade já está engajada nesse processo – indo de crianças a adultos, despertados pela própria criatividade, pelos meios de comunicação, por entidades não governamentais e por exemplos evidenciados no dia-a-dia de cada um. Sabemos de alguns exemplos que valem a pena ser citados: É o caso do cidadão simples, que comercializava à beira-mar, e resolveu aproveitar as garrafas PET vazias para com elas construir um muro de proteção em redor do seu estabelecimento, e, como a sua iniciativa deu resultado positivo, partiu para edificar uma casa com o mesmo material, enchendo as garrafas com areia da praia, para proteger o imóvel contra incêndio. Um outro exemplo formidável, é o da dona de casa que passou a aproveitar o resto de óleo comestível ( óleo de cozinha) pós-utilizado que ia para o lixo, para utilização no fabrico de sabão de boa qualidade.

Os catadores de papel é uma categoria que vem prestando um grande serviço no campo da reciclagem, ao mesmo tempo em que sobrevivem dessa atividade.

Uma outra classe que está colaborando sobremaneira para com esse mister e também para o combate ao desperdício, são as secretárias domésticas. Realmente, a sua adesão a essa tarefa, é de muita importância, dada a característica de sua própria atividade. Tendo o necessário senso de economia e consciência do seu real papel no processo de não-desperdício, reciclagem e defesa da natureza, elas contribuem fortemente, não só para com os patrões, mas também com a sociedade, como um todo.

E-mail: cairomiri@yahoo.com.br

Nenhum comentário: