quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Deu no Icó é notícia

Comissão da Câmara aprova projeto da Universidade Federal do Cariri

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira [09], por unanimidade, o parecer do deputado federal Eudes Xavier [PT-CE], relator do Projeto de Lei [PL] 2208/2011, que cria a Universidade Federal do Cariri [UFCA], por desmembramento da Universidade Federal do Ceará [UFC].

O parlamentar cearense também foi o primeiro relator do PL que criou a Unilab, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, inaugurada em maio deste ano pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, no município de Redenção, no Maciço de Baturité.

Para Eudes Xavier, a criação da UFCA, é mais uma ação do governo federal que fortalece a educação, em especial, junto às populações do interior. "A exemplo da Unilab, essa nova Universidade é uma oportunidade para, através do ensino, desenvolvermos pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento e de promovermos a extensão universitária sem que os jovens tenham que deixar suas cidades, sua região.

A Universidade Federal do Cariri também atenderá à demanda de uma região com economia e cultura próprias", frisa o relator. Segundo Eudes Xavier, o esforça da bancada federal do Ceará é para aprovar o projeto nas demais comissões até o final do ano. Após a tramitação nas comissões o PL será sancionado pela presidenta Dilma Rousseff. a Previsão é que isto ocorra no primeiro trimestre de 2012.

CAMPUS DE ICÓ - A Universidade Federal do Cariri terá sede em Juazeiro do Norte, tendo abrangência inicial na microrregião do Cariri e seu entorno com a implantação de 5 campi: Juazeiro, Barbalha, Crato, Icó e Brejo Santo. Os recursos financeiros para a nova universidade serão provenientes de dotação orçamentária prevista no Orçamento Geral da União. Com a implantação da UFCA, serão oferecidos 27 cursos de graduação, tendo como meta 6.490 estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação.

A estrutura organizacional da UFCA prevê a criação de 484 cargos de direção e funções gratificadas, enquanto que o quadro de pessoal efetivo terá 727 cargos, sendo 197 professores da carreira de magistério superior, 212 cargos de nível superior “E” e 318 de nível intermediário classe “D”.


* Com informações da Câmara Federal e Ceará Agora

Nenhum comentário: