terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nossos vizinhos: Baixio

Igreja de São Francisco, Baixio-CE

Carta aos paroquianos Baixio

Pe. Francisco Wesley Barbosa Barros

“Daí graças ao Senhor porque ele é bom, porque eterno é seu amor…!” (Sl 117,1)

Aos agentes de pastoral,

às autoridades constituídas,

aos formadores de opinião

e a todo o povo de Deus que está na Paróquia São Francisco das Chagas

da cidade de Baixio-CE.

A todos saúdo e abraço em Cristo Jesus, nosso único Mestre e Senhor!

Dois motivos e uma ocasião me levam a escrever a vocês agora, ainda que já o desejasse fazê-lo há mais tempo. Os motivos são a minha recente nomeação para assumir a paróquia São Francisco das Chagas de Baixio e a presença calorosa dos que vieram à minha Ordenação representando esta querida paróquia e este amado povo no dia 21 de outubro, na Catedral de Crato; a ocasião é a comemoração do segundo aniversário de instalação da Paróquia de Baixio realizada aos 21 de novembro de 2009.

A nomeação me encheu de felicidade tanto quanto a ordenação, e o carinho que recebi nestes dias – a começar pelo dia em que fui ordenado, quando os fiéis de Baixio me acolheram logo após a leitura do documento de nomeação no fim da missa – me inflama de gratidão a vocês todos, jovens e adultos, que têm manifestado, pela vias da internet, pessoalmente ou por telefone, o seu abraço, a sua positiva expectativa e seus votos boas vindas. Experimento, nos contatos que já tivemos, intensa correspondência à uma certa ansiedade que sinto de já estar ai, no meio de vocês e com vocês. Muito obrigado!

Já li tudo o que encontrei sobre a história de vocês, já vi fotos, e já obtive as melhores informações sobre a acolhida e a honestidade do povo de Baixio: “…terra de trabalho e esperança…” a levar com civismo e confiança, para a pátria, sua colaboração – como canta o hino municipal. Por outro lado, sua história de fé antiga e tão jovem ao mesmo tempo é, nesta ocasião, motivo de Ação de Graças ao Senhor. Seu segundo aniversário de vida paroquial, seu zeloso primeiro sacerdote (Pe. Lindoval José da Silva), suas nove capelas, seus agentes de pastoral e, sobretudo, seu potencial, desenham o rosto bonito da Igreja de Cristo neste lugar abençoado que meus olhos inda não viram, mas meu coração já contempla a sua beleza.

Portanto, manifesto minhas felicitações e votos de fidelidade à fé aos paroquianos de Baixio e a todo o povo “…graça a paz da parte de Deus nosso Pai e de Jesus Cristo nosso Salvador”. Convido a que neste dia da instalação da paróquia vocês glorifiquem a Deus e honrem o seu padroeiro cumprindo um gesto de caridade e amor fraterno: visitem um doente, ajudem a um necessitado, consolem um aflito e acolham os pobres, pois estes são o Cristo chagado e crucificado no mundo de hoje; e depois de terem encontrado o Cristo no irmão, vão Santa Missa que é a mais perfeita e santa maneira de glorificar a Deus. Nenhuma outra ação de louvor ou de súplica que brote da boca de um ser humano é maior do que o Santo Sacrifício da Missa. Muito obrigado ao Mons. Nicodemos, que nestes dias tem cuidado de vocês com as motivações do Cristo Bom Pastor: Deus lhe dê a recompensa reservada aos justos!

Nas minhas orações diárias lembro-me sempre de vocês, e rezo todos os domingos uma das minhas missas pelo povo que me foi confiado. Até breve, se Deus quiser! Despeço-me convidando a vocês todos, da zona urbana e rural, para o encontro fraterno – o primeiro de vários outros – que se dará no dia 4 de dezembro, quando teremos a Santa Missa de posse às 9h na Matriz de São Francisco das Chagas.

Deus lhes abençoe em Cristo “com toda sorte de bênçãos…”(Ef 1,3)

Crato-CE, 20 de novembro de 2011

Pe. Francisco Wesley Barbosa Barros

Adm. Paroquial de Baixio-CE

Fonte: www.portalbaixio.com.br

Nenhum comentário: