terça-feira, 8 de novembro de 2011

DADOS BIOGRÁFICOS

Maria Stela Bezerra de Oliveira (Maristela) nasceu no dia 10 de novembro de 1911, na cidade de Lavras da Mangabeira-CE, sendo filha primogênita do casal José Alves Bezerra e Maria Augusta Bezerra.

Foram seus irmãos, nominados em idade decrescente: Prisco (falecido), Aracy (falecida), Honório (falecido), Waldir (falecido), Maria Laís, Vicente (falecido) e Maria Ione (falecida).

Mesmo morando em Lavras de Mangabeira passou grande parte da sua infância e adolescência em Ipaumirim (na época Alagoinha), pois antes do seu nascimento seu pai adquiriu neste município a propriedade rural denominada Sítio Catolé, local para onde toda a família se deslocava durante a temporada de chuvas (inverno), propriedade essa que permaneceu com a família até 1984.

Contava ela de sua lembrança quando na infância, se deslocava do Catolé para Alagoinha nos domingos que havia missa. Dizia que na época, o povoado, constava de apenas umas poucas casas, com um pequeno arruamento onde hoje é a Rua Cel. Gustavo Lima.

Casou-se em 27 de setembro de 1931 com seu primo Adolfo Augusto de Oliveira (falecido em 1972), tendo como descendentes da união os seguintes filhos: José Gerardo (nascido em 1933); Maria Gladys (nascida em 1936, falecida em 1941); Antônio Glauco (nascido em 1941, falecido aos três meses de idade); Flávio Lúcio (nascido em 1944) e Adolfo José (nascido em 1950, falecido na data do nascimento).

No período entre a data do seu casamento e o ano de 1949 o casal morou em Ipaumirim em vários períodos, ano em que finalmente fixaram residência definitiva na cidade.

O casal sempre teve participação ativa em todos os eventos políticos e religiosos da cidade, merecendo sempre a amizade e o respeito de todos seus concidadãos.

Maristela era ela uma católica fervorosa, de missa e comunhão diárias, atividade que praticou nesta Igreja Matriz de Ipaumirim até os últimos dias de sua vida ativa.

Sua última residência em vida foi na casa construída pelo casal nos anos de 1958/59, situada na Av. Francisco V. Arruda, 183, para onde se mudaram em 1959, tendo ali resido na companhia de Zefinha Barros até seus últimos dias.

Maristela faleceu no dia 26 de dezembro de 2004 aos noventa e três anos de idade, tendo como sua última morada o cemitério São José nesta cidade, junto aos restos mortais de seu amado Adolfo.

Nenhum comentário: