sábado, 5 de novembro de 2011

Direito de resposta

O direito de resposta é o direito que uma pessoa tem de se defender de críticas públicas no mesmo meio em que foram publicadas. Refere-se, portanto, ao direito de oferecer uma resposta de esclarecimento quanto um jornal ou programa de TV apresenta um conteúdo que possa levar ao erro ou a interpretações que gerem vantagens por falsos argumentos.
O direito de resposta ou retificação pode resultar de qualquer texto ou imagem difundida por um órgão de comunicação social, inclusive de meras transcrições de declaração de titulares de órgãos de soberania, comunicados oficiais, anúncios, editoriais ou carta dos leitores, crítica literária, fotografias ou caricaturas, entre outros exemplos (Cfr. Vital Moreira, O direito de resposta na comunicação social. Coimbra: Coimbra Editora, 1994, p. 101/102.



Nota do Secretário de Saúde em resposta ao ocorrido do dia 01/11/2011 no hospital e Maternidade Maria José dos Santos.


Causou-me espanto e muita decepção uma nota publicada recentemente no facebook, por uma estudante de enfermagem sobre a saúde do nosso município. De antemão, eu só quero dizer a nossa prezada que a saúde do município de Ipaumirim está muito bem e que os seus agravantes e difamações em nada vão alterar o excelente conceito do nosso atendimento. Vergonhoso para nós e com certeza para a sociedade foi o comportamento dessa jovem, desrespeitando as normas do hospital e os nossos funcionários quando invadiu a farmácia do estabelecimento e se apoderou de um medicamento que disse está precisando. Agiram muito bem os nossos funcionários que são responsáveis e cônscios de suas limitações na área de saúde, quando pediram a cliente para aguardar a chegada do médico, que logo apões chegou, porém ela já havia se retirado e quem sabe se até não poderia ser para denunciá-los se obedecessem a solicitação da cliente (aplicar uma injeção de buscopan) e quem sabe também se esta não era a intenção se tivesse sido feita a medicação sem prescrição medica? Queremos dizer para a nossa sociedade que o hospital de Ipaumirim atende a todos e está de portas abertas para atender bem a toda comunidade do município de Ipaumirim, e conta com uma excelente equipe medica e de enfermagem, porém só tenho um pedido a fazer: se for agir da forma como essa futura enfermeira agiu, sem ética, sem educação e sem respeito a instituição e aos funcionários não se dirijam ao nosso hospital. As pessoas não se sobressaem bem, quando utilizam os meios de comunicação para publicarem noticias volúveis e sem fundamento, que não merecem consideração.
Atenciosamente,

Walter Brasil Gouveia
Secretário Municipal da Saúde

Nenhum comentário: