
Gente de Ipaumirim. Vida de Ipaumirim. Tempos de Ipaumirim. Alagoinha... Ipaumirim...... memória..... raízes... atualidades....... por novos tempos..... novos olhares...... espaço aberto a todos......
quarta-feira, 29 de abril de 2009
sábado, 25 de abril de 2009
Chuvas fortes adiam partidas do 8° Intermaster da Ligaffi
As fortes chuvas atingiram também os jogos de futebol. O Intermunicipal teve três jogos deste sábado (25) adiados. Dois deles são do Grupo "A": O jogo entre Orós x Cedro foi adiado a pedido da seleção oroense junto à Ligaffi, visto que o jogo seria realizado em Orós. A nova data será divulgada posteriormente.
O Jogo entre Ipaumirim x Icó também foi suspenso, por conta das chuvas. A seleção de Ipaumirim enviou um ofício e a direção da Ligaffi aceitou o pedido. O jogo será realizado em data futura.
Ainda de acordo com a Ligaffi, por meio de seu site oficial "Tá na Área", a partida entre Choró x Ibaretama foi adiada. O motivo da não realização da partida foi por conta das fortes chuvas que fez a cidade de Choró ficar ilhada, por conta do arrombamento de um açude.
No blog de Aurora
Disse-lhe que tinha jeito para poeta. Ele aquiesceu num sorriso raro e cabisbaixo.
Trejeito impávido, sisudo, míope da vista, óculos fundo de litro...
Inteligente via muito além das lentes. Era um exímio construtor do estro.
Por intermédio da literatura, discutíamos a rotina da vida, a monotonia do colégio e as coisas do mundo.
Era como se diante dos livros nos fizéssemos gigantes. Titãs poemáticos que escolheram a literatura como um caminho. Mostrei-lhe meu opúsculo na época, ainda em rabisco.
Ele admirou-se e em seguida ficamos bons amigos. Lemos, estudamos, escrevemos, biblioteca farta, assim como a nossa juventude. Dali para frente a poesia libertou-nos do medo de sermos chamados de poetas. Achávamos por demais ridícula aquela afirmação. Ser diferente não era o nosso desiderato.
O que queríamos era simplesmente nos embriagar da eterna poesia de Lorca, Neruda, Bandeira, Poe, Augusto, Florbela, Vinícius, Patativa, Rimbaud, Drumond, Quintana, Baudelaire, dentre outros... Porém, não demoraria muito para que a professora nos delatasse à turma inteira.
Marcial Ferreira era seu nome, filho do Ipaumirim, para o qual fizera um soneto. Verdadeiro hino oferecido a sua Alagoinha. Tempo áureo do nosso Agrícola Colégio.
Os anos se passaram. Fim do período... Cada um seguiu para o seu lado. O mundo depois disso pareceu-me muito mais imenso: geodésico sentimento que eu ansiava pegar com as minhas próprias mãos. Nunca mais tive notícias dele. Não sei se vive ou se a vida se desfez do mesmo. Quem sabe aquele amigo tenha optado por se encantar de vez na serra do Crato, junto a sua poesia- a musa que nos fez acreditar nos sonhos e outras utopias. Ou ainda, quem sabe, mergulhara no seu poema mais triste à guisa de se proteger de um mundo ingrato. Como só seria possível a um poeta-amigo, vate singularíssimo da palavra, na mais humana disposição lídima do gesto.
O Agrícola agora, assim como ele(meu amigo), é uma miragem estranha perdida nas brumas de um passado longínquo. O tempo passou célere como sempre passam os bons momentos. Século pretérito... Deixando uma história de sonhos 'profissionalizantes' aprisionada no futuro do presente. As coisas mudaram de lugar, como de aparência e de sentido. Assim como todos os colegas do velho colégio. Nossos mestres, alguns desapareceram para sempre. Restando apenas a saudade e os conhecimentos perpetuados entre os seus discípulos. As árvores cresceram como se nelas se eternizassem todas as primaveras e a brancura teimosa dos nossos cabelos. Sulcos nos caminhos, rugas profundas dos nossos rostos como se fossem ainda hoje, as nossas idas e vindas sobre as serras verdejantes do belo Crato. A poesia por seu turno, deu sentido e um colorido especial à vida. Como um acerto de conta do presente com o passado. A ampulheta do tempo fincou nos nossos rostos de pedra, uma indisposição estética para a juventude. Nossos semblantes agora travam todo dia um novo combate com os espelhos. Como se o juizo final acontecesse numa sucessão irreversível todas as manhãs na nossa face. Somos por isso agora, grandes desconhecidos íntimos, perdidos na multidão de nós outros.
Quisera apenas que aquele poeta-amigo do velho Colégio Agrícola do Crato pudesse ao menos saber que a poética, assim como as lembranças, ainda permanecem comigo, como frases perdidas nas páginas soltas e amareladas de uma coletânea de reminiscências guardadas num baú de ossos.
Uma obra carcomida e ultrapassada que quase ninguém tem mais coragem de relê-la. Quisera saber do meu amigo, para finalmente abraçá-lo forte e poder dizê-lo que aquela minha poesia lírica e utópica agora virou verdades, esperanças e livros.
Recordações de um passado que nunca passa... E que se mantêm guardado para sempre no fundo das nossas memórias.
Por: José Cícero
In Overmundo
Deu no Diário do Sertão

Em 02/04/2009 às 15:36
Ana (do-nana@hotmail.com) disse:
Em 04/04/2009 às 13:02
Se liga, IP!

Com a criação da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH), em 1993, tem inicio a fase de operacionalização do trabalho de envolvimento dos usuários no processo de alocação de água dos sistemas hídricos, através da implementação dos instrumentos de gestão e do desenvolvimento de espaços para a participação da sociedade na gestão das águas no Estado do Ceará.
A COGERH desenvolve um trabalho de sensibilização e conscientização para a gestão das águas nas bacias hidrográficas, estimulando e apoiando a formação de canais de participação a sociedade civil e os usuários no processo de co-gestão dos recursos hídricos. Nas discussões é dada ênfase à importância da gestão racional e eficiente dos recursos, visando motivar os usuários na participação do processo de gerenciamento da bacia hidrográfica como um todo, principalmente através dos Comitês de Bacias Hidrográficas e das Comissões Gestoras de Sistemas Hídricos.
O trabalho de apoio a organização social para a gestão dos recursos hídricos tem que ser entendido como um processo de mobilização social continuado, envolvendo ações de articulação, mobilização e capacitação dos atores sociais envolvidos na gestão participativa da água no Ceará.
Para uma compreensão adequada do processo de mobilização social é preciso levar em consideração a sua complexidade e sua importância para a gestão dos recursos hídricos. Nesse sentido mobilizar não se trata apenas de animar a comunidade, organizar reuniões e conscientizar ou sensibilizar as pessoas sobre a importância da água. O objetivo central das ações de mobilização social para a gestão dos recursos hídricos é garantir a participação efetiva dos atores sociais em relação ao uso, controle e conservação da água, ou seja, garantir as condições para a participação social na concepção, planejamento e execução das políticas públicas do setor de recursos hídricos.
Esse trabalho de apoio as organizações sociais para a gestão dos recursos hídricos é operacionalizado pelos Núcleos de Gestão de cada Gerência de Bacia da COGERH, e coordenado no âmbito estadual pela Gerência de Gestão Participativa, que funciona da sede da COGERH em Fortaleza.
É um órgão colegiado criado pela lei 11.996/92 e regulamentado pelo decreto 26.462/01, com atribuições, consultivas e deliberativas, com atuação na bacia ou sub-bacia hidrográfica de sua jurisdição. É composto por representantes dos usuários, da Sociedade Civil, das prefeituras e dos Òrgãos do Governo e é a instância mais importante de participação e integração do planejamento e das ações na área dos recursos hídricos.
No Ceará o colegiado do comitê de bacia é compostos por representantes de instituições governamentais e não-governamentais, distribuídos em 04 (quatro setores), sendo a seguinte distribuição e percentual de participação: Usuários (30%); Sociedade Civil (30%); Poder Público Municipal (20%); Poder Público Estadual/Federal (20%).
O trabalho de formação dos comitês no Ceará teve início em 1994, com o trabalho na Bacia Hidrográfica do Curu, sendo instalado o comitê desta bacia em 17/09/1997, sendo o primeiro comitê de bacia instalado no Ceará, que funcionou como projeto piloto, pois a partir da experiência desenvolvida ali, expandiu-se gradativamente o trabalho de formação dos outros comitês no Ceará.
A metodologia para a formação dos comitês, desenvolvida pela COGERH, definiu três níveis de atuação (Açude, Vale Perenizado, Bacia Hidrográfica) no sentido da integração das ações para o Apoio a Organização dos Usuários.
Em alguma bacias o processo de formação do comitê foi impulsionado através do trabalho de operação participativa dos vales perenizados, onde era formada as Comissões de Operação dos Vales Perenizados, como no caso do Curu, Baixo Jaguaribe, Médio Jaguaribe, Acaraú.
Os Comitês de Bacias tem seu próprio Regimento Interno; as assembléias são públicas; os membros têm poder de voto; os mandatos de todos os integrantes são de dois anos; todos os membros podem se candidatar aos cargos da diretoria (composta por Presidente, Vice-presidente e Secretário Geral); os comitês podem crias Comissões e Câmaras Técnicas; a quantidade de membros é variável, devendo apenas obedecer os percentuais dos quatro setores representados.
Já foram instalados 10 comitês de bacias hidrográficas no Ceará, como pode ser visto na tabela a seguir:
COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
Bacias: Curu, Baixo Jaguaribe, Médio Jaguaribe, Banabuiú, Alto Jaguaribe, Metropolitanas, Acaraú, Litoral, Coreaú e Salgado.
Missão dos Comitês de Bacias Hidrográficas
Contribuir com a gestão integrada e descentralizada dos Recursos Hídricos, garantindo a participação da sociedade no processo decisório, buscando o desenvolvimento sustentável da bacia.
São atribuições dos Comitês de Bacias, segundo o decreto No 26.462/2001
I. Acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos repassados ao órgão de gerenciamento das bacias para aplicação na sua área de atuação, ou por quem exercer suas atribuições, recebendo informações sobre essa aplicação, devendo comunicar ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos, as irregularidades identificadas;
II. Propor ao Conselho de Recursos Hídricos do Ceará - CONERH, critérios e normas gerais para a outorga de uso dos recursos hídricos e de execução de obras ou serviços de oferta hídrica;
III. Estimular a proteção e a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente contra ações que possam comprometer o uso múltiplo atual e futuro;
IV. Discutir e selecionar alternativas de enquadramento dos corpos d`água da bacia hidrográfica, proposto conforme procedimentos estabelecidos na legislação pertinente;
V. Aprovar internamente e propor ao Conselho de Recursos Hídricos do Ceará -CONERH, programas e projetos a serem executados com recursos oriundos da cobrança pela utilização de recursos hídricos das bacias hidrográficas, destinados a investimentos;
VI. Acompanhar a execução da Política de Recursos Hídricos, na área de sua atuação, formulando sugestões e oferecendo subsídios aos órgãos ou entidades que compõem o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos - SIGERH;
VII. Aprovar o Plano de Gerenciamento de recursos hídricos da bacia, respeitando as respectivas diretrizes:
a) do Comitê de Bacia do curso de água do qual é tributário, quando existente;
b) do Conselho de Recursos Hídricos do Ceará - CONERH, ou do Conselho Nacional de Recursos Hídricos - CNRH;
VIII. Propor, em períodos críticos, a elaboração e implementação de planos emergenciais possibilitando uma melhor convivência com a situação de escassez;
IX. Constituir grupos de trabalho, comissões específicas e câmaras técnicas, definindo, no ato de criação, sua composição, atribuições e duração;
X. Discutir e aprovar, anualmente, em conjunto com o órgão de gerenciamento das bacias, o plano de operação dos sistemas hídricos da bacia hidrográfica;
XI. Elaborar e reformular seu Regimento nos termos deste Decreto;
XII. Orientar os usuários de recursos hídricos da bacia hidrográfica no sentido de adotar os instrumentos legais necessários ao cumprimento da Política de Recursos Hídricos do Estado, com vistas à obtenção da outorga de direito de uso da água e de construção de obras de oferta hídrica;
XIII. Propor e articular com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação a adaptação dos currículos escolares às questões ambientais relacionadas aos recursos hídricos locais.
Criado pelo Decreto nº. 26.603 de 14 de maio de 2002 e instalado em 10 de julho de 2002. Trata-se de um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo. É constituído por 50 instituições membro, estando estas representadas nos seguintes segmentos: Poder Público Municipal – 10 instituições, Poder Público Estadual e Federal – 10 instituições, Usuários – 15 instituições, e Sociedade Civil – 15 Instituições.
A SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO SALGADO
Tem uma área de drenagem de 12.865 km², correspondente a 8,25% do território cearense, sendo o seu principal rio o Salgado, abrangendo grande parcela da região Sul do Estado. Esta bacia é composta por 23 municípios (ver lista abaixo).
Essa bacia apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 447,41 milhões m³, num total de 13 açudes públicos gerenciados pela COGERH.
São grandes as potencialidades dessa bacia. Os melhores aqüiferos da bacia do Jaguaribe estão localizados nessa região, notadamente no Cariri. Por conta disso, a maior parte de seus municípios é atendida por poços, perenizando 270 km de trecho de rio.
Municípios que compõem a Sub-Bacia do Salgado
Icó, Cedro, Baixio, Ipaumirim, Aurora, Barro, Mauriti, Brejo Santo, Porteiras, Jati, Penaforte,
Barbalha, Crato, Missão Velha, Juazeiro do Norte, Abaiara, Milagres, Granjeiro, Caririaçu, Jardim, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Umari.
Sede e Secretaria Executiva - COGERH Crato
Rua André Cartaxo, 454 – Centro.
CEP 63.100 – 170 - Crato/CE.
Fone: (88) 3523.6302.
Acorda Alagoinha!
Os municípios ribeirinhos da Bacia Hidrográfica do Nordeste Setentrional, que tem até 50 mil habitantes, e que estão incluídos nos condicionantes da Licença de Instalação, expedida pelo Ibama para o Ministério da Integração Nacional, relativa aos trechos I e II do eixo norte e V do eixo leste do PIRSF, são beneficiados com projetos de Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário, através de convênio com a Funasa.
Essas condicionantes estão relacionadas à conclusão da implantação dos sistemas de esgotamento sanitário e de coleta, tratamento e disposição final adequada dos resíduos sólidos nos municípios de Jardim, Penaforte e Jati, além da apresentação do levantamento de fontes poluentes, do diagnóstico e dos projetos básicos para os municípios localizados nas bacias de contribuição do Rio Salgado e dos trechos de afluentes não controlados por grandes reservatórios do Rio Jaguaribe até o Açude Castanhão.
Com o intuito de atender às demandas dos municípios, a Funasa assinou convênio para elaboração do Plano de Saneamento Ambiental da região do Cariri Central, composta pelos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Altaneira, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, além da elaboração de projetos executivos para implantação de aterro sanitário, centro de triagem, estação de transferência, estudos ambientais e revisão do plano de gestão.
Outra intervenção será a elaboração do Projeto Executivo e Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos de Icó e de Milagres, compreendendo os municípios de Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós, Umari e de Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Mauriti, Milagres e Porteiras.
Atualmente, os municípios de Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Mauriti, Milagres, Porteiras, Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari, por exemplo, apresentam problemas na gestão de Resíduos Sólidos. Embora já possuam os anteprojetos dos Aterros Sanitários os municípios em questão necessitam de Projetos Executivos dos Aterros Sanitários e das instalações complementares que permitam a contratação e execução das obras necessárias como também, a elaboração de Planos Integrados de Resíduos Sólidos, visando a Gestão Consorciada dos Resíduos Sólidos, de forma ordenada, atendendo aos Planos Diretores Urbanos, para que possa servir de referência e multiplicadores para os demais municípios do Estado.
Estão previstos, através do PAC/Funasa, investimentos de R$ 5,8 milhões, com projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário para os municípios cearenses adjacentes ao PIRSF.
Após o encontro, a Funasa, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Sul (Cisan/Sul) e o Governo do Ceará farão o lançamento da pedra fundamental da construção da sede do laboratório regional do consórcio em Limoeiro do Norte, que fará o controle da qualidade da água dos municípios formadores do Cisan/Sul.
Este laboratório permitirá o controle da qualidade da água conforme preconiza a Portaria MS nº518/04. Este laboratório possibilitará o atendimento de uma população residente nos municípios de: Banabuiú, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Milhã, Quixeramobim, São João do Jaguaribe, Aiuaba, Brejo Santo, Caririaçu, Crato, Icó, Iguatu, Irapuan Pinheiro, Jaguaribe, Jardim, Jucás, Quixelô e Solonópolis, que fazem parte do CISAN - Sul. Todos os municípios que integram o consórcio são de pequeno e médio porte e não possuem condições de dispor de um laboratório próprio adequado a realidade legal, daí o apoio da Funasa para a construção desse Laboratório.
Esse Laboratório Regional atende o Programa Apoio ao Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano, que apóia os serviços de água dos municípios para garantir que a água produzida e distribuída tenha o padrão de qualidade compatível com o estabelecido na legislação vigente visando à promoção da saúde e a melhoria do bem-estar das populações atendidas.
Portal Vermelho
Fonte: http://www.inacio.com.br/interna.
16.04.2009
Fanatismo religioso destrói imagens sacras na igreja de Umari
Mulher invade igreja e destrói imagens sacras
Acusada usou uma pedra de paralelepípedo para atingir as 18 imagens e sete quadros da Via Sacra da Igreja Matriz
De posse de um paralelepípedo, ela destruiu 18 imagens sacras, sendo três delas do século XVIII, além de sete quadros da Via-Sacra. As imagens viraram pó. A acusada ainda ameaçou os fiéis que tentaram dominá-la e só foi contida com a chegada da Polícia Militar no local da depredação. ´Vera´, como é mais conhecida a acusada, parecia estar possessa e afirmou para os PMs que havia feito uma promessa de ´destruir imagens feitas pelas mãos dos homens que estão provocando guerras no Mundo”. Separada do marido, ´Vera´ tornou-se fervorosa frequentadora de um templo da Assembleia de Deus na cidade de Umari.
Desde o fim da tarde passada, a acusada se encontra recolhida na cadeia pública de Umari à disposição da Justiça.
Diário do Nordeste
Na contramão da hipocrisia
BENDITOS FRUTOS
(Paulo Santana)
Pensei muito antes de oferecer aos meus leitores minha conclusão sobre o caso de filhos do presidente do Paraguai gerados, espuriamente, enquanto ele vestia o manto episcopal.
As mães foram amantes de Lugo antes do seu desligamento do vínculo canônico, ou seja, antes de ele abandonar a Igreja.
E o interessante é que, enquanto Fernando Lugo foi bispo, nenhuma das suas amantes denunciou-o pelas práticas profanas.
Só foram denunciá-lo depois que ele envergou a faixa presidencial.
Em suma, essas três mulheres que têm filhos com Lugo, mais outras três que ameaçam botar a boca no trombone, enfim, dezenas que ainda podem vir a denunciar o presidente por sua prolífica concupiscência enquanto clérigo, indubitavelmente comungaram voto de silêncio sobre a trama lúbrica.
Mal o bispo se tornou presidente, passaram a assanhar-se para apontá-lo como pai de seus filhos.
Antes, elas se envergonhavam de ter tido conúbio com um bispo – o que diriam seus parentes e conhecidos?
Agora que Fernando Lugo foi sagrado presidente da República, passaram a se orgulhar de terem se abrigado sob sua batina.
Hipócritas, cevaram em sigilo o corpo do bispo ardiloso durante todo o seu mandato clerical.
Saíram correndo no rumo dos holofotes da imprensa logo que o bispo se livrou das ordens sacras e se tornou o primeiro mandatário nacional.
Aproveitadoras. Pode até ter-lhes passado pela cabeça o sonho delirante de reviverem a paixão proibida e virem a se tornar primeira-dama.
Última dama escondida enquanto se refestelavam na escuridão da Cúria, primeira-dama ostensiva, declarada e presunçosa no palácio presidencial.
Mas se o ex-bispo era assim tão envolvente e sedutor, como elas só agora ousam confessar, na presidência da República terá muito mais condições de dar vazão às suas afrodisíacas pretensões.
Se o presidente do Paraguai se inspirar nas farras mordômicas a que julgam ter direito determinados estamentos públicos, há de dar um jeito para que o erário federal pague as dezenas de pensões alimentícias que seu destemperado furor lascivo tenha acarretado.
Na verdade, a proibição sacerdotal, a julgar pelos bilhões de dólares que a Igreja Católica pagou de indenização no mundo pelos excessos de pedofilia de muitos de seus membros, encerra apenas um vedação matrimonial, o exercício sexual fica veladamente liberado.
Porque é muito mais fácil proibir o vínculo matrimonial aos sacerdotes quanto é quase impossível proibir a demência erótica.
Quando o bispo Fernando Lugo iniciava seu sermões com a expressão “meus filhos”, como Galvão Bueno saúda no seu “bem, amigos”, pensava-se que se tratava de uma força de expressão.
Nada disso, a saudação era, vê-se agora, dirigida a um público bem definido e certo, os frutos múltiplos de suas aventurescas estripulias sensuais.
Portaria do Governo divulga recursos de ICMS, do IPVA e do IPI para a região.

ICÓ - O município de Icó receberá a quantia total de R$ 208.111,96. Este valor é somado e referente ao ICMS (R$ 147.161,38), IPI (R$ 899,95) e IPVA (Arrecadado - R$ 120.101,26 e Repassado - R$ 60.050,63).
REGIÃO - Trazemos também os valores destinados a alguns municípios mais próximos a Ipaumirim:
:: Baixio :
:: Ipaumirim :
:: Umari :
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Alow Felizardo!

De Rocemar para o nosso blog
quinta-feira, 23 de abril de 2009
O MUNDO, por Hernan Casciari

quarta-feira, 22 de abril de 2009
terça-feira, 21 de abril de 2009
Recursos recebidos, em abril, pela PMI
domingo, 19 de abril de 2009
O amor que a vida traz (Martha Medeiros)

Programa de regularização fundiária beneficiará 126 mil famílias de 121 municípios. Ipaumirim integra a lista
A iniciativa beneficiará 216.600 famílias, com 190 mil imóveis e investimentos da ordem de R$ 48 milhões. O trabalho teve início com programas de transposição do Rio São Francisco e Projetos Especiais do Governo estadual, voltados para 15 municípios, com entrega de 25.620 títulos.
TERRAS - Segundo a Assessoria de Imprensa do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), a divisão de terra está dividida em áreas (Litoral Leste, Projetos Especiais, Transposição do Rio São Francisco, Projeto Trans-Nordestina e Territórios da Cidadania).
Entre as cidades beneficiadas, a cidade de Icó e municípios como Baixio, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira foram beneficiados com o projeto Transposição do Rio São Francisco. No total, foram 12 congratulados com este projeto. Além deles, as vizinhas cidades de Iguatu e Cedro foram cadastrados no Projeto Trans-Nordestina.
Secretaria de Educação do Ceará modifica estrutura e Crede de Icó tem mudança
CREDE 17 EM ICÓ - A 17ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) de Icó foi subdividida em: Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES); Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM); Núcleo Regional Administrativo-Financeiro (NRAFI); e Estabelecimentos de Ensino Público do Estado, as escolas.
O Crede de Icó compreende os municípios de Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Umari e Várzea Alegre. No total, são 11 escolas sob a supervisão do Crede 17, das quais estão distribuídos 48 cargos, dos quais 14 em colégios icoenses.
Baixio - Escola de Ensino Fuundamental e Médio Monsehor Horácio Teixeira
Cedro - Colégio Estadual Celso Araújo
Icó - Centro de Educação de Jovens e Adultos Ana Vieira Pinheiro
Icó - Escola de Ensino Médio Vivina Monteiro
Icó - Centro de Referência Padre José Alves de Macedo
Ipaumirim - Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Francisco de Assis Pires
Lavras da Mangabeira - Escola de Ensino Fundamental e Médio Filgueiras Lima
Lavras da Mangabeira - Escola de Ensino Fundamental Médio Férrer Augusto Dutra
Umari - Escola de Ensino de Fundamental e Médio Moneshor Manoel Carlos de Morais
Várzea Alegre - Escola de Ensino Fundamental e Médio José Correia Lima
Várzea Alegre - Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria Afonsina Diniz Macêdo
Fonte: http://www.icoenoticia.com/
DOMINGO MEMORIOSO: Oswaldo Ademar Barbosa - VII parte
Agradecemos desde já a colaboração de todos. Se você quiser enviar fotos do seu arquivo particular que ajudem a compor a memória iconográfica do nosso município, ficaremos imensamente agradecidos.
Foto 162
Local:
Data:
Identificação das pessoas: Ademar Barbosa e Anchieta Nery
o nome para o nosso e-mail
para complementar as informações
luiza_ipaumirim@yahoo.com.br
Foto 163
Local:
Identificação das pessoas: Iraci Diniz Brasileiro, Hugo Lima Brasileiro (já falecido), Raimunda Lima Brasileiro, conhecidada como "Dona Doca", esposa do Coronel Cícero Brasileiro. De costas, Amaro Farias.
Foto 164
Evento:
Local:
Data:
Identificação das pessoas: Ademar Barbosa , Anchieta Nery, Jose Holanda, Veneranda Maria Saraiva (com o microfone), Zenaide Quaresma.
Você identifica alguém? Pode enviar
o nome para o nosso e-mail
para complementar as informações
luiza_ipaumirim@yahoo.com.br
Foto 165
Local: Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Data:
Identificação das pessoas: Ademar Barbosa e Nazaré Sampaio
o nome para o nosso e-mail
para complementar as informações
luiza_ipaumirim@yahoo.com.br
Foto 166
Local: Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Identificação das pessoas: Ademar Barbosa , Bosco Sampaio, Mundinha Crispim Sampaio, Nazaré Crispim Sampaio, , Cirilo Sampaio, Cira Crispim Sampaio, ?, ? , Gutemberg Torquato e Torquato Neto.
Você identifica alguém? Pode enviar
o nome para o nosso e-mail
para complementar as informações
luiza_ipaumirim@yahoo.com.br
Foto 169
Foto 170
Local: Colégio XI de Agosto
Identificação das pessoas: Elizeth Santana, ?
o nome para o nosso e-mail
para complementar as informações
luiza_ipaumirim@yahoo.com.br
Foto 171
Local:
Data:
Identificação das pessoas: Avani Oliveira, ?
o nome para o nosso e-mail
para complementar as informações
luiza_ipaumirim@yahoo.com.br
Foto 172
Local:
Data:
Identificação das pessoas: Sonia Sampaio e Nildo Fernandes.
o nome para o nosso e-mail
para complementar as informações
luiza_ipaumirim@yahoo.com.br
Foto 173
Local: Clube Recreativo de Ipaumirim
Data:
Identificação das pessoas: Salete Olímpio, Dolores Pires, José Fernandes, Francisca Carvalho, Antonio Carvalho, ?
o nome para o nosso e-mail
para complementar as informações
luiza_ipaumirim@yahoo.com.br
Foto 174
Evento:
Local: Clube Recreativo de Ipaumirim
Data:
Identificação das pessoas: Airton Farias, ?, Amaro Farias, ?, Telma Diniz.
Você identifica alguém? Pode enviar
o nome para o nosso e-mail
para complementar as informações
luiza_ipaumirim@yahoo.com.br
Foto 175
Local: Clube Recreativo de Ipaumirim
Data:
Identificação das pessoas: (sei quem é mas não lembro o nome), Genaro Coelho, Avani Oliveira, Antonio Oliveira
o nome para o nosso e-mail
para complementar as informações
luiza_ipaumirim@yahoo.com.br)
Foto 177
Local: Clube Recreativo de Ipaumirim
Data:
Identificação das pessoas: Paulo Diniz, Airton Osório, Telma Diniz, Dino Diniz
Você identifica alguém? Pode enviar
o nome para o nosso e-mail
para complementar as informações
luiza_ipaumirim@yahoo.com.br
Foto 178
Local:
Data:
Identificação das pessoas: Ademar Barbosa, Luizinha Pereira de Albuquerquer e Maria Líbia Nóbrega (?)
Você identifica alguém? Pode enviar
o nome para o nosso e-mail
para complementar as informações
luiza_ipaumirim@yahoo.com.br
Foto 179
Local: Clube Recreativo de Ipaumirim
Data:
Identificação das pessoas: Francisco Osório (Chico de Menininha)
o nome para o nosso e-mail
para complementar as informações
luiza_ipaumirim@yahoo.com.br
Foto 180
Local: Clube Recreativo de Ipaumirim
Data:
Identificação das pessoas: Chagas Sarmento, Ademar Barbosa, Rosineide Brasileiro, Maria
o nome para o nosso e-mail
para complementar as informações
luiza_ipaumirim@yahoo.com.br
Foto 182
Local: Colegio XI de Agosto
Data:
Identificação das pessoas:
Você identifica alguém? Pode enviar
o nome para o nosso e-mail
para complementar as informações
luiza_ipaumirim@yahoo.com.br
Foto 185
Você identifica alguém? Pode enviar
o nome para o nosso e-mail
para complementar as informações
luiza_ipaumirim@yahoo.com.br