segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

"Saravá quem é de saravá, a bença a quem é de abença "

Parabéns aos contemplados. Ip, pra variar, dorme em berço esplêndido. Acorda Alagoinha!

Uma vitória para a cultura e para a cidade icoense. Um dos Pontos de Cultura selecionados para o Ceará ficará na cidade de Icó.

A lista de Pontos de Cultura aprovados e selecionados foi divulgado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará(Secult). O edital prevê a implementação de 100 novos Pontos de Cultura no Estado (sendo 20 para Fortaleza e 80 para o interior).

ICÓ NA FRENTE - A cidade ganhará o Ponto de Cultura "Criativa Musical", que ficará na responsabilidade da Associação dos Produtores de Artesanato,Gestores Culturais e Artistas de Icó. A associação enviou o projeto e foi escolhido para ttrabalhos nas áreas de Expressões Artísticas e Música.

Para este Ponto de Cultura, serão recebidos recursos na ordem de até R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais). A primeira parcela está prevista para março de 2009 e a partir deste edital, o Governo do Estado entra em parceria direta com o acompanhamento dos pontos, através de capacitações e orientações feitas pelo pontão de cultura do Estado do Ceará.

Atualmente, segundo a Secretaria de Cultura, já existem cerca de 40 instituições conveniadas como Ponto de Cultura. No total, foram inscritos 188 inscritos, dos quais 78 foram de Fortaleza e 110 do interior e Região Metropolitana de Fortaleza.

APROVADOS NA REGIÃO - Entre as cidades próximas a Icó, a surpresa foi a cidade de Iguatu, que ficou fora da lista. As cidades contempladas foram as cidades de Lavras da Mangabeira, Orós e Umari.
Veja abaixo:
ICÓ: Ponto de Cultura Criativa Musical - Expressões Artísticas /Música
LAVRAS DA MANGABEIRA: Repente e Cordel na Escola - Manifestações Culturais
ORÓS: Açude de Orós - Artes Integradas
UMARI: Ponto de Cultura Maria Bonita - Dança e Música


SAIBA MAIS DE PONTO CULTURA:

O programa Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva do Mininstério da Cultura (MinC), do Governo Federal. O Ponto é o firmamento de um convênio de colaboração de iniciativas da sociedade civil com o Governo Federal.
Atualmente, existem mais de 800 Pontos de Cultura espalhados pelo país e, diante do desenvolvimento do Programa, o MinC decidiu criar mecanismos de articulação entre os diversos Pontos, as Redes de Pontos de Cultura e os Pontões de Cultura.