Banheiros sem a conservação devida, professores recebendo baixos salários, invasão do mato nas escolas e outros problemas. É esse o retrato da educação no município de Ipaumirim com cenas de descaso. Uma das situações que mais chamam a atenção é a da Escola Jarismar Gonçalves Mello, onde o repórter Jota R, nosso colaborador do Site Miséria naquela cidade, esteve presente e viu de perto o abandono.
A manutenção das carteiras foi apenas paliativa e, na maioria, serviços de reparos com restos de material. Em função das últimas chuvas caídas em Ipaumirim, o mato tomou conta do pátio enfeando a paisagem num desrespeito à comunidade estudantil. Além de risco para a segurança é, também, para a saúde encobrindo recipientes que possam acumular água e dar condições à proliferação do mosquito da de dengue. Além de sujos e destruídos, não há papel higiênico no banheiro masculino e nem descarga.
Como se não bastasse o cupim ameaça a estrutura de madeira que sustenta o telhado. Já os professores estranharam a redução média de R$ 200,00 em seus salários sem uma explicação convincente da Secretaria de Educação apenas de que representavam abono. Eles defendem uma posição firme da presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Ipaumirim, Terezinha Barbosa, no sentido de salvaguardar os direitos da categoria que já ameaça uma paralisação.