domingo, 15 de fevereiro de 2009

Há algum tempo, Mirô, agora, Josa...


Por Cairo Arruda
(membro da ACI e ACEJI)

Através do Blog Ipaumirim, coordenado pela professora em Recife, Maria Luiza Nóbrega de Morais, tomei conhecimento do falecimento do amigo Josa de Mirô, nome como aquele tradicional comerciante ipaumirinense era mais conhecido no seu habitat, e em toda a região, compreendendo Ipaumirim, Baixio, Umari, Lavras da Mangabeira, e até nos municipios paraibanos limítrofes de Bom-Jesus e Santa Helena.

Josa, era aquela figura mansa e “acordeirada”, honesta, trabalhadora, incansável, que não fazia mal a ninguém, sem inimigos, e que soube cultivar a admiração e apreço dos conterrâneos e de pessoas outras que tiveram a oportunidade de conhecê-lo de perto. Esposo e pai exemplar, que tudo fez para, ao lado da também incansável Mirô, dar a sua prole o melhor em termos de educação e honradez, ambos muito dedicados ao seu comércio de miudezas que, ao longo dos anos, foi-se ampliando e evoluindo cada vez mais, acompanhando o progresso da antiga Alagoinha, partindo para ter a sua sede própria em pleno coração da cidade, ou seja, na Praça São Sebastião.

Seguindo o seu bom exemplo, dois dos seus filhos, no caso, Geraldo e João, tornaram-se também comerciantes, embora que de ramos diferentes do dos pais: o primeiro, negociando com material esportivo, calçados, etc, acumulando com a atividade de Contador e Radiodifusor (é Diretor da Rádio ACABAN FM), enquanto o segundo, comercializa material de construção. Já o Chiquinho (o mais novo), graduado em Farmácia, além de Responsável Técnico da Farmácia Arruda, de propriedade do casal Roberto Ney/Ana Rita, com a decrepitude do pai Josa, passou a gerenciar o seu estabelecimento comercial, mas, tendo-o sempre ao lado, para não ficar em casa, parado, ocioso, “coçando os olhos”, e distante da sua clientela amiga que nunca o abandonara, dada a cortezia e presteza com que a tratava, sempre.

Quem, em Ipaumirim e redondeza, não conheceu Josa de Mirô e Mirô de Josa?

Há pouco mais de dois anos , Mirô partiu, deixando o seu Josa aos cuidados dos filhos mais próximos. Agora, é a vez do próprio Josa, causando a todos, muita saudade e uma lacuna impreenchível, pelo bom comerciante e pessoa, que era.

Daqui, do alto das Alterosas, lamento não ter podido comparecer aos seus funerais, mas aproveito esse precioso espaço, para levar aos seus familiares, os nossos (meu e de Mirian) sinceros pêsames, rogando a Deus, conformação para todos que ficaram sem o saudoso Josa de Mirô!

E-Mail: cairomiri@yahoo.com.br