sábado, 28 de fevereiro de 2009

Haja grana...

INFRAESTRUTURA ESCOLAR: TERMINA HOJE PRAZO
PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PDDE
Luciano Augusto

Termina hoje (28) o prazo para a apresentação da prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que transfere recursos federais diretamente às escolas para a cobertura de despesas de custeio, manutenção e de pequenos investimentos que concorram para o funcionamento e a melhoria de sua infraestrutura física ou pedagógica. As secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e as entidades privadas beneficiadas pelo programa têm de apresentar a documentação que comprove o uso correto dos recursos financeiros transferidos em 2008 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) às escolas de suas respectivas redes.
“Quem tiver problemas com a prestação de contas pode ficar sem receber os recursos do PDDE este ano”, afirma José Maria Rodrigues, coordenador geral de Apoio à Manutenção Escolar do FNDE. Caso alguma escola tenha deixado de apresentar a prestação de contas a sua respectiva rede, a secretaria deve informar o FNDE sobre a inadimplência. Neste caso, apenas a unidade inadimplente ficará sem o recurso federal. As demais escolas, que prestaram contas corretamente, receberão normalmente.
Segundo o coordenador do programa, os recursos referentes a 2009 devem ser repassados às unidades educacionais ainda no primeiro semestre. “Caso a escola não regularize sua situação rapidamente, pode ficar sem o repasse”, avisa.
Várias ações – Criado em 1995, o PDDE tem a finalidade de prestar assistência financeira suplementar às escolas públicas do ensino fundamental da rede pública e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. Os recursos destinam-se à compra de material de consumo; manutenção, conservação e reparos na unidade escolar; e pequenos investimentos em bens permanentes, como a aquisição de aparelhos de som, por exemplo. O programa também promove a acessibilidade nas escolas públicas, financia a implementação da educação integral e o funcionamento das escolas nos fins de semana, entre outras ações.


Assessoria de Comunicação Social
Pergunto eu:
Por que as escolas não apresentam sua prestação de contas também para a própria comunidade?
É só afixar na própria escola ou divulgar pela emissora local. Aposto que todo mundo ficaria mais contente ao conhecer como se aplica o nosso suado dinheirinho dos impostos.
ML